O trompetista que utiliza o lean em sua rotina de trabalho!
Melhoria de Processos

24 de agosto de 2017

Última atualização: 25 de janeiro de 2023

O trompetista que utiliza o lean em sua rotina de trabalho!

O que o Lean pode fazer pela rotina de trabalho de um trompetista?


Sempre gostei muito de Jazz e pesquisando sobre um dos trompetistas mais reconhecidos mundialmente descobri que ele é Diretor do Programa de Estudos de Jazz e Instrumental da Universidade de Temple. Além de ser um adepto do Lean Seis Sigma, mesmo sem notar!


Pesquisando um pouco mais sobre a sua vida descobri que ele pratica três rotinas de trabalho diariamente, sem falhas, para garantir seu sucesso como músico. Segundo ele as seguintes rotinas são essenciais pois asseguram a manutenção dos fundamentos e lhe forneça estrutura para melhoria contínua e inovação. Talvez ele tenha estudado sobre ser um agente de melhoria LeanGreen BeltBlack Belt Master Black Belt, para conduzir suas rotinas.



Você imagina quais são as 3 rotinas de trabalho?


Vamos lá, segundo este extraordinário músico suas rotinas são as seguintes:



Rotina de manutenção


São os exercícios que ele executa para manter habilidades fundamentais e sua forma física como músico, como o posicionamento dos lábios, o trabalho com os dedos e a respiração. Ele tem praticado a mesma rotina exata por mais de 30 anos, todos os dias. Ele acorda horas mais cedo ou renunciar a outras atividades, para manter sua rotina de manutenção.


Além de aplicar a si mesmo, ele insiste que seus alunos desenvolvam suas próprias rotinas de manutenção. Suas rotinas não precisam ser iguais à dele, mas a rotina deve ser uma que o aluno se compromete a praticar diariamente pelo resto de sua carreira musical.



Rotina de crescimento


São utilizadas para praticar qualquer coisa que ele não execute ao padrão durante as rotinas de manutenção. Segundo ele:




"Todos os dias eu tenho fracassos - é por isso que eu tenho minhas rotinas de prática. Se eu falhar em coisas, eu sei que tenho a oportunidade de crescer e aprender. "



Se uma certa nota que ele jogava não era consistente na chave, ou um padrão de dedilhado não era preciso, ele usa suas rotinas de crescimento para se desafiar a melhorar e voltar ao seu padrão.



Rotina de exploração


Não são como padrões específicos de prática, mas sim como tempo dedicado, ele deixa de lado para aprender algo novo. Lembra-se do nosso artigo sobre estudar? Segundo o músico esta vez é para inovar, crescer e desenvolver novas ideias, como ele disse:




"Levar o que eu faço para o próximo nível".



Sua prática durante seu tempo de exploração pode ter uma variedade de formatos, como ouvir música de outro artista ou tentar escrever sua própria composição. Ele sempre quer gastar mais do seu tempo na exploração, mas sempre passa pelo rigor de suas rotinas de manutenção e crescimento antes de se permitir tempo de exploração e inovação.


As rotinas deste incrível trompetista não são pontos de extremidade para si mesmas, mas sim as estruturas que ele usa para criar a condição para aprender e melhorar continuamente como músico.



A rotina de trabalho pode ajudar na resolução de problemas?


O praticante Lean não poderia deixar de desenhar o paralelo entre o propósito das três rotinas de com os diferentes tipos de problemas que podem ser abordados usando a estrutura do pensamento de resolução de problemas A3.




  1. Estabeleça e siga um padrão - antes que possamos melhorar, temos que primeiro estabelecer um padrão e depois trabalhar para manter um padrão, todos os dias. Isso reflete as rotinas de manutenção.

  2. Feche o gap causado na performance - se houver uma lacuna entre o padrão atual e o que realmente está acontecendo, precisamos trabalhar para fechar o espaço através da determinação da(s) causa(s) raiz e colocar as contramedidas para fechar a lacuna. Como as rotinas de crescimento, citadas acima.

  3. Estabelecer um novo alvo e inovar para um novo padrão - se queremos alcançar um nível de desempenho maior, estabelecemos um novo alvo e trabalhamos para fechar essa lacuna criada no desempenho através da experimentação e inovação. São as rotinas de exploração.


Estruturas Lean, como utilizá-las para aprender e melhorar?


Os comentários do trompetista sobre suas rotinas estruturadas para a prática diária me levaram a refletir a importância das rotinas e estruturas para criar as condições de melhoria contínua para nós, agentes de melhoria.


Existem muitas estruturas e conceitos que consideramos ferramentas que são simplesmente estruturas que nos permitem praticar rotinas de pensamento mais profundo. Por exemplo, o processo de resolução de problemas A3 descrito no livro "Gerenciando o Aprendizado" são rotinas estruturadas para desenvolver hábitos de resolução de problemas mais efetivos. Caso você tenha interesse, disponibilizamos um formulário A3 para a prática! Como as rotinas de descritas, essas estruturas não são pontos finais. Mas sim são estruturas que suportam as condições para uma aprendizagem mais profunda.


Vocês frequentemente devem escutar de coaching Lean, que o A3 NÃO é um modelo. Mas sobre o processo de pensamento que a estrutura A3 orienta o solucionador de problemas e o padrão de "catchball" entre um dono do problema e um coach. Como Isao Yoshino, o primeiro gerente da John Shook na Toyota falou: "O A3 não é uma ferramenta mágica".


A estrutura que o modelo A3 representa é uma estrutura específica. Ela pode ajudar a criar o hábito de um processo de resolução de problemas mais profundo mesmo na ausência do papel A3 real. A magia é praticar a rotina do pensamento estruturado, não a própria ferramenta.


Uma estrutura Lean útil para identificar rotinas para praticar e melhorar é usar o pensamento A3 focado dentro de suas próprias oportunidades de melhoria.



Você sabe desenvolver sua própria rotina de trabalho para manter, crescer e inovar?


O hábito de usar a estrutura do A3 pensando em melhorar a si mesmo também leva à prática de outros hábitos importantes, como reflexão, perguntas e resolução de problemas. Torna-se um hábito fundamental, que Charles Duhigg define como hábitos que "ajudam outros bons hábitos a assumir".


Yoshino encoraja seus estudantes universitários a desenvolver seus objetivos usando o formato hoshin A3 como forma de aprender e praticar a rotina de pensamento da definição de metas.


Os A3’s não precisam ficar idênticos entre si, como símbolos, tabelas e formato exato. O importante é seguir os princípios e criar uma estrutura e representação visual do seu pensamento, funcional para você. Isso retorna as instruções do famoso trompetista aos alunos para criar suas próprias rotinas de manutenção.



Qual é a sua rotina e estrutura para a prática e a melhoria diária?


Todos nós temos que praticar diariamente, sem falta, manter nossas habilidades e hábitos desejados. É importante trabalhar para fechar nossos gaps comportamentais pessoais. E, então ter espaço para a inovação e desenvolver novas habilidades e hábitos.


Quais serão suas rotinas de trabalho para manutenção, crescimento e exploração? Quais padrões específicos você praticará diariamente? Como você pode usar as estruturas e estruturas dentro da prática Lean para suportar suas rotinas diárias para a prática? Quer conhecer mais sobre Lean, e utilizá-lo a seu favor nas suas rotinas diárias, conheça nossas certificações  LeanGreen BeltBlack Belt Master Black Belt? Acesse nossos cursos!

Equipe FM2S

Equipe FM2S

A FM2S Educação acelera a carreira profissional de seus alunos