O que é uma Folha de Verificação?
Também chamado: diagrama de concentração de defeitos
Uma folha de verificação é uma forma estruturada e preparada para coletar e analisar dados. Esta é uma ferramenta genérica que pode ser adaptada para uma ampla variedade de propósitos.
A coleta de dados muitas vezes pode ser um exercício desestruturado e confuso. Uma folha de verificação é um simples formulário que você pode usar para coletar dados de uma maneira organizada e convertê-los facilmente em informação útil. A coleta de dados é importante porque é o ponto de partida para a análise estatística. A função de uma folha de verificação é apresentar informações de forma eficiente em formato gráfico.
Vantagens de usar uma folha de verificação:
- Maneira eficaz de exibir dados;
- Fácil de usar;
- Pode identificar a causa raiz de um problema;
- Um primeiro passo na construção de outras ferramentas gráficas;
- Fornece uma estrutura para coleta uniforme de dados;
- Pode ser usado para substanciar ou refutar alegações.
Quando usar uma folha de verificação
- Quando os dados podem ser observados e coletados repetidamente pela mesma pessoa ou no mesmo local.
- Ao coletar dados sobre a frequência ou padrões de eventos, problemas, defeitos, localização do defeito, causas do defeito, etc.
- Ao coletar dados de um processo de produção.
Verifique o procedimento da folha
- Identifique os objetivos finais da medição, como quais perguntas devem ser respondidas e quais decisões devem ser tomadas. Consequentemente, identifique quais dados precisam ser coletados e em que formato. Usos comuns para folhas de verificação incluem:
- Medir a distribuição de um conjunto de medições;
- Contagem e classificação de defeitos em vários tipos;
- Identificar a localização física dos defeitos;
- Verificando se as ações foram concluídas.
- Identifique os dados que precisam ser coletados sobre o processo. Isso deve incluir todas as variáveis que podem ser causas do problema ou podem contribuir para a variação nos resultados, como data, hora, operador, número do lote, referência da máquina etc.
- Identifique o período e as circunstâncias da coleta de dados e, consequentemente, estime o número máximo de medições por Folha de Verificação.
Se as amostras estiverem sendo tomadas (em vez de medir tudo), certifique-se de que elas sejam planejadas com cuidado, por exemplo, tomando medidas suficientes nos pontos apropriados do processo.
- Projetar a folha de cheque, visando facilitar os processos de coleta, transcrição e interpretação. Uma forma típica inclui:
- Uma área para os dados sobre o processo.
- Uma área para coletar os dados principais, organizada de forma que possa ser visualmente interpretada. Isso deve ser grande o suficiente para conter o número máximo esperado de elementos de dados (etapa 3).
- Colunas ou linhas para totalizar os dados, prontos para transcrição (normalmente em um computador, para referência posterior ou análise posterior).
- Outras informações sobre a situação em que os dados foram coletados, que podem ajudar na tomada de decisões, como operador, data, máquina, clima, etc.
- Assegure-se de que a Folha de Verificação funcione conforme pretendido, testando-a, de preferência em uma situação ao vivo.
- Assegure-se de que os usuários possam usar as folhas de verificação adequadamente. Isso pode incluir treinamento, ajuste de instruções de trabalho, etc. Em qualquer caso, a gravação de dados não deve ser muito intrusiva.
- Colete os dados, garantindo que todos os dados necessários sejam inseridos no formulário e possam ser claramente lidos. Certifique-se de que amostras representativas estão sendo tomadas para as conclusões que serão tiradas dos resultados (por exemplo, suposições sobre todos não podem ser feitas se apenas uma pessoa estiver usando).
- Interprete e use os resultados como planejado.
Quais os CINCO tipos básicos de Folha de Verificação?
A Folha de Verificação é um documento simples que é usado para coletar dados em tempo real e no local onde os dados são gerados. O documento é tipicamente um formulário em branco projetado para o registro rápido, fácil e eficiente da informação desejada, que pode ser quantitativa ou qualitativa. Quando a informação é quantitativa, a folha de verificação é às vezes chamada de folha de registro. A folha de verificação é uma das sete ferramentas básicas de controle de qualidade tornadas populares pelo Dr. Kaoru Ishikawa.
Uma característica definidora de uma folha de verificação é que os dados são registrados fazendo marcas ("cheques"). Uma folha de verificação típica é dividida em regiões e as marcas feitas em regiões diferentes têm significado diferente. Os dados são lidos observando a localização e o número de marcas na folha. Cinco tipos básicos de folhas de verificação incluem:
- Folha de verificação de classificação: Uma característica, como um defeito, deve ser classificada em uma categoria. Se você apenas acompanhasse os defeitos totais, você saberia que você tinha 101 defeitos totais. Isso é um pouco útil, mas isso, por si só, não fornece muito discernimento sobre qual dia é o pior dia ou qual fonte de defeitos está na pior forma, etc. Com uma folha de verificação de classificação, ele fornece uma visão geral visual de as áreas problemáticas.
- Folha de verificação de localização de defeitos: A localização física de uma característica é indicada em uma figura ou ilustração de uma peça ou item sendo avaliado. Em vez de apenas acompanhar o número de defeitos, a folha de verificação do local do defeito pode, às vezes, revelar uma área do produto que tende a ver a maioria dos defeitos. Quando isso for conhecido, a equipe pode voltar ao processo para ver o que é o canto superior direito do produto que está causando os defeitos.
- Folha de verificação de frequência: A presença ou ausência de uma característica ou combinação de características é indicada. Além disso, o número de ocorrências de uma característica em uma parte pode ser indicado. Observe que, se você acabou de rastrear o número de defeitos, talvez não perceba que Cor Errada tem a maior frequência de ocorrência. Além disso, se Cor Errada não foi quebrado ainda mais, você pode não perceber que o Verde está lhe dando mais defeitos.
- Folha de verificação da escala de medição: Uma escala de medição é dividida em intervalos e as medidas são indicadas pela verificação de um intervalo apropriado.
- Lista de Verificação: Os itens a serem executados para uma tarefa são listados de forma que, à medida que cada um deles é realizado, ele possa ser marcado como concluído.