Quais as habilidades profissionais mais valorizadas?
Habilidades transferíveis são aquelas que podem ser adaptadas entre empregos; não são específicos de um único papel. Construir essas habilidades expande muito suas opções de carreira, porque elas têm amplo apelo para potenciais empregadores. É importante desenvolver uma 'bandeira pessoal' no trabalho - como você utiliza e desenvolve essas habilidades é o que vai impressionar os empregadores em potencial.
Abaixo estão as principais habilidades transferíveis que você deve desenvolver para garantir que está no caminho certo para a progressão na carreira.
1. Comunicação e habilidades de networking
É importante demonstrar excelentes habilidades de comunicação em suas relações com colegas, seu empregador, clientes e além. Uma boa comunicação transmite pensamentos e ideias de forma eficaz. Também permite ouvir os outros e entender o que eles estão tentando comunicar. As principais habilidades de comunicação incluem:
- Falar efetivamente e escrever de forma concisa
- Ouvir com atenção e fornecer feedback
- Expressar ideias e sentimentos de maneira construtiva
- Negociar e persuadir os outros
- Apresentar e treinar as habilidades
- Comunicar de maneira escrita por e-mail, conhecimento de mídia digital e redação de relatórios
Os empregadores valorizam candidatos qualificados que podem exibir habilidades de networking de primeira linha, pois são constantemente usados na maioria dos locais de trabalho. Você nunca sabe de onde virá o seu próximo trabalho: construir uma grande rede de conhecidos aumenta a chance de ocorrerem oportunidades de emprego.
Desde encontrar um colega pessoalmente até postar em redes de mídia social, suas habilidades de comunicação estão continuamente em exibição. Certifique-se de que o seu estilo de comunicação corresponde à sua marca pessoal e que você se depara bem com todos os meios.
2. Liderança e habilidades de gerenciamento
Liderança e gerenciamento eficazes são direcionados e motivados para alcançar objetivos individuais, da equipe e da empresa. Se você tem aspirações para progredir mais em sua organização, concentre-se em encontrar oportunidades para assumir a liderança em projetos e demonstrar sua capacidade gerencial. Desenvolver habilidades transferíveis, mostrando o quão bem você pode gerenciar os outros.
As principais habilidades transferíveis incluem:
- Gerenciar grupos e delegar responsabilidades
- Planejar e coordenar tarefas
- Resolver problemas e gerir conflitos
- Fazer e implementar decisões
- Motivar e treinar outros
As empresas estão constantemente mudando e evoluindo; elas precisam de funcionários que possam responder a influências externas, mostrando liderança em tempos de mudança. Candidatos que demonstram ser proativos ou inovadores ao responder a situações difíceis são capazes de impressionar os recrutadores com suas habilidades de liderança e gerenciamento.
3. Habilidades de planejamento e pesquisa
As habilidades de planejamento e pesquisa permitem que você articule necessidades e formule uma estratégia para atingir objetivos específicos. Muitos cargos exigem essas habilidades, e os empregadores procuram candidatos proativos para realizar pesquisas em vários canais. Manter-se à frente dos desenvolvimentos do setor é fundamental e os empregadores valorizam os indivíduos que são proativos e entendem as melhores fontes para pesquisar projetos relevantes.
Habilidades transferíveis em planejamento e pesquisa podem incluir:
- Usar ferramentas tecnológicas para agilizar processos
- Identificar as necessidades e recursos necessários
- Estabelecer metas e identificar os cursos de ação
- Coletar de informações relevantes e avaliar resultados
- Prever e monitorar situações
- • Analisar, interpretar e divulgar informações
4. Trabalho em equipe e habilidades interpessoais
Essas habilidades são sobre a contribuição que você dá aos grupos e a maneira como você se relaciona e interage com os outros para alcançar um objetivo comum. Os empregadores valorizam muito essa habilidade, já que a maioria das funções exige que você trabalhe com outras pessoas em tarefas. Os empregadores estão procurando candidatos que farão a transição para uma nova equipe sem estresse.
As principais habilidades transferíveis incluem:
- Habilidades de gerenciamento de partes interessadas
- Compartilhamento de crédito e aceitação de responsabilidade
- Contribuição e incentivo das ideias dos outros
- Desenvolver o rapport e respeitar outras opiniões
- Negociação e influência dos outros
- Modificação da comunicação para se adequar à situação (flexibilidade)
5. Habilidades de autogerenciamento
A autogestão é sobre como você direciona suas próprias atividades para o alcance dos objetivos. Os empregadores estão à procura de candidatos que possam realizar trabalhos de forma eficiente e por meio da auto-motivação.
Habilidades transferíveis em autogestão incluem:
- Agilidade e capacidade de priorizar tarefas por conta própria
- Gerenciamento de mudanças e a capacidade de prosperar em um ambiente em mudança
- Estabelecer metas, cumprir prazos e resolver problemas
- Trabalhar bem sob pressão e aceitar a responsabilidade
- Capacidade de se dar bem com os outros
- Autoavaliação e tomada de decisão
Habilidades transferíveis são importantes em qualquer papel. No entanto, ao considerar quais habilidades devem se concentrar no desenvolvimento, também esteja atento às habilidades técnicas específicas que seu próximo empregador estará procurando. Mantenha-se atualizado com publicações e tendências do setor para que você saiba quais habilidades são particularmente valorizadas em sua carreira.
Os trabalhos geralmente têm requisitos técnicos específicos, por isso, procure recursos ou cursos para melhorar a qualificação e mantenha-se atualizado com os desenvolvimentos em seu setor.
Além das habilidades, quais ferramentas o candidato deverá dominar?
- Fluxograma: qualquer atividade requer análise e padronização de processos
- Ciclo PDCA: colocar conhecimento novo no que você faz é fundamental para dominar uma área de expertise
- POP: escrever um padrão é a única forma de você garantir que o conhecimento está documentado e pode ser transferido
- Gráfico de Pareto: priorizar é uma das habilidades fundamentais
- Diagrama Ishikawa: entender a relação causa-efeito