Como criar uma cultura de alto desempenho dentro da sua empresa?
A sua cultura corporativa é contra ou por mudança? A cultura corporativa é uma força poderosa que atravessa todas as organizações. É definido como as atitudes, experiências, crenças e valores que operam dentro de uma organização. E essas correntes subjacentes definem o comportamento das pessoas e como uma empresa faz as coisas, de maneiras positivas ou negativas.
Quando a mudança bem-sucedida é o resultado desejado, esses fatores culturais desempenham um papel muito importante. Se uma organização teve uma experiência negativa de mudança no passado, então a mudança será muito mais difícil na próxima vez. Efetivar a mudança é difícil na melhor das hipóteses. Quando você encontra resistência devido a elementos culturais, pode ser ainda mais frustrante. Isso ocorre porque os próprios elementos da cultura corporativa são tão difíceis de ver e identificar.
Embora os problemas culturais possam apresentar barreiras à mudança, eles também podem apoiar a mudança e a realização de metas. Para superar as barreiras culturais, a melhor maneira de começar é observar as características de uma cultura de alto desempenho. Uma vez que você saiba o que "deveria" estar fazendo ou promovendo, é mais fácil fazer um plano para renovar sua situação atual.
Não existe uma cultura perfeita. A cultura de uma organização é única e especial e evolui de todas as experiências, crescimento e desenvolvimento que já ocorreram. Portanto, embora não exista um ideal para se aspirar, o que você quer fazer é definir características que ajudem sua organização a se adaptar ao que quer que surja em seu caminho.
As características das culturas de alto desempenho
Por definição, uma das principais diferenças entre as culturas de alto desempenho e as de baixo desempenho é sua capacidade de se adaptar e mudar. Em termos gerais, uma organização de baixo desempenho é aquela em que há muitas barreiras à mudança. Quando as organizações são capazes de adotar mudanças e implementar sistemas facilmente para suportá-las, elas tendem a ter mais sucesso.
Barreiras culturais para mudar
- Medo e desconfiança - pensando que todos estão fora por si mesmos.
- Preocupação com os lucros de curto prazo e a linha de fundo.
- Estrutura hierárquica com tomada de decisão de cima para baixo.
- Procurando por culpa e culpa, as pessoas se esquivam da responsabilidade.
- Má comunicação - o "mensageiro é disparado", a informação é ocultada, os funcionários são desinformados e céticos.
- A preferência pelo status quo, acredita que o que está sendo feito atualmente é a coisa certa a fazer.
- A falha está encoberta.
- Esmagamento de novas idéias, com críticas dadas com a intenção de encontrar falhas.
- "Nós contra eles" mentalidade, guerras entre departamentos ou unidades de negócios.
- A alta administração fala de um grande jogo, mas não faz muito por si.
- Aplicação de políticas e regras muito rígidas que não permitem muito julgamento.
- Atitude negativa - comece olhando para todas as coisas que vão dar errado.
Apoios Culturais para a Mudança
- Confie na empresa e nas pessoas que trabalham lá.
- Foco de negócios de longo prazo.
- Empoderamento dos funcionários para tomar decisões.
- Responsabilidade pessoal e responsabilidade.
- Comunicação aberta e honesta - a informação é procurada.
- Abertura a novas ideias e formas de fazer as coisas.
- Falha provoca investigação e análise.
- Promoção de inovação e criatividade.
- Equipes multifuncionais.
- Alta gerência que lidera pelo exemplo.
- Flexibilidade de regras, processos e procedimentos que podem ser adaptados para se adequarem à situação.
- Atitude positiva - comece a acreditar que o sucesso será alcançado.
Se a sua organização estiver estacionada no lado esquerdo do gráfico, não há tempo como o presente para abordar essas questões culturais. Esses problemas não só dificultarão suas tentativas de mudança, como também poderão causar ineficiências, discórdias e desconexões entre funcionários, departamentos, gerentes e clientes....
Superando Barreiras Culturais
A natureza das barreiras culturais que sua organização enfrenta será exclusiva da sua organização. No entanto, existem alguns princípios que você pode aplicar agora que ajudarão você a mudar sua cultura das características de baixo desempenho para as de alto desempenho.
O que é recompensado, é feito
Programas de recompensa e reconhecimento são meios altamente eficazes para motivar e reforçar a mudança. Quando a cultura precisa mudar, você precisa ser criativo e identificar comportamentos ou resultados específicos que representem os elementos culturais que você deseja promover. Se você tem uma cultura que prefere o status quo, considere a hipótese de criar um programa de aprimoramento em que as pessoas sejam recompensadas pelas melhorias sugeridas.
Ao mesmo tempo, analise seus programas de recompensa existentes para garantir que você não esteja inadvertidamente recompensando o comportamento que deseja eliminar. Se você está atualmente reconhecendo pessoas por aderir a políticas e procedimentos, você está, ao mesmo tempo, desencorajando novas ideias e produzindo robôs?
Pratique o que você prega
Quando se trata de mudança cultural, o elemento mais importante do sucesso é a liderança. Como chefe de uma organização ou de uma equipe, você lança uma poderosa sombra de influência sobre seus colegas e funcionários. Isso significa que você deve modelar o comportamento, as atitudes e os valores que deseja representar na organização. Quando as pessoas veem você fazendo um esforço que as fará querer seguir o mesmo caminho.
Incentive o envolvimento e a propriedade
Quando as pessoas têm mudanças impostas, é apenas a natureza humana que elas exibirão certa resistência. Se as pessoas não sentem envolvimento ou propriedade, a síndrome "não-inventada-aqui" se instala, e pode ser difícil conquistar as pessoas posteriormente. Por meio de consulta e envolvimento, as pessoas experimentarão maior controle sobre o ambiente de mudanças em que estão trabalhando e, assim, poderão contribuir positivamente, em vez de resistir à mudança.
Diga isso de novo e de novo e de novo
Mudar um elemento da cultura não acontece da noite para o dia. Esses padrões de fazer as coisas levam muito tempo para serem desenvolvidos. Você precisa comunicar o que você quer fazer e por que, regularmente. Continue dirigindo a mensagem para casa até que a nova característica esteja firmemente entrincheirada como uma característica cultural.
Construa uma nova reputação
Os aspectos da sua cultura que você quer mudar precisam ser destacados e, em seguida, definitivamente anulados. Seja aberto e direto sobre o que não estava funcionando e crie uma nova imagem para equipe, departamento ou organização. Você pode criar um slogan ou mantra que descreva o que você pretende representar. Se o seu slogan é "Nós possuímos nossas decisões", você será conhecido como o departamento que assume a responsabilidade e compromete-se a acertar os resultados de uma tomada de decisões que não seja a ideal.
Tenha entusiasmo
Finalmente, tudo o que requer mudanças requer entusiasmo. Mostre sua paixão e compromisso com a causa todos os dias. Quando você acredita inequivocamente que um determinado aspecto de sua cultura precisa ser mudado, você demonstrará essa crença em tudo que faz. Ao transmitir sua paixão aos outros, você criará uma reação em cadeia que culminará em uma iniciativa de mudança bem-sucedida. Isso também aumentará sua "agilidade de mudança" na próxima vez.