O que é APQP - Planejamento Avançado da Qualidade do Produto?
O APQP ou Planejamento Avançado da Qualidade do Produto, consiste em um processo estruturado que tem por objetivo central a garantir a satisfação do cliente, através do lançamento de novos produtos e serviços, ou alterações em processos de uma empresa. Apresentaremos nesse artigo a real abrangência do APQP, os pontos que o planejamento contempla e como seus objetivos estão ligados ao dia a dia da gestão de projetos.
O APQP, portanto, suporta e atua na identificação precoce de mudanças, intencionais e incidentais. Tais mudanças podem resultar em inovações empolgantes que apoiam, a então meta da satisfação do cliente. Porém, se não são bem planejadas e geridas, resultam em insucesso de processos e insatisfação do cliente.
O modelo atual do APQP está fundamentado em padrões estabelecidos nos anos 90, e consegue se manter como um documento de alta relevância por sua capacidade de atuar como ferramenta garantidora de uma produção padronizada e de qualidade.
Contudo, este conceito surgiu na década de 80, quando um grupo de experts das três mais importantes indústrias automobilísticas da época: Ford, General Motors e Chrysler, se juntaram e após cinco anos analisando o sistema de produção automotivo nos Estados Unidos, Europa e Japão, criaram as primeiras diretrizes de aplicação do APQP.
A abrangência do APQP
O APQP é um documento que engloba fases e ferramentas de um fluxo produtivo, bem como, responsabilidades de organização, fornecedores e subfornecedores. Portanto, bastante abrangente. O planejamento requer um entendimento aprofundado de cada uma dessas etapas para que então reflita na melhor experiência do cliente.
Um planejamento de APQP abrange:
Escolha do líder da equipe de projetos: O APQP faz necessária a escolha de uma pessoa capacitada e por dentro das etapas de manufatura da empresa, para desempenhar e monitorar sua aplicação. A escolha do líder é determinante para que o próximo passo seja de fácil mensuração;
Definição das responsabilidades: As responsabilidades, tanto do líder escolhido quanto dos demais envolvidos, é fundamental. Através das responsabilidades, serão pautadas as expectativas de aplicação e manutenção do APQP sobre cada novo produto ou serviço de maneira clara e assertiva;
Estudo sobre clientes internos e externos: O documento do APQP também abrange o estudo mercadológico. Isso porque, faz parte da proposta de geração de valor ao cliente possuir informações sobre cada produto ou serviço presente no mesmo segmento e classificado como “competitivo” ao seu. Da mesma forma que conhecer o interior da sua empresa e sua cultura organizacional causa impacto no produto experimentado pelo cliente final.
[embed]https://youtu.be/Nz-u6nsPCsI[/embed]
Avaliação do projeto: Aqui são contemplados pontos como a viabilidade, expectativas de desempenho e presença no processo de manufatura;
Estruturação do suporte: O APQP está ligado aos aspectos de preparo e garantia de novos produtos e serviços. Portanto, é preciso lembrar que o suporte, seja ele para o consumidor ou para os fornecedores, deve funcionar em plenitude para que as propostas dispostas no dia a dia da manufatura atendam aos objetivos documentados;
Identificação do processo e método documental: O APQP tem alta importância para a manufatura, por isso, abrange as melhores práticas de documentar seu processo. Devendo dispor a respeito do arquivamento de todos os demais documentos que forem criados ao longo de sua vida útil, assim como seu próprio.
Por que utilizar o APQP?
O Planejamento Avançado da Qualidade do Produto - APQP atua, em especial, como um guia no processo de desenvolvimento, mas também para definir o melhor jeito de compartilhar resultados entre fornecedores e empresas.
Perceba, as primeiras três seções do APQP concentram-se no planejamento e na prevenção, constituindo 80% do processo de APQP. Já as quarta e quinta seções, suportam os 20% restantes do planejamento focando em validação e evidência.
Ou seja, implementar o APQP na sua organização disponibilizará a equipe de gestão, e aos operadores de manufatura, uma ferramenta que atuará incessantemente na busca pela melhoria contínua.
O APQP e a Gestão de Projetos
A abrangência do APQP está também conectada a Gestão de Projetos. Ambas metodologias possuem fases semelhantes, como iniciação ou concepção do projeto, planejamento, execução e controle e podem ser complementares. Um gestor de projetos pode também ser, por exemplo, um profissional certificado Green Belt que terá uma noção completa dos "How" e "Why" de cada projeto e processo da organização.
Os processos envolvendo o Planejamento de Projetos do PMBOK®, por exemplo, envolvem, em especial, planejamentos de Escopo, Tempo e Aquisições. Podendo trazer ganhos significativos às empresas de manufatura em geral. O APQP é acima de tudo um programa, que envolve projetos e, em alguns casos, subprojetos da mesma forma que atende a fornecedores e subfornecedores. Portanto, planeje e acompanhe bem esses pontos para garantir o sucesso do programa.
É por isso que a FM2S oferece, através da Assinatura anual, o Curso de APQP e PPAP. Nele, discutimos a respeito de como as duas metodologias auxiliam gestores de projetos na busca da melhoria contínua e geração de valor ao cliente. Além disso, a Assinatura FM2S também te dá acesso ao Curso de Gestão de Projetos PMBOK.
[caption id="attachment_25788" align="aligncenter" width="635"] Assinatura FM2S[/caption] Confira também: