Quais os principais tipos de projetos?
Blog

13 de julho de 2020

Última atualização: 31 de outubro de 2022

Quais os principais tipos de projetos?

Projetos são utilizados nas mais diversas áreas e para os mais diversos fins. Eles são responsáveis pelo desenvolvimento de produtos, pesquisas, construções, tecnologias e muitos outros atributos do nosso uso diário. São diversos os tipos de projetos existentes: projetos de pesquisa, de manufatura, sociais e muitos outros. Neste artigo você confere os tipos de projetos existentes e como funcionam cada um deles.

Mas o que é um projeto?

Um projeto é um conjunto de atividades temporárias e inter-relacionadas que tem como objetivo produzir um resultado único. Além disso, um projeto deve ser realizado dentro de um período finito de tempo e obedecer a outras restrições diversas.

A atividade de fazer com que projetos aconteçam da melhor maneira possível, cumprindo suas exigências de tempo, escopo e custo, denomina-se gestão de projetos.

Isso quer dizer que um projeto é uma ação específica com início e fim bem determinados e com um objetivo claro a ser atingido utilizando os recursos destinados a ele.

Se você deseja entender mais sobre o que é um projeto, confira também:

Características de um projeto

Um projeto, bem como sua definição possuem algumas características específicas:

  • Introduz mudanças: Projetos são uma maneira de introduzir mudanças.
  • Interfuncional: Um projeto envolve pessoas de diferentes departamentos de negócios e antiguidade que trabalham juntos pela duração do projeto.
  • Único: Cada projeto é único, pois sempre há algo diferente em cada projeto.
  • Incerto: Como partes do projeto são únicas, isso gera incerteza, pois você não tem 100% de certeza de como isso vai funcionar.
  • Temporário: essa característica fundamental significa que todo projeto tem um início e um fim. O início é o momento em que o projeto é iniciado e seu conceito é desenvolvido. O fim é atingido quando todos os objetivos do projeto forem atingidos.
  • De elaboração progressiva: Com o progresso de um projeto, investigação e aprimoramento contínuos se tornam disponíveis, e tudo isso permite produzir planos mais precisos e abrangentes. Essa característica fundamental significa que as sucessivas iterações dos processos de planejamento resultam no desenvolvimento de soluções mais eficazes para o progresso e o desenvolvimento de projetos.

curso de gestao de projetos

Quais as diferenças entre projeto e processo

A diferença significativa é com que frequência você repete a atividade. Os projetos são pontuais. No mínimo, você as executa com pouca frequência. Sim, eu sei que existem coisas como modelos de projeto. Isso implica que os projetos são repetíveis. Se você está planejando um conjunto de atividades para atingir uma meta pela primeira vez, é um projeto. Agora, se você repetir constantemente com base no mesmo plano, ele se tornará um processo.

Os processos são repetíveis. Eles criam valor produzindo uma determinada produção sob demanda. De certa forma, é como uma função do Excel. Você coloca os números dentro e fora aparece o resultado. Você não precisa pensar nisso. Mas alguém fez a primeira vez. O designer da função Excel passou muito tempo acertando isso, você pode ter certeza.

E esta é a diferença que tem o impacto. O fato de as atividades serem repetidas significa que você pode efetivamente amortizar o esforço de planejamento por várias repetições. Você precisa planejar um projeto todas as vezes. O esforço deve ser compensado com o resultado da única vez em que você executa o projeto.

Aproveite para conhecer a Assinatura FM2S. Com ela você pode acessar todo o conteúdo de nossa Plataforma EAD por um ano, incluindo os cursos de Metodologias Ágeis, Especialista SCRUM, Gestão de Projetos - PMBOK e muito mais. Confira! [caption id="attachment_24739" align="aligncenter" width="750"]Assinatura FM2S Assinatura FM2S[/caption]

Principais Tipos de Projeto

Projetos Sociais

Um dos mais comuns tipos de projetos existentes são os projetos sociais. São projetos que tem como objetivo a melhora da qualidade de vida de pessoas ou de comunidades. Pode estar relacionado aos serviços públicos que o governo presta gratuitamente ou a um custo nominal, mas costumam estar associados as ONG’s (Organizações Não Governamentais) que fazem campanhas para arrecadação de roupas, alimentos e dinheiro, direcionando essas ações à comunidades carentes.

Também não costumam envolver nenhum tipo de remuneração e a força motriz dos contribuintes é a transformação social dos indivíduos que são alvo da ação social.

Projetos de pesquisa

Um projeto de pesquisa é definido como o esforço científico para responder a uma pergunta de pesquisa.

A pesquisa é definida como a criação de novos conhecimentos e/ou o uso dos conhecimentos existentes de maneira nova e criativa, de modo a gerar novos conceitos, metodologias e entendimentos. Isso pode incluir síntese e análise de pesquisas anteriores, na medida em que levam a resultados novos e criativos.

São projetos de cunho acadêmico, relacionado com as universidades. O projeto de pesquisa deve representar um nível mais alto de pensamento, que ilustra a capacidade de resumir, conectar, encontrar padrões, críticas e, finalmente, assumir uma posição cuidadosamente considerada.

Projetos culturais

Um projeto cultural é um projeto que visa a produção de um bem cultural e estes bens envolvem a música, teatro, artesanato, pintura, fotografia e muitas outras áreas. Apesar dos projetos culturais também possuírem um viés social, ele não é assim considerado devido ao seu objetivo. A manifestação artística é o foco principal deste tipo de projeto.

Projeto de Manufatura

Os projetos de manufatura são projetos que objetivam a fabricação de um produto (equipamento ou maquinário, navio, aeronave, veículo terrestre ou algum outro item de hardware especialmente projetado).

O projeto pode ser específico e desenvolvido para um único cliente ou pode ser gerado e financiado por uma empresa, por exemplo para a fabricação e venda em larga escala.

Os projetos de fabricação geralmente são conduzidos em uma fábrica ou outro ambiente doméstico, onde a empresa deve ser capaz de exercer um gerenciamento no local e fornecer um ambiente ideal.

Obviamente, essas condições ideais nem sempre se aplicam. Alguns projetos de fabricação podem envolver trabalho fora da base, por exemplo, instalação, comissionamento e partida, treinamento inicial do cliente e serviço e manutenção subsequentes.

Desenvolvimento de softwares computacionais

O tipo de projeto que deu origem à gestão ágil de projetos foi o desenvolvimento de softwares computacionais. Os projetos de software são famosos por mudar o escopo radicalmente durante o projeto. Muitas vezes, eles estão pressionando o estado da arte que apresenta alto risco. Os programadores são famosos pelo comportamento individualista.

Em geral um controle rígido do projeto é necessário em projetos de software nos quais outros fatores podem ser bastante frouxos. O gerente do projeto precisa estar pronto para se adaptar às mudanças nos requisitos do cliente.

Aproveite para conhecer o curso de Metodologias Ágeis da FM2S! Aproveite para conferir abaixo uma das vídeo aulas do curso. https://www.youtube.com/watch?v=Ic-cKGBKAII&feature=emb_logo  

Equipe FM2S

Equipe FM2S

A FM2S Educação acelera a carreira profissional de seus alunos