Speed Networking - Como acelerar relacionamentos de negócios
Imagine que você ouve um sino tocando em um restaurante. Você supõe que a comida de um restaurante está pronta ou que alguém tem um smartphone anormalmente alto, então você volta para a sua refeição. Quando você ouve o som novamente, você olha para cima e vê as pessoas se movendo em círculos, trocando de lugar e apertando as mãos. Este grupo está envolvido em um Speed Networking.
O Speed Networking é uma maneira de fazer novos contatos de negócios de maneira rápida e eficaz, além de formar relacionamentos que podem beneficiar sua carreira e levar a novas oportunidades.
Neste artigo, vamos explorar o que é Speed Networking, descobrir como planejar um evento de sucesso e descobrir como construir relacionamentos de trabalho dessa maneira.
O que é Speed Networking?
O Speed Networking pode ter várias formas, mas o objetivo é encontrar o maior número possível de pessoas, o mais rapidamente possível.
Geralmente, as pessoas se reúnem em uma sala e passam um determinado período de tempo - geralmente apenas alguns minutos - para se encontrarem e trocar informações. O organizador dará um sinal e as pessoas irão rodar e encontrar alguém novo.
Este conceito de Speed Networking é uma mistura de Speed Dating e Networking Profissional. No entanto, em vez de encontrar potenciais pretendentes, você fará contatos comerciais valiosos que podem abrir portas para novas oportunidades em sua carreira.
Vantagens e Desvantagens do Speed Networking
A maioria de nós acha difícil se aproximar de um estranho e nos apresentar de maneira memorável, de modo que geralmente procuramos rostos familiares em uma sala lotada. O Speed Networking é eficaz porque encoraja você a falar com alguém novo e ir direto ao ponto sem falar de nada desconfortável.
Em outras situações, você precisa encontrar tempo para conversar e estar no local certo. No entanto, o Speed Networking simplifica esse processo estressante, reduz a pressão e incentiva as pessoas a se abrirem. Todos na sala estão lá pela mesma razão - para conhecer e aprender uns sobre os outros.
Em grandes organizações, pode ser difícil para as pessoas encontrarem colegas fora de sua equipe ou departamento. No entanto, esse tipo de Networking podem reunir novos grupos e incentivar as pessoas a formarem conexões valiosas e significativas. Você também pode usá-lo para conectar pessoas afins de diferentes organizações.
Apesar de seus benefícios, o Speed Networking também pode ter algumas desvantagens. Por exemplo, algumas pessoas só podem participar para promover seus produtos ou serviços, em vez de formar relacionamentos significativos, participar de discussões ou compartilhar ideias.
Algumas pessoas também acreditam que participar de um evento dessa modalidade aumentará automaticamente o tamanho de sua rede. No entanto, você só semeia as sementes de novos relacionamentos nessas sessões e precisa cultivá-las depois para que elas cresçam.
Como executar um evento de Speed Networking?
O objetivo de um evento de Speed Networking é incentivar os participantes a conhecer o maior número possível de pessoas novas. Então, se você está promovendo um, deve procurar atrair um número saudável de participantes e ajudar as pessoas a se sentirem confortáveis.
Use as cinco dicas abaixo para garantir que o evento seja executado da melhor maneira possível.
1. Determine o objetivo do evento
Comece identificando seus objetivos e resultados desejados. Por que você quer que as pessoas participem? O que você quer que eles consigam? O que deve acontecer depois? Como isso afetará a maneira como você administra seu evento?
Por exemplo, você pode se concentrar em ajudar todos a conhecer o maior número de pessoas possível. Ou talvez você queira maximizar o aprendizado, com rotações mais longas e mais tempo para se conectar. Você também pode configurar pequenos grupos para redes, em vez de sessões individuais.
2. Selecione o formato
O formato do evento e a configuração da sala dependerão de como você pretende que as pessoas se encontrem. Por exemplo, se você deseja que os participantes conversem individualmente, você pode usar mesas longas com cadeiras em ambos os lados ou simplesmente ter duas filas de assentos voltadas uma para a outra. Aqui, as pessoas de um lado movem um lugar para a direita ou para a esquerda ao seu sinal e as do outro lado permanecem sentadas.
Você também pode configurar para um grupo pequeno. Aqui, você configura uma série de pequenas mesas redondas e coloca os participantes em pequenos grupos. Cada grupo se senta em uma das tabelas, rede e, em seguida, todos os membros, exceto um movimento para uma tabela diferente no final da rotação.
Outra consideração é o comprimento das rotações. Você quer que todos se encontrem ou interajam em grupos menores? Você também deve pensar nos tamanhos dos grupos e no tempo necessário para se mover entre cada rotação (a maioria dura de quatro a seis minutos).
3. Escolha seus convidados
Quantas pessoas você vai convidar? Esse número depende do seu propósito e do tempo que você tem disponível. Por exemplo, você precisará de mais de três horas para 50 pessoas se quiser que todos se encontrem por pelo menos quatro minutos. As pessoas podem não querer gastar muito tempo em Speed Networking!
Em geral, grupos de 16 a 30 pessoas trabalham melhor. Lembre-se, você precisa de um número par, para que ninguém fique de fora.
4. Informe seus convidados
Prepare seus convidados para que eles possam aproveitar o máximo possível do evento. Considere estabelecer uma agenda com antecedência para que eles entendam o propósito do evento e a duração das rotações e possam organizar suas conversas de acordo.
Também pode ajudar a compartilhar uma lista de participantes para que as pessoas possam se preparar significativamente para o evento e saibam quantos cartões de visita trazer.
5. Considere outras logísticas
Há uma série de outras coisas que você deve considerar ao planejar seu evento. Primeiro, pense no local. Sua organização pode acomodar o grupo ou você precisará alugar um espaço privado? Você vai fornecer comida? Tenha em mente que pode ser difícil para os participantes fazerem malabarismos com um prato e comerem graciosamente enquanto se encontram com outros, apertando as mãos e conversando. Por isso, considere reservar um serviço de alimentação para o início ou fim do evento.
Planeje dar uma breve introdução no início da sessão, explicar as regras básicas e discutir a agenda. Você também pode deixar tempo no final para uma rede aberta, para que as pessoas possam ter discussões posteriores.
Como obter o máximo de um Speed Networking?
Se você estiver participando de um evento de Speed Networking, você terá que aproveitar ao máximo isso, pois cada rotação é muito curta. Aqui estão quatro dicas para ajudá-lo a se preparar e se apresentar da melhor maneira possível.
1. Traga Cartões de visita
Procure trazer um cartão de visita para todas as pessoas presentes no evento para que você possa acompanhar as novas conexões depois. Você provavelmente não vai dar um cartão para todos os participantes, mas é bom ter peças de reposição.
2. Prepare o seu argumento de venda
Você precisará se apresentar com rapidez e eficiência a cada rotação, portanto, certifique-se de que sua mensagem seja a mais breve e atraente possível. Que impressão você quer dar? Quais são os pontos mais fortes que você pode fazer para apoiar isso?
Use essas informações para criar seu argumento de venda. Lembre-se, quanto mais você praticar o seu discurso mais suave será, mas certifique-se de que ele não soa muito ensaiado.
Você também pode preparar algumas perguntas antes do tempo. Isso ajuda você a obter as informações desejadas de cada pessoa e saber se deve dedicar tempo a um novo contato.
3. Tome notas breves
Em muitas sessões de Speed Networking, você encontrará um número de pessoas ao mesmo tempo. Então, escreva notas breves no final de cada conversa para se lembrar da pessoa e da sua reunião.
4. Acompanhamento
Você provavelmente terá impressionado inúmeras pessoas durante o evento, mas a menos que você as acompanhe e desenvolva suas conexões talvez você não consiga aproveitar os possíveis benefícios desses novos relacionamentos. Pegue os cartões de visita que você coletou e acompanhe cada pessoa logo após o evento. Você pode enviar um e-mail para eles ou agendar uma reunião ou jantar e continuar a construir seu relacionamento.