Engenharia Ambiental
A engenharia ambiental é o ramo da engenharia que se preocupa em proteger as pessoas dos efeitos ambientais adversos, como poluição, além de melhorar a qualidade ambiental. Os engenheiros ambientais trabalham para melhorar a reciclagem, a eliminação de resíduos, a saúde pública e o controle da poluição da água e do ar.
Entre os benefícios dessa profissão, destaca-se que é meticulosamente estruturada para que você se torne um especialista capaz de contribuir de maneira tangível e em larga escala para a tarefa de criar processos humanos e atividades mais amigáveis com o meio ambiente.
O curso de Engenharia Ambiental
Como outros diplomas de engenharia, os cursos de engenharia ambiental são amplos, sobrepondo-se a outras disciplinas, como matemática, química, geografia, tecnologia, biologia, economia e outros ramos da engenharia (como civil ou mineração). Pode também atender aos interessados em saúde pública, pois a conexão entre qualidade ambiental e saúde significa oportunidades para estudar questões como doenças transmitidas pela água e poluentes, bem como a implementação de leis de saneamento.
O curso de engenharia ambiental no geral inclui uma análise dos princípios básicos de engenharia e como eles se relacionam com o meio ambiente, envolvendo tópicos como mecânica de fluidos, transferência de calor e massa, termodinâmica, fundamentos da engenharia de processos e química introdutória.
Você aprenderá como usar esse conhecimento para analisar situações e decidir sobre o melhor uso da tecnologia para resolver desafios ambientais, além de garantir que o desenvolvimento social e o uso de recursos sejam mantidos o mais sustentável possível.
Você será ensinado por diversas abordagens, como aprendizado baseado em problemas, tutoriais e aulas de laboratório. Algumas universidades oferecem aos estudantes a oportunidade de passar um ano trabalhando na indústria ou estudando no exterior, dando a você a chance de ganhar novas perspectivas e aplicar seu aprendizado.
O nome do curso de engenharia ambiental pode variar de acordo com a instituição de ensino. Entre os nomes mais encontrados estão: Engenharia Sanitária, Engenharia de Recursos Hídricos e do Meio Ambiente.
Grade do curso de Engenharia Ambiental
A grade curricular básica do curso de Engenharia Ambiental possui matérias como:
- Cálculo
- Física
- Química Geral e Inorgânica
- Direito Ambiental
- Química Ambiental
- Geotecnia Ambiental
- Saúde e Higiene Ambiental
- Planejamento e Gestão Ambiental
Ambiente de trabalho
Os engenheiros ambientais trabalham em uma variedade de configurações devido à natureza das tarefas que realizam. Quando estão trabalhando com outros engenheiros e planejadores urbanos e regionais, é provável que os engenheiros ambientais estejam em escritórios. Quando estão executando soluções através de projetos de construção, é provável que estejam nos canteiros de obras, chão de fábrica ou até mesmo na própria natureza.
Mercado de trabalho
A sustentabilidade está em alta dando ênfase à Gestão Ambiental. Duas entre as dez profissões mais com maior demanda de mercado até 2030 estão relacionadas com o setor ambiental, logo existem muitas oportunidades. A alta no desenvolvimento sustentável está prevista para os próximos 15 anos e a inclusão destes profissionais nas empresas tende a ser obrigatória.
Esta alta irá refletir diretamente na valorização dos profissionais da engenharia ambiental com salários elevados. Hoje em dia a carreira em engenharia ambiental está rendendo salários que vã de 8 até 20 mil reais.
Atualmente, esses profissionais não encontram grandes problemas para se colocar no mercado de trabalho com grandes oportunidades nas áreas de saneamento básico e tratamento de água. Entre outras áreas de atuação há vagas disponíveis em órgãos de controle e fiscalização de recursos ambientais, indústrias, usinas de energia e ONGs.
O paisagismo é outra área que também está em alta entre os engenheiros ambientais. É uma iniciativa para resolver conflitos como a gestão dos espaços, tornando muitas vezes uma simples obra sustentável e ecologicamente responsável.
Atuação Profissional
Os profissionais formados neste curso devem estar aptos em realizar perícias ambientais, planejamentos energéticos, realizar controles de poluição em projetos, estudos de impacto ambiental, além de analisar riscos ambientais. São responsáveis em verificar os efeitos de determinados produtos no meio ambiente, orientar sobre sua utilização e os descartar corretamente.
Os engenheiros ambientais também vêm sendo requeridos por organizações que utilizam grandes volumes de água. Eles estabelecem projetos para medir indicadores de água de reuso e captação de água da chuva, utilizada processos industriais.
No caso de empresas, são responsáveis por elaborar políticas que contribuam para conscientizar a força de trabalho sobre as normas e legislações de saneamento ambiental. A ISO 14000, por exemplo é uma norma de qualidade ambiental que vem sendo bastante requerida nas empresas.
Conheça o curso de Introdução às Normas ISO FM2S, disponível em nossa Plataforma EAD.
Os engenheiros ambientais devem ser capazes de trabalhar com outras pessoas em direção a um objetivo comum. Eles geralmente trabalham com engenheiros e cientistas que projetam outros sistemas e com os técnicos e mecânicos que colocam os projetos em prática. À medida que os engenheiros iniciantes ganham conhecimento e experiência, passam para projetos mais difíceis e têm maior independência para desenvolver projetos, resolver problemas e tomar decisões.
Eventualmente, os engenheiros ambientais podem avançar para se tornar especialistas técnicos ou supervisionar uma equipe de engenheiros e técnicos. Alguns podem até se tornar gerentes de engenharia ou passar para cargos executivos, como gerentes de programas.
Onde estudar engenharia ambiental?
Antes de escolher a universidade onde irá cursar a engenharia ambiental, é importante verificar se a instituição é reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). Este reconhecimento é importante para validar o seu diploma, desta forma você investe seu tempo e dinheiro em um curso de qualidade e que lhe trará retorno.
Desta forma, trouxemos aqui, as melhores instituições de ensino que oferecem o curso de Engenharia Ambiental:
- UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro;
- USP – Universidade de São Paulo;
- UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais;
- UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul;
- UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina;
- UFPR – Universidade Federal do Paraná;
- UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas;
- UNESP – Universidade Estadual Paulista.