O que é folha de verificação e como usá-la?
Blog

09 de junho de 2018

Última atualização: 25 de janeiro de 2023

O que é folha de verificação e como usá-la?

O que é uma Folha de Verificação?

Também chamado: diagrama de concentração de defeitos

Uma folha de verificação é uma forma estruturada e preparada para coletar e analisar dados. Esta é uma ferramenta genérica que pode ser adaptada para uma ampla variedade de propósitos.

A coleta de dados muitas vezes pode ser um exercício desestruturado e confuso. Uma folha de verificação é um simples formulário que você pode usar para coletar dados de uma maneira organizada e convertê-los facilmente em informação útil. A coleta de dados é importante porque é o ponto de partida para a análise estatística. A função de uma folha de verificação é apresentar informações de forma eficiente em formato gráfico.

folha de verificação

Vantagens de usar uma folha de verificação:

  • Maneira eficaz de exibir dados;
  • Fácil de usar;
  • Pode identificar a causa raiz de um problema;
  • Um primeiro passo na construção de outras ferramentas gráficas;
  • Fornece uma estrutura para coleta uniforme de dados;
  • Pode ser usado para substanciar ou refutar alegações.

Quando usar uma folha de verificação

  • Quando os dados podem ser observados e coletados repetidamente pela mesma pessoa ou no mesmo local.
  • Ao coletar dados sobre a frequência ou padrões de eventos, problemas, defeitos, localização do defeito, causas do defeito, etc.
  • Ao coletar dados de um processo de produção.

Verifique o procedimento da folha

  1. Identifique os objetivos finais da medição, como quais perguntas devem ser respondidas e quais decisões devem ser tomadas. Consequentemente, identifique quais dados precisam ser coletados e em que formato. Usos comuns para folhas de verificação incluem:
  • Medir a distribuição de um conjunto de medições;
  • Contagem e classificação de defeitos em vários tipos;
  • Identificar a localização física dos defeitos;
  • Verificando se as ações foram concluídas.
  1. Identifique os dados que precisam ser coletados sobre o processo. Isso deve incluir todas as variáveis ​​que podem ser causas do problema ou podem contribuir para a variação nos resultados, como data, hora, operador, número do lote, referência da máquina etc.
  2. Identifique o período e as circunstâncias da coleta de dados e, consequentemente, estime o número máximo de medições por Folha de Verificação.

Se as amostras estiverem sendo tomadas (em vez de medir tudo), certifique-se de que elas sejam planejadas com cuidado, por exemplo, tomando medidas suficientes nos pontos apropriados do processo.

  1. Projetar a folha de cheque, visando facilitar os processos de coleta, transcrição e interpretação. Uma forma típica inclui:
  •  Uma área para os dados sobre o processo.
  • Uma área para coletar os dados principais, organizada de forma que possa ser visualmente interpretada. Isso deve ser grande o suficiente para conter o número máximo esperado de elementos de dados (etapa 3).
  • Colunas ou linhas para totalizar os dados, prontos para transcrição (normalmente em um computador, para referência posterior ou análise posterior).
  • Outras informações sobre a situação em que os dados foram coletados, que podem ajudar na tomada de decisões, como operador, data, máquina, clima, etc.
  1. Assegure-se de que a Folha de Verificação funcione conforme pretendido, testando-a, de preferência em uma situação ao vivo.
  2. Assegure-se de que os usuários possam usar as folhas de verificação adequadamente. Isso pode incluir treinamento, ajuste de instruções de trabalho, etc. Em qualquer caso, a gravação de dados não deve ser muito intrusiva.
  3. Colete os dados, garantindo que todos os dados necessários sejam inseridos no formulário e possam ser claramente lidos. Certifique-se de que amostras representativas estão sendo tomadas para as conclusões que serão tiradas dos resultados (por exemplo, suposições sobre todos não podem ser feitas se apenas uma pessoa estiver usando).
  4. Interprete e use os resultados como planejado.

https://www.fm2s.com.br/portfolio/apostila-ferramentas-da-qualidade/

Quais os CINCO tipos básicos de Folha de Verificação?

A Folha de Verificação é um documento simples que é usado para coletar dados em tempo real e no local onde os dados são gerados. O documento é tipicamente um formulário em branco projetado para o registro rápido, fácil e eficiente da informação desejada, que pode ser quantitativa ou qualitativa. Quando a informação é quantitativa, a folha de verificação é às vezes chamada de folha de registro. A folha de verificação é uma das sete ferramentas básicas de controle de qualidade tornadas populares pelo Dr. Kaoru Ishikawa.

Uma característica definidora de uma folha de verificação é que os dados são registrados fazendo marcas ("cheques"). Uma folha de verificação típica é dividida em regiões e as marcas feitas em regiões diferentes têm significado diferente. Os dados são lidos observando a localização e o número de marcas na folha. Cinco tipos básicos de folhas de verificação incluem:

  • Folha de verificação de classificação: Uma característica, como um defeito, deve ser classificada em uma categoria. Se você apenas acompanhasse os defeitos totais, você saberia que você tinha 101 defeitos totais. Isso é um pouco útil, mas isso, por si só, não fornece muito discernimento sobre qual dia é o pior dia ou qual fonte de defeitos está na pior forma, etc. Com uma folha de verificação de classificação, ele fornece uma visão geral visual de as áreas problemáticas.
  • Folha de verificação de localização de defeitos: A localização física de uma característica é indicada em uma figura ou ilustração de uma peça ou item sendo avaliado. Em vez de apenas acompanhar o número de defeitos, a folha de verificação do local do defeito pode, às vezes, revelar uma área do produto que tende a ver a maioria dos defeitos. Quando isso for conhecido, a equipe pode voltar ao processo para ver o que é o canto superior direito do produto que está causando os defeitos.
  • Folha de verificação de frequência: A presença ou ausência de uma característica ou combinação de características é indicada. Além disso, o número de ocorrências de uma característica em uma parte pode ser indicado. Observe que, se você acabou de rastrear o número de defeitos, talvez não perceba que Cor Errada tem a maior frequência de ocorrência. Além disso, se Cor Errada não foi quebrado ainda mais, você pode não perceber que o Verde está lhe dando mais defeitos.
  • Folha de verificação da escala de medição: Uma escala de medição é dividida em intervalos e as medidas são indicadas pela verificação de um intervalo apropriado.
  • Lista de Verificação: Os itens a serem executados para uma tarefa são listados de forma que, à medida que cada um deles é realizado, ele possa ser marcado como concluído.
Virgilio F. M. dos Santos

Virgilio F. M. dos Santos

Sócio-fundador da FM2S, formado em Engenharia Mecânica pela Unicamp (2006), com mestrado e doutorado na Engenharia de Processos de Fabricação na FEM/UNICAMP (2007 a 2013) e Master Black Belt pela UNICAMP (2011). Foi professor dos cursos de Black Belt, Green Belt e especialização em Gestão e Estratégia de Empresas da UNICAMP, assim como de outras universidades e cursos de pós-graduação. Atuou como gerente de processos e melhoria em empresa de bebidas e foi um dos idealizadores do Desafio Unicamp de Inovação Tecnológica.