Uma semana de trabalho de quatro dias pode ser uma coisa boa?
"Todo mundo trabalha em um ritmo diferente. Você escolhe como fazer seu trabalho. É triste como infantilizamos tanto o local de trabalho, que os funcionários sentem a necessidade de se desculpar por terem vidas pessoais. Eu confio em você para fazer seu trabalho. Mantendo os clientes felizes, eu fico feliz. O futuro está em padrões de trabalho flexíveis. ” Pode demorar um pouco, mas é um ponto de vista muito profundo que poderia muito bem ajudar a impulsionar e progredir o fluxo de trabalho e a ética de trabalho de muitas organizações hoje em um nível significativamente mais eficiente, produtivo, econômico e mais rentável. Parte desse movimento é o conceito da semana de trabalho de quatro dias.
A ideia de uma semana de trabalho de quatro dias foi divulgada e brincada por um longo tempo, mas ninguém realmente parece estar prestando atenção. A maioria das empresas tradicionais evita a noção de funcionários que trabalham apenas quatro dias, muitos chegando ao ponto de chamar a ideia de estúpida ou preguiçosa, de modo que a ideia de um dia de trabalho das 9h às 17h ainda é o padrão dominante e adequado em muitos locais de trabalho. Embora a ideia de uma semana de trabalho de quatro dias possa parecer preguiçosa na superfície, realmente há mais na ideia e qualquer pensador crítico faria bem em evitar simplesmente descartá-la completamente.
Pode ser surpreendente para muitos, mas a semana de trabalho de quatro dias não é tão ruim quanto alguns pensam ou é - pode até, em muitos casos, funcionar para melhor servir aos objetivos de negócios de uma organização. E, se funcionar, pode servir como uma das chaves do sucesso da sua organização. Então, vamos analisar mais de perto essa questão (muitas vezes) controversa.
Uma semana de trabalho de quatro dias é realmente tão ruim?
Antes de mais nada, vamos começar com alguns dos contras mais óbvios da semana de trabalho de quatro dias. Para empresas que precisam estar constantemente disponíveis para os clientes (às vezes até nos finais de semana), uma semana de trabalho de quatro dias está fora de questão. Algumas empresas também podem precisar do tempo que uma semana de trabalho de cinco dias dá e fornecer uma semana de trabalho de quatro dias aos funcionários pode custar-lhes mais dinheiro, pois eles precisam contratar trabalhadores adicionais para ajudar a cobrir a escassez desnecessária de mão de obra.
Algumas organizações também tentaram uma semana de trabalho de quatro dias, apenas para voltar às configurações regulares das 9 às 5, de segunda a sexta-feira. A Treehouse, uma empresa de educação on-line em Portland, Oregon, era uma dessas organizações, argumentando que muitos funcionários não conseguiram gerenciar suas cargas de trabalho adequadamente e que isso arruinou a ética do trabalho para muitas pessoas. O CEO Ryan Carson disse em entrevista que a iniciativa saiu pela culatra na empresa e até o forçou a demitir um número ou funcionários. "Isso criou uma falta de ética de trabalho em mim que foi fundamentalmente prejudicial para os negócios e para a nossa missão", disse ele. "Na verdade, foi uma coisa terrível". Carson ainda observa que trabalhar 40 horas também não é a chave do sucesso - ele trabalha 62 horas por semana.
Mas, embora a semana de trabalho de quatro dias possa ter falhado no Treehouse, ela foi extremamente bem-sucedida em muitos outros ambientes. Pesquisadores da Universidade de Auckland e da Universidade de Tecnologia de Auckland experimentaram uma semana de trabalho de quatro dias na Perpetual Guardian, uma empresa de serviços financeiros na Nova Zelândia. No período de seis semanas do estudo, o estudo descobriu que os trabalhadores não eram apenas mais felizes - eles também eram pelo menos 20% mais produtivos. Os níveis de estresse caíram 7% e os funcionários relataram um aumento de 24% na qualidade de seu equilíbrio entre vida profissional e pessoal.
A Wildbit, uma empresa de software, também obteve sucesso com uma semana de trabalho de quatro dias, que existe há cerca de dois anos, de acordo com uma reportagem da CNN. Natalie Nagele, CEO e cofundadora da empresa, disse à publicação que a chave para o sucesso não era trabalhar menos, mas trabalhar com mais inteligência. Ela diz que todo mundo ainda trabalha com a mesma quantidade de trabalho, mas agora leva menos tempo para fazê-lo. A empresa dá aos funcionários mais controle sobre seu cronograma e ajuda as coisas, colocando iniciativas como limitar o número de reuniões que os membros da equipe podem ter por semana, garantindo que haja menos interrupções e distrações para os funcionários. Os funcionários também são incentivados a verificar regularmente seus horários para ver se há algum ponto de melhoria em termos de eficiência e como eles podem maximizar melhor o tempo necessário para se concentrar completamente no trabalho e nas tarefas essenciais.
Quais os benefícios de uma semana de trabalho de quatro dias?
Dito tudo isso, existem muitos incentivos para as empresas mudarem ou oferecerem uma semana de trabalho de quatro dias para seus funcionários. Definitivamente, não é para todos, mas os benefícios que o sistema pode oferecer podem ser muito significativos e empreender essa mudança pode criar um valor que de outra forma não seria realizado.
1. Ajuda a repensar seu fluxo de trabalho
Quantas reuniões você frequenta todos os dias? As reuniões consecutivas são uma norma em sua organização? Uma semana de trabalho de quatro dias forçará todos a ajustar o trabalho com um cronograma mais curto, forçando todos a repensar a maneira como gastam seu tempo. Você começa a fazer perguntas como “Esta reunião é realmente necessária?” E oferece às pessoas menos desculpas para perder tempo com distrações, porque elas sabem que têm um prazo mais curto para trabalhar. Em muitos casos, uma visão geral completa do seu fluxo de trabalho como organização pode precisar ser reformulada, e você poderá identificar partes desnecessárias ou repetitivas e tornar todo o processo muito mais eficiente.
2. Encoraja o trabalho mais inteligente
Mais uma vez, trabalhar quatro dias ajuda a eliminar todas as partes ineficientes de um fluxo de trabalho. Mesmo para funcionários individuais, eles trazem toda essa mentalidade para a maneira como trabalham. Independentemente do projeto ou tarefa em que eles estejam trabalhando, a semana de trabalho de quatro dias incentiva os funcionários a encontrar maneiras de trabalhar de maneira mais inteligente e eficiente. Especialmente se você adaptar o método objetivo e resultados chave (OKR), a mentalidade inteligente de trabalho que a semana de trabalho de quatro dias incentiva pode ajudar bastante a fazer as coisas acontecerem.
3. Tem o potencial de economizar uma quantidade significativa de recursos
Imagine quanta energia um escritório usa todos os dias. Tirar um dia de folga ajudará a reduzir os custos de energia (e também será muito mais ecológico!). O mesmo ocorre com outros recursos que os funcionários consomem em um ambiente de escritório em um ambiente diário normal. Tanto no curto quanto no longo prazo, as organizações podem reduzir as despesas por causa da semana de trabalho de quatro dias.
Marta Stefaniuk, gerente da empresa Merge Design + Interactive, com sede em Chicago, acredita que tanto a saúde das pessoas quanto a saúde fiscal das empresas se beneficiam de uma semana de trabalho de quatro dias. "As pessoas passariam mais tempo com os amigos de quem se importam, em vez de formarem relacionamentos artificiais 'amigos de trabalho' e os funcionários seriam mais saudáveis tanto física quanto mentalmente. Isso, por sua vez, pouparia às empresas uma boa quantia em dinheiro ”, afirmou ela em entrevista.
4. Bom para saúde mental e equilíbrio entre vida profissional e pessoal
Muitos que tiveram experiência com uma semana de trabalho de quatro dias foram unânimes em elogiar o método de trabalho como forma de possibilitar um melhor equilíbrio entre vida profissional e pessoal. Isso leva a uma melhor saúde mental, que é uma chave essencial para permitir que todos os membros da organização estejam mais motivados para trabalhar e estimula-os a serem mais produtivos. Trabalhadores com boa saúde mental e felizes demonstram ter uma produção muito superior em comparação aos trabalhadores cansados, abatidos e infelizes. Além disso, os funcionários satisfeitos também têm o benefício de ter uma tendência a se envolver muito mais com os clientes (nos setores aplicáveis), resultando em melhores vendas e satisfação do cliente. É o tipo de cenário em que todos saem ganhando e saem felizes.