Por que a cultura da empresa do Google é um exemplo?
Carreira

12 de novembro de 2019

Última atualização: 31 de outubro de 2022

Por que a cultura da empresa do Google é um exemplo?

Por que a cultura da empresa do Google é um exemplo?

Algo que é realmente importante para permanecer ou não no mesmo emprego é a cultura da empresa. E a importância da cultura no local de trabalho não é algo que é ensinado na escola. Você obtém os fundamentos de qualquer profissão que estuda, mas, apesar de tudo, ninguém realmente diz a importância da cultura no local de trabalho. As carreiras das pessoas são feitas na cultura do local de trabalho. A cultura no local de trabalho é o que mantém você engajado, é o que o motiva a começar a trabalhar e fazer o melhor trabalho possível.

Infelizmente, é muito difícil encontrar uma empresa com uma boa cultura no local de trabalho. Você encontrará mais pessoas descontentes com um chefe, um colega de trabalho ou com a maneira como as coisas (geralmente não ditas e não oficiais) são feitas, do que com o trabalho real.

Entra em cena a cultura da empresa do Google

A cultura da empresa do Google agora é lendária em todo o mundo. Todo mundo quer trabalhar no Google. As vantagens e benefícios de seus funcionários têm sido objeto de muitas histórias sobre a cultura corporativa no local de trabalho e seus funcionários têm invejado outros trabalhadores em todo o mundo. A Forbes informou que o Google foi nomeado como a empresa de tecnologia com a melhor cultura corporativa.

E isso é significativo. Geralmente, associamos a cultura corporativa como algo chato e fora de contato, e é por isso que muitas pessoas, especialmente a geração do milênio, ficam simplesmente aterrorizadas com todo o conceito de cultura corporativa. Mas o Google e, por extensão, a cultura da empresa do Google, mudaram as coisas e continuam sendo uma das empresas mais procuradas para se trabalhar.

O que a cultura da empresa do Google está fazendo certo

Então, qual é a base da conveniência do Google como empregador? O que a cultura da empresa do Google está fazendo certo para que funcionários e participantes do setor reconheçam a legitimidade de como gerenciam a cultura do local de trabalho?

1. Reconhece o valor de dar às pessoas liberdade criativa

Os microgerenciadores são os piores. Eles sufocam a criatividade e basicamente pressionam indevidamente os funcionários. Como resultado, a produção é medíocre na melhor das hipóteses. Não há paixão, não há criatividade. E a criatividade é uma parte importante do que impulsiona uma empresa. Especialmente em tecnologia, esse tipo de cultura no local de trabalho pode ser frustrante. Mas não no Google. A empresa oferece a seus funcionários a liberdade de trabalhar em problemas, oferecendo a eles todos os recursos para ajudá-los em suas tarefas. Tornou o trabalho em tecnologia divertido novamente. Como resultado, os funcionários são felizes e, portanto, são imensamente mais produtivos.

2. Confia nos funcionários

A cultura da empresa do Google é aquela que confia em seus funcionários. Alguns podem argumentar que uma abordagem como essa é perigosa, mas do ponto de vista de um funcionário honesto, sempre é suspeito ou esperado que faça algo indesejável é desmotivador. O Google reconhece isso e deposita mais confiança em seus funcionários. A liberdade de ser mais criativo e mais flexível também decorre dessa confiança, e sabemos que a liberdade criativa geralmente é uma coisa boa. Certamente, existem maçãs podres, mas a disposição do Google em confiar resultou em grande parte para que seus funcionários sejam mais produtivos, mais confiáveis ​​e mais satisfeitos com seus empregos.

Outra coisa, também existe a famosa regra 80/20, na qual os funcionários podem dedicar 80% do seu tempo de trabalho a tarefas atribuídas e regulares, enquanto os 20% restantes podem ser usados ​​para qualquer projeto de estimação que também possa beneficiar a empresa. Agora isso que é confiança.

3. Reconhece a importância de um melhor equilíbrio entre vida profissional e familiar

Outra grande coisa sobre a cultura da empresa do Google é que as necessidades dos funcionários são importantes para a empresa. Ao contrário de muitos outros que valorizam os funcionários que são escravos em suas estações de trabalho sem pensar na vida fora do escritório, o Google adota a atitude oposta. As instalações e comodidades do Google são voltadas para atender às necessidades e desejos dos funcionários. Os funcionários também têm uma margem de manobra maior para ajustar seus horários para atender às suas necessidades.

Assim, eles passam a trabalhar melhor preparados - mentalmente, fisicamente, emocionalmente - e, assim, geram resultados com melhor qualidade em comparação com muitos outros funcionários que se esforçam para trabalhar apenas pensando em como passar pelo tempo enquanto fazem o mínimo possível de trabalho.

4. Uma busca pela excelência, aliada a uma mentalidade modesta e silenciosa

"Modesto" pode não ser a primeira palavra em que você pensa quando o Google vem à mente, mas pense nisso. Comparado com seus concorrentes, o Google é relativamente silencioso. Em vez de ser arrogante como muitas outras grandes empresas, a cultura da empresa do Google é trabalhar em direção a uma meta e superá-la; mas eles nunca se gabam disso. Você não verá as manchetes completas sobre as últimas conquistas, muito raramente verá seus executivos e executivos fazerem grandes declarações divulgadas.

Lições da cultura da empresa do Google

O sucesso do Google em estabelecer uma excelente cultura no local de trabalho tem sido tão significativo e, devido ao seu efeito positivo nos resultados da empresa, muitas outras empresas estão se interessando e tentando imitar o exemplo do Google. O The Guardian relata que muitas empresas em todo o Reino Unido estão começando a criar mais áreas de descanso e aprimorá-las, para que os funcionários possam relaxar melhor durante períodos de inatividade e descanso.

1. Incentivar a independência e promover a colaboração criativa

A maioria dos funcionários trabalha bem e da melhor forma quando chefes e supervisores não estão em cima. Marcas e empresas de sucesso são aquelas que dão a seus funcionários e funcionários a liberdade de serem criativas - os chefes não têm o monopólio de boas ideias. De acordo com a Oxford Research Encyclopedia of Psychology, “a criatividade no trabalho é reconhecida como uma fonte de vantagem competitiva distinta”.

Uma vez que uma organização mostre que valoriza a entrada, o talento e as habilidades de cada um de seus funcionários, será esse o momento em que ocorrerá um aumento sem precedentes na produtividade e um sucesso contínuo no futuro.

2. Saiba mais sobre o seu pool de talentos

Na mesma linha do primeiro ponto, a cultura da empresa do Google valoriza o talento e a criatividade individuais, e é por isso que a empresa faz questão de conhecer seu pool de talentos. Um currículo geralmente não é suficiente para transmitir do que um indivíduo é capaz. Portanto, o Google investe não apenas em conhecer melhor sua força de trabalho, mas também em aprimorar suas habilidades atuais.

3. Promova melhores canais de comunicação

Parte de uma cultura positiva no local de trabalho é estabelecer bons canais de comunicação. No Google, os funcionários eram incentivados a serem abertos com suas metas e trajetórias de carreira, e seus gerentes e supervisores os apoiavam. Isso diminui o descontentamento e a concorrência negativa desnecessária entre colegas. Além disso, esse tipo de dinâmica também geralmente se traduz em um fluxo de trabalho mais suave e em uma melhor cooperação entre indivíduos e equipes. Melhores canais de comunicação e uma boa cultura no local de trabalho também resultam em vieses menores, levando a melhores relacionamentos entre os funcionários.

Os benefícios de estabelecer uma boa cultura no local de trabalho

1. Você pega a nata da colheita

As empresas com uma boa cultura no local de trabalho são procuradas. Isso significa que eles têm o benefício de ter um pool de talentos muito maior, de onde podem selecionar os melhores e mais brilhantes. Isso significa pessoas mais brilhantes, mais inteligentes e mais apaixonadas para trabalhar em tarefas e contribuir para a melhoria da empresa.

2. Trabalhadores se respeitam

Estabelecer uma boa cultura no local de trabalho também promove o respeito mútuo entre colegas e colegas de trabalho. Isso significa menos drama no escritório (e menos problemas de RH) e, dado o alto nível de habilidades e conhecimentos que os trabalhadores e funcionários terão, esse encontro de grandes mentes também leva todos no local de trabalho a fazer o melhor e procurar constantemente apresentar seu mais alto nível e apresentar o melhor trabalho possível.

3. Funcionários mais leais, honestos e apaixonados

Simplificando, quanto melhor o trabalho, mais motivadas as pessoas serão para mantê-lo. Uma cultura positiva no local de trabalho é um excelente motivador para manter os funcionários engajados, leais e honestos. Os funcionários apaixonados também farão o possível para contribuir para a empresa e sempre agirão no seu melhor interesse.

4. Bons líderes e equipes são desenvolvidos

Naturalmente, uma cultura positiva no local de trabalho, considerando todos os seus benefícios, dará origem a um número excepcional de indivíduos e equipes. O ambiente de alto desempenho é o campo de treinamento perfeito para líderes excepcionais. Líderes que conhecem os detalhes de como as coisas são feitas e podem levar a empresa a maiores alturas no futuro.

Equipe FM2S

Equipe FM2S

A FM2S Educação acelera a carreira profissional de seus alunos