Introdução
Hoje, no dia do livro, trouxemos nesta postagem um top 10 livros sobre liderança. Liderança e suas habilidades que são bastante requeridas quando estamos em progressão do Green Belt para o Black Belt, ou do Black para o Master Black Belt em nossa metodologia Lean Seis Sigma. Aos que almejam esses cargos, a leitura é imprescindível, vamos conferir?
Top 10 livos sobre liderança
Ser líder é mais do que apenas fazer sua voz ser ouvida ou se destacar na multidão. Ser líder significa que você possui características que podem levar a organização ao próximo nível. Você tem novas ideias, pensa fora da caixa e sabe como se comunicar efetivamente com as pessoas. Embora você tenha nascido com essas características, ainda há espaço para crescer. E que melhor maneira de fazê-lo do que através dos livros?
Existem alguns livros que são ótimos para serem exibidos na estante do seu escritório. E, existem outros livros que você apenas deveria ler. Veja, os líderes não nascem, eles são criados, aprendendo e desenvolvendo suas características dos outros à medida que crescem.
Acredite ou não, os livros mudam vidas. Se você deseja causar impacto e se tornar um dos melhores líderes, então precisa começar a ler e, desta forma, trouxemos nesta postagem um top 10 livros sobre liderança.
“A Essência do Líder” – Warren Bennis
On Becoming a Leader by Warren Bennis (1989)
No primeiro livro do top 10 livros sobre liderança, o professor Bennis conduz centenas de entrevistas com líderes de opinião para responder à pergunta: O que é um bom líder? O autor não limitou suas entrevistas a executivos (como muitos livros de liderança), ele incluiu empresários, psicólogos, filósofos, etc. Devido à sua ampla pesquisa e definição de liderança, isso chega ao topo desta lista.
“Jogando Para Vencer” - John Wooden e Steve Jamison
Wooden on Leadership: How to Create a Winning Organization by John Wooden (2005)
Facilmente o treinador de basquete universitário de maior sucesso na história, John Wooden, 10 vezes campeão da NCAA, era amado pelos jogadores e fãs da UCLA como treinador e mentor. Sua “Pirâmide do Sucesso”, um diagrama triangular que ilustra 25 comportamentos que ele considerava críticos para a realização pessoal, é amplamente citada por consultores de gerenciamento e desenvolvedores de equipes em todo o mundo. Embora Wooden tenha sido o autor de sete livros de liderança, este se aplica mais enfaticamente ao local de trabalho. O Wooden oferece duas dicas concretas e cada capítulo é concluído com uma lista com marcadores de etapas acionáveis e uma inspiração geral.
“A Arte da Guerra” - Sun Tzu
The Art of War by Sun Tzu (5th century B.C.)
Acredito que este seja o mais antigo dos livros desta lista. Quem nunca ouviu falar deste livro, certo? É incrível pensar que foi escrito no século V a.C. Muitos generais, presidentes e CEOs extraíram conhecimento deste livro ao longo de centenas de anos. Este livro é chinês antigo composto por 13 seções, cada uma destacando um aspecto diferente da estratégia de batalha. Este livro de liderança clássico atemporal é cheio de ideias sobre como não apenas definir metas, mas também alcançá-las. A premissa básica é agir rapidamente como estratégia versus fazer listas. Quantos de nós passam boa parte do dia se preparando para se preparar?
“O Poder Da Inteligência Emocional - Como Liderar Com Sensibilidade E Eficiência” – Daniel Goleman
Primal Leadership: Realizing the Power of Emotional Intelligence by Daniel Goleman (2002)
Você pode ter me ouvido dizer: "Vulnerabilidade é a qualidade número um que procuro em um líder". Goleman estuda profundamente esse conceito neste livro de liderança. Ele aplica inteligência emocional à liderança e como podemos usar nossas emoções de maneira positiva para liderar os outros. Após vários estudos de caso, ele afirma que líderes com "ressonância", a capacidade de canalizar emoções em uma direção positiva, são os líderes mais eficazes e inspiradores. Essa é uma reviravolta muito interessante para a maioria dos livros de liderança e geralmente é negligenciada ao se tornar um grande líder.
“Motivação 3.0” – Daniel H. Pink
Drive by Daniel H. Pink (2009)
Pink está trazendo de volta a motivação para a liderança, enquanto muitos outros estão focados em liderar pelo medo ou por incentivos. Agora, pode parecer um pouco desagradável para alguns de vocês no começo, mas, como ele confirma várias descobertas científicas, você se sente atraído e se lembra por que Zig Ziglar e Jim Rohn ainda são populares hoje. Esta é uma leitura atualizada sobre um tópico antigo. Isso me trouxe de volta ao básico e espero que faça o mesmo por você! Apenas trate as pessoas como pessoas e não como bens.
“Ouse: Fazer o bem, se divertir, ganhar dinheiro: Como revolucionar seu negócio e ainda melhorar o mundo” - Richard Branson
Losing My Virginity: How I Survived, Had Fun, and Made a Fortune Doing Business My Way by Richard Branson (2011)
A autobiografia genial de um dos meus heróis favoritos! Rapaz, Richard Branson sabe como ganhar a vida, certo? Você já se perguntou onde ele criou o nome "Virgin" para o seu primeiro negócio? Era uma piada entre Branson e seus amigos sobre ser virgem neste mundo dos negócios. Ele criou empresas em todo o mundo seguindo suas próprias regras para o sucesso e sem sede central, garantindo nenhuma hierarquia e o mínimo de burocracia possível. É uma leitura incrível e fascinante para um livro de liderança ou qualquer outro livro. Ele é um gênio e um grande mentor através da palavra escrita.
“Desenvolvendo Líderes Em Sua Equipe de Trabalho” - John C. Maxwell
Developing the Leader Within You by John C. Maxwell (2005)
Aqui o autor cita princípios e práticas que estão disponíveis para os líderes cotidianos em todas as esferas da vida o que o fez se classificar no top 10 livros sobre liderança. É um chamado elevado para liderar um grupo - uma família, uma igreja, uma organização sem fins lucrativos, um negócio - e os princípios atemporais deste livro trarão mudanças positivas em sua vida e na vida das pessoas ao seu redor. Você aprenderá a verdadeira definição de líder, os traços de liderança e a diferença entre liderança e gerenciamento.
“Satisfacao Garantida” – Tony Hsieh
Delivering Happiness: A Path to Profits, Passion and Purpose by Tony Hsieh (2009)
Esse empresário apaixonado por diversão pode ser tão conhecido por seus princípios de gerenciamento não convencionais quanto por seu império de calçados Zappos. Manifesto de espírito de Tony Hsieh: O local de trabalho pode e deve ser um local onde os funcionários encontram satisfação pessoal. Para esse fim, Hsieh se concentra em promover funcionários felizes, apaixonados e comunicativos. Quando confrontado com a história de sucesso que é a Zappos - onde há uma biblioteca gratuita da Zappos e seminários de treinamento para se sentir bem -, fica claro que Hsieh sabe de alguma coisa. O resto da história, somente conferindo pra saber.
“Empatia Aplicada: Uma nova Linguagem para Líderes” – Michael Ventura
Applied Empathy: The New Language of Leadership by Michael Ventura (2018)
Michael Ventura, empresário e CEO da premiada estratégia e prática de design Sub Rosa, compartilha como a empatia - a capacidade de ver o mundo através dos olhos de outras pessoas - pode ser o que sua empresa precisa para inovar, conectar e crescer. Para líderes de todos os níveis, este guia inovador estabelece as bases para estabelecer uma equipe diversificada, criativa e orientada, capaz de enfrentar os desafios do mercado em constante evolução de hoje. Se você deseja se conectar com as pessoas com quem trabalha, primeiro precisa entendê-las.
“As 21 irrefutáveis leis da liderança” - John C. Maxwell
21 Irrefutable Laws of Leadership by John Maxwell (1998)
E no último título do top 10 livros sobre liderança, Maxwell fornece 21 leis de liderança contundentes que ele desenvolveu ao longo de 30 anos de sucessos e erros de liderança. Ele destaca lições de liderança do mundo dos negócios, esportes, religião, política e conflito militar.
Tem alguma sugestão? Conta aí pra gente nos comentários!