Pessoas utilizando kanban
Gestão de Equipes

14 de maio de 2023

Última atualização: 28 de agosto de 2024

Planejamento estratégico, tático e operacional

Nesse post, separamos tudo o que você precisa saber sobre planejamento estratégico, tático e operacional. Considerando conceitos, diferenças e exemplos de como isso é aplicado nas empresas. Confira!

Conceitos 

Primeiramente, vamos falar dos conceitos de planejamento estratégico, tático e operacional. Já que não questões distintas e extremamente importantes para todos os negócios e organizações. 

O que significa planejamento tático 

A princípio, o planejamento tático é definido como o nível intermediário das coisas, visando o alcance de objetivos específicos. Por isso, esse processo é usado no médio prazo. 

Para facilitar essa compreensão, vale a pena considerar o que diz o dicionário. Então, temos dois significados: 

  • Capacidade de dispor ou manobrar pessoas/coisas a fim de alcançar o máximo de eficiência; 
  • Método ou habilidade de ter bons resultados nos empreendimentos, situações ou disputas. 

A partir disso, duas ideias devem ganhar mais força: “bons resultados” e “eficiência”. 

Dessa forma, o planejamento tático é uma forma de se preparar para as próximas etapas, desenvolvendo métodos efetivos e atuando a favor da defesa dos negócios. 

Para entender esse tipo de plano, a melhor alternativa é considerar um técnico de futebol. Ou seja, é aquele indivíduo que está sempre preparando o time para as partidas que virão. O foco é ganhar e, para isso, avalia os jogadores, define as melhores posições, ideias de ataques e defesa, etc. 

Tudo isso é um planejamento tático: estratégias definidas para que, futuramente, o resultado esperado seja alcançado. 

O que significa planejamento estratégico 

O planejamento estratégico, como o nome sugere, se refere a estratégia de uma organização para atingir um determinado objetivo ou meta. 

Neste cenário, engloba a situação atual, reconhecendo as dificuldades e possibilidades, ao mesmo tempo que faz uma projeção do que pode ser alcançado no futuro. 

Vale destacar que isso significa querer garantir um futuro. Ou seja, uma perspectiva de longo prazo. Assim, há mudanças que vão garantir uma diferenciação, para se destacar, enquanto foca em transmitir confiança ao público. 

A melhor forma de entender o planejamento estratégico é comparar isso a um GPS. Ou seja, você entende em qual ponto está e onde quer chegar. 

Com esse “destino”, cria-se uma linha ou caminho, que será a rota que a empresa deve percorrer para atingir o objetivo. Essa rota envolve um planejamento de como tudo vai acontecer. 

Inclusive, é o planejamento estratégico que facilita correções e ação diante de imprevistos. 

Ainda pensando no GPS, se uma rua está interditada naquele dia, você consegue seguir outro caminho e ainda chegar ao seu destino final. Aqui, funciona da mesma maneira, já que a estratégia permite que novas rotas sejam definidas ou mesmo uma ação diante de problemas que possam surgir.

Apostila mapeamento de processos gratuita

O que significa planejamento operacional 

Para finalizar a questão dos conceitos, o planejamento operacional é o mesmo que um plano de trabalho. Logo, é uma área ou desdobramento do estratégico. Cabe destacar que aqui há um enfoque no funcionamento diário. 

Na prática, o operacional é voltado para pegar todas as metas e objetivos e transformá-los em tarefas menores e objetivos mais “curtos”. Isso significa garantir que o dia-a-dia seja melhor executado, conforme o que pode ser feito agora, mesmo com algo maior por vir. 

Ao mesmo tempo, o operacional é algo mais prático e palpável, trabalhando com questões internas, observando todos os recursos disponíveis e assim por diante. 

Enfim, o planejamento operacional é focado no curto prazo e no alinhamento de ações, para que os setores funcionem de forma harmônica. Logo, tudo aquilo que foi determinado no planejamento estratégico é colocado em prática no operacional. 

3 níveis de planejamento: importância 

Os três níveis de planejamento incluem o estratégico, tático e operacional. Sendo que cada um deles tem um impacto nos negócios. 

Dessa forma, o planejamento estratégico é voltado para a orientação da rota que a empresa irá seguir. Enquanto isso, o tático promove o desdobramento dessa visão, transformando-a em planos de ação menores. 

Ao final, o planejamento operacional faz com que aquilo que foi definido seja executado. 

Neste cenário, cada um dos níveis estão conectados, mas são diferentes tanto no que envolve, quanto nas definições, prazos e resultados. Logo, três blocos distintos, mas unidos ou vinculados. 

Qual a diferença entre planejamento estratégico, tático e operacional? Exemplos 

A partir dos conceitos que apresentamos aqui, é fácil compreender a diferença entre planejamento estratégico, tático e operacional. Para facilitar isso, tome notas: 

  • Estratégico: é o GPS que traz orientação para a empresa pensando, principalmente, no longo prazo; 
  • Tático: pega os planos estratégicos e os desdobra para definir as ações com foco no médio prazo; 
  • Operacional: usa todas as metas/planos da empresa para definir as ações que serão executadas no curto prazo. 

Considerando essas diferenças, vamos apresentar alguns exemplos de cada um deles: 

Estratégico 

O planejamento estratégico é de longo prazo e funciona como uma visão e definição de metas a partir do objetivo geral. Para isso, envolve toda a empresa, bem como todos os setores. Além de considerar aquilo que influencia aquela organização. 

Para isso, avalia-se a realidade, limitações, cenário de atuação empresarial, fatores gerais das ações, concorrentes, etc. 

Então, o exemplo funciona como um roteiro da jornada. 

Suponha que a empresa atue com móveis sob medida e esteja há 5 anos no mercado. Logo, compete com empresas de móveis prontos, com preços mais baixos, mas também é mais valiosa que outras, já que atua na customização.

O objetivo dessa empresa é duplicar o faturamento em até 3 anos. Para isso, o planejamento estratégico envolve ampliar a lista de produtos oferecidos e abrir 2 filiais em até 18 meses. 

Tático 

Funcionando no médio prazo e como um braço do planejamento estratégico. Sendo assim, é aqui que são definidos as etapas e a ordem desses passos. 

Seguindo o exemplo que começamos acima, da loja de móveis sob medida. O planejamento tático irá consistir em averiguar quais são os problemas e como podem ser solucionados. 

Considerando os objetivos e metas, aqui inicia-se o processo de definir o que cada departamento ou setor da empresa deve fazer. Por exemplo, o RH pode precisar contratar especialistas, como arquitetos e projetistas, novos maquinários, fornecedores de matérias-primas novas, novas ações para o setor de marketing e comercial, etc. 

Aqui há um enfoque nos níveis setoriais. 

Operacional 

O nível operacional é de curto prazo e focado na execução. Dessa forma, envolve a produção, equipamentos, pessoal, estoque, times e tudo aquilo que é feito no dia-a-dia. 

Sendo assim, são todas as tarefas, bem como as atividades especificas, que vão ocorrer a partir do que foi definido no planejamento tático. 

Para entender melhor, vamos seguir com o exemplo. 

Assim, podem ser definidos as metas diárias de cada setor, erros que devem ser evitados, tempo de trabalho e atuação setorial, onde o marketing acontece, atendimento ao público, etc. 

Planejamento estratégico, tático e operacional – Exemplo no setor móveis planejados: novos modelos 

Por fim, separamos um exemplo claro e direto de como a sua empresa deve começar a fazer pensando no curto, médio e longo prazo. 

Dessa forma, vamos considerar a empresa que faz móveis customizados/personalizados que tem o objetivo de aumentar a cartela de produtos que serão oferecidos aos clientes. 

Em resumo, podemos apresentar o seguinte planejamento: 

  • Estratégico: criar novos modelos que poderão ser personalizados a partir da necessidade de cada público, trazendo soluções; 
  • Tático: entender principais soluções buscadas pelos clientes e como isso pode ser transformado em uma ideia para vender a partir da criação de ideias (pode envolver novas contratações); 
  • Operacional: criação desses modelos, apresentação via redes sociais e marketing geral, criação de opções de personalização, etc. 

Enfim, o planejamento estratégico, tático e operacional envolve todos os setores da empresa, sendo indispensável para o funcionamento e sucesso.

Leia mais:

Equipe FM2S

Equipe FM2S

A FM2S Educação acelera a carreira profissional de seus alunos