10 Maneiras de Melhorar a Performance de Delivery
Introdução
Aqui está algo que aconteceu comigo que serve como um ótimo exemplo para iniciarmos 10 maneiras de melhorar a performance de delivery, também conhecida como entrega ao cliente.
Apenas algumas semanas atrás, eu estava procurando por memória RAM para atualizar o meu bom e velho laptop. Como você sabe, existem milhares de vendedores que oferecem peças para laptops em toda a web, então eu tinha muitas opções de escolha. Comecei a fazer uma seleção das ofertas que pareciam melhores para mim, com base nas minhas principais preocupações:
Primeiro, o preço, é claro. RAM por RAM, não estava esperando nada além disso. Em segundo lugar, os custos de envio. Não queria gastar tanto em remessas quanto na RAM. E, finalmente, o tempo de entrega. Embora eu não estivesse com pressa, mais rápido seria melhor.
No final, escolhi o vendedor cuja oferta tinha a melhor cotação e com um método de envio que não seria muito caro e que poderia ser entregue dentro de um período de tempo razoável. O que significa que aqueles que enviaram mais barato, mas muito lento, ou mais rápido, mas muito caro, foram simplesmente apagados da minha lista.
Estou contando essa história, porque é a história da maioria, se não de todos, os compradores on-line, ou mesmo serviços de Tele-entrega como pizzas ou farmácias.
Algumas pessoas sempre escolhem o mais barato, não importa o que aconteça, mas, em geral, as pessoas querem obter o melhor retorno possível, mesmo que isso signifique gastar um pouco mais. A entrega é uma parte muito importante de uma compra, por isso é definitivamente algo que você deve fazer corretamente.
A revolução dos serviços de entrega
Os serviços de entregas estão sendo revolucionados e são a parte final da experiência do usuário, portanto deve ser feito com tanto cuidado quanto a própria manufatura do produto/serviço. A maior prova de que os serviços de entrega em domicílio estão sendo revolucionados é a criação de aplicativos como Ifood, Uber Eats, Rappi, entre outros. São empresas que aos poucos adquiriram performance de delivery.
Se você não conseguir entregar com eficiência, sua empresa lutará para sobreviver.
Esse princípio comercial fundamental se aplica quando você entrega pacotes de comércio eletrônico nas residências do consumidor, paletes de mercadorias em lojas e armazéns ou componentes e matérias-primas nas linhas de produção.
A performance de delivery afeta duas facetas principais da sua empresa: satisfação do cliente e custos operacionais. Toda empresa deve entender e atingir estrategicamente os níveis de capacidade de resposta e eficiência (serviço e custo) esperados pelos seus clientes-alvo.
Medir e melhorar o desempenho da entrega não é uma tarefa fácil. Existem inúmeros elementos que afetam a capacidade de entrega pontual. A melhoria desses processos começa analisando cuidadosamente o setor da indústria, os tipos de itens que você entrega e as expectativas dos clientes. Se você quer se tornar um líder do setor, precisa de uma visão clara de todos esses elementos para poder agir dentro do prazo.
Aqui estão 10 áreas a considerar se você deseja melhorar a performance de delivery:
Revise seus subcontratados
Para quem terceiriza suas entregas, considere mudar de transportadora se a atual não estiver pronta. Mas antes, faça duas perguntas a si mesmo: eu deixei minhas expectativas de performance de delivery claras para a transportadora em primeiro lugar? E pedi o impossível à transportadora, sem ajudá-los a me ajudar (por exemplo, compartilhei previsões)?
Considere alternativas para a entrega em domicílio tradicional
Para aqueles que entregam diretamente aos consumidores, existem várias comunicações proativas enviadas ao cliente antes da entrega, notificando-os sobre o tempo de entrega? A maioria das pessoas está fora e trabalhando durante o dia. Você pode entregar à noite? Você pode entregar em lojas locais ou em um sistema de armário digital na área?
Considere o Crowd-Sourcing (contribuição colaborativa ou colaboração coletiva)
Desde o sucesso do Uber, houve inúmeras startups de plataformas semelhantes que oferecem entregas locais de correio e serviços de transporte de grande volume/longo curso. Considere usá-los, pois geralmente são convenientes e baratos.
Sucessos e fracassos
Analise seus sucessos e falhas na entrega para ver o que está funcionando e o que não está funcionando e, em seguida, procure entender o porquê. Isso inclui olhar bem a montante na sua cadeia de suprimentos para ver se há problemas a montante que se conectam em cascata ao seu transporte. Estes podem incluir:
- Atrasos a montante;
- Falta de planejamento;
- Falta de contingências e mitigação para quando as coisas dão errado;
- Não considerando problemas de hora do dia;
- Falta de comunicação.
Concentre-se em um problema de cada vez
Não tente resolver todos os seus problemas de uma só vez. Analise e encontre a causa do seu maior problema. Dedique todo o foco à solução desse problema completamente. Uma vez consertado, seu segundo maior problema agora se torna o seu maior. Agora conserte esse e assim por diante.
Foco nas Pessoas
Jogar dinheiro com um problema não necessariamente o conserta (a pesquisa mostrou que a melhor automação não pode substituir o bom gerenciamento). Talvez uma boa liderança, treinamento ou aumento da moral proporcione grandes melhorias.
Aproveite para conhecer a formação em carreira e liderança FM2S.
Procure por resíduos
Veja o que diminui sua margem. Detenção, devoluções, danos, entrega, tempo de espera, ineficiência (como roteamento inadequado, capacidade não utilizada, funcionamento vazio, funcionamento vazio, modo de transporte errado, etc.)
Você não pode gerenciar o que não mede
Consegue medir seu desempenho? Você está usando uma métrica relevante? É calculado quantitativa ou qualitativamente? É fácil manipular dados subjetivos se você não gostar do resultado, mas dados objetivos frios são muito mais difíceis de interpretar mal. Por exemplo. Entenda as expectativas de um cliente e meça para determinar se você está atendendo a essa expectativa.
Melhoria Contínua
Você tem uma cultura de melhoria contínua? Mesmo se você for o melhor hoje, ficará para trás rapidamente se não estiver inovando e melhorando continuamente seus serviços e desempenho. Melhoria Contínua NÃO é um projeto ou um programa. É uma disciplina contínua que se torna profundamente infundida na cultura das organizações.
Deseja se especializar em metodologias que fazem o seu negócio crescer? Aproveite e conheça já a nossa certificação seis sigma.