Roteamento de Produção: Definição, Aplicação e Vantagens
Roteamento de Produção

17 de dezembro de 2019

Última atualização: 31 de outubro de 2022

Roteamento de Produção: Definição, Aplicação e Vantagens

Introdução

Imagine que você é gerente de uma estação de ônibus. Você tem 20 ônibus, cada um dos quais visita 5 dos 100 pontos de ônibus da cidade. No entanto, as rotas não foram estabelecidas e os ônibus não estão numerados. Será impossível evitar atrasos, pois você estará lutando com a logística de colocar os ônibus nas paradas corretas na ordem correta. A solução é utilizar o roteamento.

Isso é semelhante para se você é um fabricante moderno que fabrica produtos personalizados.

Seus produtos e pedidos exigirão processos diferentes. Sem rotear a fabricação, será difícil mudar seu produto para o próximo processo.

Você provavelmente está se perguntando: "O que é roteamento de fabricação e como faço isso?"

Iremos analisar o roteamento e como você o implementa em sua oficina para obter um movimento suave e ininterrupto dos seus produtos à medida que os fabrica.

O que é fabricação por roteamento?

A manufatura por roteamento, às vezes chamada de roteamento de produção, é a rota a ser seguida durante cada etapa do processo de fabricação ao transformar componentes e matérias-primas em um produto final.

Os roteiros mostram o fluxo de produção que precisa ser alcançado. Isso pode ser feito em uma ou mais instalações ou enviado a um fornecedor externo para tarefas especializadas.

Uma tarefa sendo uma ação executada para fabricar o produto. Por exemplo, as etapas podem ocorrer em uma ordem como:

  • Material de corte;
  • Pintura;
  • Montagem;
  • Embalagem.

O roteiro detalha as etapas necessárias e, na ordem, elas precisam ser concluídas para criar seu produto.

Junto com isso, o roteiro destaca os materiais e equipamentos / estações de trabalho que serão usados ​​na fabricação de um item, todos derivados da BOM (Bill of Materials - lista de materiais) de um produto.

Para uma explicação mais simples:

Roteamento = listas de tarefas necessárias para um processo de fabricação usado na fabricação de um produto.

O mesmo roteamento pode ser usado para mais de um produto, se houver um processo semelhante. Além disso, um produto pode passar por um processo mais de uma vez antes de passar para o próximo estágio. Se for esse o caso, o número de ciclos precisará ser especificado na fabricação do roteiro.

Portanto, seu roteiro determinará qual caminho e a sequência de operações a serem concluídas em um produto à medida que ele passa de um centro de trabalho para outro.

Mas qual é o objetivo?

O objetivo do roteamento de fabricação é estabelecer a sequência ideal de operações com o menor custo e concluí-la no menor tempo possível (é claro, mantendo o mais alto nível de qualidade).

O roteamento é uma base importante para organizar seus negócios, pois define o método de fabricação.

Ao descobrir seus roteiros, considere:

  • As tarefas que precisam ser executadas para fabricar um item;
  • Os centros de trabalho (onde as atividades de produção são executadas) nas quais essas tarefas são executadas;
  • A sequência na qual um produto passa pelos processos.

Depois de concluir isso, você terá seu documento de roteamento que é aplicado a cada produto que você fabrica. Isso lista todas as operações e processos de produção, em ordem cronológica, que ocorrem para concluir o produto final.

Principalmente, a fabricação por roteamento fornecerá motivos para agendar e medir a capacidade dos recursos de produção.

Roteamento no planejamento e controle da produção

Isso varia dependendo do tipo de negócio de manufatura em que você opera. Para empresas maiores que usam manufatura repetitiva, os produtos são padronizados, portanto, nenhum esforço gerencial é realmente necessário, uma vez que os produtos passam por um movimento.

No entanto, para fabricantes pitorescos, orgulhosos e em escala, precisamos estabelecer rotas, pois nossos itens altamente personalizados estarão zunindo por toda a loja.

O roteamento de uma ordem de produção requer:

  • As informações sobre o produto sendo fabricado;
  • Detalhes de cada operação relevante;
  • O tempo de configuração;
  • O tempo padrão necessário para finalizar a produção.

O procedimento de roteamento consiste em seis pontos

1) Decisão de fazer e comprar

Você precisará decidir quais peças e componentes serão fabricados ou comprados por você. Você decide isso por comparação de preços, disponibilidade de recursos, se tiver as ferramentas apropriadas e se os materiais e máquinas estão disponíveis.

2) Lista de materiais

Os materiais necessários para a produção são determinados pela sua BOM (Bill of Materils - Lista de Materiais). Usar uma lista técnica significa que você pode adquirir o material e os componentes relevantes antes do início da produção.

3) Preparação da Folha de Rota

É aqui que você precisará examinar as operações e associá-las a uma sequência para fabricar o produto. Isso estabelece as operações necessárias para o processamento de um produto, listando-as em sua sequência na rota ou na folha de operações.

4) Determinação do tamanho do lote

É aqui que você determina a capacidade que pode ser produzida em um local. No entanto, "Se o produto deve ser produzido para atender aos requisitos do consumidor, a questão para determinar o tamanho do lote não surge". Isso é principalmente uma preocupação para as empresas que usam um fluxo de trabalho de fabricação contínuo ou repetitivo.

5) O fator de sucata

Você precisará estimar a quantidade de sucata que será produzida ao longo do processo de fabricação. "Como sabemos que todos os componentes produzidos em várias estações de trabalho não atendem aos padrões exigidos e aqueles que não passam na inspeção devem ser negligenciados como sucata".

A sucata pode ser produzida em um ponto durante o processo de fabricação ou progressivamente. Você precisará determinar esses pontos e tomar as medidas apropriadas para lidar com o acúmulo chamado fator de sucata. Normalmente, isso é decidido a partir da experiência anterior e você precisará direcionar recursos para remover o refugo, a fim de evitar o acúmulo de máquinas.

6) Fornecer informações e formulários necessários

Como você provavelmente sabe, o gerenciamento de manufatura e negócios pode ser totalmente administrativo.

Infelizmente, sua fabricação de roteamento não é diferente. Você precisa ter seus pedidos de fabricação, ordens de trabalho, ordens de inspeção, pedidos de mudança, relatos de ferramentas e de equipamentos.

No entanto, para empresas com cerca de 2 a 15 funcionários, muito disso pode não ser necessário. No entanto, é uma boa prática ter seu gerenciamento no nível do chão com esse alto padrão de organização para evitar gargalos e atrasos.

Como você pode ver, o roteamento da produção requer um suor mental para se preparar. Porém, depois de reservar um tempo para fazer isso, você poderá colher os benefícios.

E aqui é que entram as metodologias Lean Manufacturing e Six Sigma, visando mitigar os desperdícios e reduzir a dispersão entre os produtos, conferindo alta qualidade aos mesmos. Aproveite para conferir a nossa formação Lean. Confira também nossa formação Six Sigma.

Vantagens do roteamento de produção

  1. Utilização eficaz dos recursos disponíveis.
  2. Redução de custos de produção.
  3. Ocorre melhoria da qualidade,
  4. A produtividade do sistema melhora
  5. Fornece uma base para carregamento e programação.

Outra ferramenta que colabora bastante para a logística empresarial é o Power BI. Esse curso fornece conceitos básicos em uma apresentação a uma ferramenta de visualização e análise de dados que está em alta no mercado de trabalho. Não deixe de conferir esse e outros cursos em nossa Plataforma EAD.

Equipe FM2S

Equipe FM2S

A FM2S Educação acelera a carreira profissional de seus alunos

Blogs relacionados