Você odeia o seu trabalho? Veja dicas para um CV 2018
Carreira

06 de setembro de 2017

Última atualização: 25 de janeiro de 2023

Você odeia o seu trabalho? Veja dicas para um CV 2018

Quais serão as tendências em 2018 para você preparar seu Currículo?


Você não precisa listar todas as escolas que você frequentou.


Currículos estão cortando todas as informações desnecessárias e será ainda mais resumido em 2018. Mostre apenas as escolas que são relevantes para o trabalho que você está se candidatando ou as que possuem as credenciais mais altas. Coloque a faculdade e se é Green Belt ou Black Belt! Isso é importante.



Contratando um profissional.


Empresas estão trabalhando durante a noite. Isso ocorre porque as pessoas estão muito ocupadas tentando acompanhar as últimas tendências. Essas empresas acompanham o último formato de currículo, apenas para citar alguns. Existe definitivamente um mercado para escritores de currículo profissional e isso se tornará ainda maior em 2018.



A experiência comprovada se tornará uma obrigação.


Há muito tempo são os dias de mentir em seu currículo. Você precisaria fornecer evidências dessas experiências e habilidades que você possui.



Perfil do linkedIn.


O LinkedIn realmente decolou nos últimos anos. 2018 não seria diferente. Seu perfil do LinkedIn provavelmente se tornará seu currículo online. É lá que os empregadores encontram bons candidatos agora. Suponho que no futuro, você não precisaria mais candidatar-se a trabalhos. Seu empregador provavelmente o chamará antes mesmo de saber sobre o trabalho.



Sua conta do Twitter será uma nova tendência de currículo.


Certifique-se de ter uma conta profissional do Twitter porque é aí que os empregadores estão a olhar para a sua presença online. Compartilhe seu conhecimento com seus seguidores e seja consistente. Isso pode ser visto como habilidades de liderança.



O uso de letras maiúscula somente, não será aceito em 2018.


Começamos a não gostar do uso de bonés há algum tempo. Você não está gritando, então não há necessidade de usá-lo em todo o currículo.



Um currículo de página será uma tendência em 2018.


Gerentes e empregadores não têm tempo para desperdiçar. Você deve resumir seus conhecimentos e habilidades muito bem. O espaço será limitado, mas suas entradas devem somar tudo e não deixar nada. Esta é uma habilidade, mas é uma que você terá que dominar em 2018.



As empresas podem ter seu próprio formato de currículo.


Muitos são enviados online. Muitas empresas enviar-lhe-ão um documento (currículo) que você deve completar e enviar como currículo. Você simplesmente estaria inserindo seus dados no sistema.



As máquinas de rastreamento de candidatos estão crescendo.


Você deve poder escrever um currículo com palavras-chave específicas que serão apanhadas pelo ATS da empresa.



Tópicos e números tornar-se-ão uma obrigação.


Não se renova mais estilo de parágrafo. É quase impossível escrever um currículo profissional sem o uso de tópicos e números. Os empregadores vão começar a insistir nisso para uma fácil leitura.



Não há mais fontes coloridas.


Ficaram para trás os dias em que você pode ser super criativo com seu currículo. Como o seu futuro empregador deve ler uma fonte amarela? Isso será inaceitável em 2018. Um documento profissional está sempre escrito em preto para evitar a tensão ocular e a leitura incorreta.



Sempre haverá tendências mais novas e melhores em 2018.


A lista acima são nossas previsões. A forma como a tecnologia está avançando, tudo se tornará mais condensado. Quem sabe por quanto tempo vamos ter que escrever currículos. Tudo pode desaparecer em alguns dias. Perfis como o LinkedIn se tornarão cada vez mais populares e substituirão um currículo no futuro próximo. Recebi tantas ofertas de emprego por meio do LinkedIn, então tenha certeza de que você deve ter um perfil lá.



Sua presença online é muito importante.


Apenas certifique-se de carregar informações profissionais on-line. Ter uma presença ruim on-line pode ser vista como se você não acompanha a evolução do mercado. Se você persegue uma profissão, retire todas as informações on-line que o retratam de outra forma. A festa em que você ficou embriagado não deveria estar na sua conta do Facebook. Eles vão encontrá-lo e você não quer isso. Basicamente, sua presença on-line em breve se tornará seu currículo.



E por que estar sempre preparado para uma nova oferta?


Você odeia seu trabalho?


Então você odeia seu trabalho. O que você faz para sobreviver a esse enigma? A primeira coisa que eu recomendo é mudar sua atitude. Você pode não querer ouvir isso, você pode querer ouvir todos os motivos que você deve simplesmente sair, ou você pode estar procurando alguma simpatia pelo sofrimento diariamente. Você não vai conseguir isso agora, mas você receberá alguns conselhos sobre como orientá-lo mentalmente.


Sentir-se desequilibrado e infeliz no trabalho pode ser sinal de que você está apenas infeliz com você mesmo. Todos nós temos aqueles momentos em que o trabalho parece chato, exigente ou como um completo desperdício de tempo. Mas a conclusão é que podemos estar felizes fazendo qualquer coisa, até que decidamos fazer outra coisa. Normalmente, quando você está preso em um estado de "Odeio meu trabalho", você não pode ver oportunidades que podem estar disponíveis para você ou a verdadeira razão pela qual você está onde está nesse momento.



Como virar essa situação?


Um amigo me contou essa história. Começa ele:




“Anos atrás, trabalhei em uma loja de departamentos 8 horas por dia. Lembro-me de quando fui contratado o quão excitado eu estava para ter um emprego e fazer meu próprio dinheiro. No início, eu fui trabalhar e fiquei agradecido por estar lá. Com o passar do tempo, comecei a me incomodar com as pessoas que compravam na loja. Comecei a sair correndo ao invés de realmente olhar para as pessoas serem agradáveis e dizer oi. Isso não me fez sentir melhor - isso me fez odiar meu trabalho ainda mais.”



Em algum lugar ao longo da linha, percebe-se que essa atitude estava tornando as coisas muito pior. De alguma forma, esquece-se a importância do pagamento no final de cada mês, e o fato de muitos não encontrarem emprego. Não significa que você deve permanecer no trabalho que você odeia durante o resto da vida, mas você tem a capacidade de aproveitar ao máximo. Você nunca sabe quando um contato pode vir pela porta ou quando você precisar de uma referência para o trabalho que você realmente deseja.


Se odiasse o trabalho hoje, deixaria de culpar o trabalho e começaria a usar esses sentimentos como motivação para melhorar. Se é mais educação que você precisa, comece a fazê-lo. Se você pode se conectar e conversar com outras pessoas que podem ter conexões com outros tipos de trabalho, faça isso. O problema com as pessoas que dizem odiar seu trabalho é que é tudo o que estão fazendo - odiando seu trabalho. Você também deve pensar sobre as partes positivas do seu trabalho e entender que alguns desses poderiam sair com um novo emprego.



Como parar de odiar o trabalho?


Se você não sabe o que quer fazer, pode analisar testes de carreira e testes de personalidade. Há muitos sites por aí que oferecem testes de carreira on-line para ajudá-lo a determinar qual tipo de carreira se adequa ao seu tipo de personalidade. Você pode tentar Live Career como um começo. Eles oferecem testes gratuitos e enviar-lhe trabalhos que atinjam sua personalidade em sua área. Eles pedem para você contar um pouco sobre você e essa informação será usada para personalizar seu relatório detalhado da carreira.


Outro ótimo achado foi Oprah.com. Ela pediu à Johnson O'Connor Research Foundation cinco testes de aptidão para que as pessoas tentassem em casa. Você pode entrar e fazer o download desses testes.




  • O primeiro mede como ser organizado e dividir ideias para que possam ser entendidas. Exemplos de pessoas boas nisso são engenheiros, programadores de computador e editores.

  • O segundo teste determina se você é capaz de ver rapidamente uma semelhança entre ideias não relacionadas. Empregos para pessoas com essa habilidade são normalmente cientistas, detetives policiais e advogados.

  • O terceiro teste é medir o quão bem você pode imaginar objetos tridimensionais em sua mente. Se você tiver essa habilidade, os trabalhos adequados para você seriam engenheiros, arquitetos, médicos.

  • Teste número quatro irá verificar para ver o quão bem você pode decifrar padrões e conceitos numéricos. Os empregos para essas pessoas seriam economistas, analistas financeiros e contadores.

  • Finalmente, o número 5 do teste mede sua capacidade de imaginar muitas possibilidades e antecipar os problemas. Os empregos para essas pessoas seriam políticos, empresários, médicos e ativistas.


Como melhorar sua educação?


Talvez alguma educação on-line seja o que você precisa para expandir seu nível de habilidade, dependendo do que você deseja melhorar. Existem muitas oportunidades de educação on-line que você pode considerar e, uma ótima (rs) é a Plataforma FM2S EAD.

Virgilio Marques Dos Santos

Virgilio Marques Dos Santos

Sócio-fundador da FM2S, formado em Engenharia Mecânica pela Unicamp (2006), com mestrado e doutorado na Engenharia de Processos de Fabricação na FEM/UNICAMP (2007 a 2013) e Master Black Belt pela UNICAMP (2011). Foi professor dos cursos de Black Belt, Green Belt e especialização em Gestão e Estratégia de Empresas da UNICAMP, assim como de outras universidades e cursos de pós-graduação. Atuou como gerente de processos e melhoria em empresa de bebidas e foi um dos idealizadores do Desafio Unicamp de Inovação Tecnológica.