Tendência do ensino a distância (crescimento em 2021) no Brasil mostra que ele veio para ficar
Inovação

10 de janeiro de 2022

Última atualização: 31 de outubro de 2022

Tendência do ensino a distância (crescimento em 2021) no Brasil mostra que ele veio para ficar

Muita coisa mudou do início de 2020 para cá. Na saúde, na política, no mercado de trabalho e, obviamente, na educação. Se no passado os cursos EaD já foram sinônimo de “qualidade duvidosa”, essa falsa impressão caiu por terra nos últimos meses, conforme mostram pesquisas sobre ensino a distância (crescimento em 2021). Dados divulgados sobre o primeiro semestre deste ano indicam que os hábitos e o estilo de vida do brasileiro por conta da Covid-19 aceleraram a busca por essa modalidade de aprendizado.  Boa leitura!

O que é EaD (Ensino a Distância)?

Por mais que a sigla EaD hoje faça parte das conversas diárias, muitas pessoas têm dificuldade em entender o que ela significa na prática. Essa é a descrição utilizada para denominar a modalidade de ensino ocorrida em ambiente virtual, na qual não há necessidade de presença física em uma universidade ou outro curso para o processo de aprendizagem. Dessa forma, as interações características das metodologias de ensino acontecem de forma online. Ou seja, o aluno tem atividades e avaliações a cumprir, como nos cursos presenciais tradicionais, mas elas são organizadas de maneira distinta. Por se tratar de um modelo online, ele mesmo organiza sua rotina de estudo, sem que seja preciso cumprir uma demanda física em sala.  Basta o acesso à internet, por meio de celular, computador ou tablet para conseguir acompanhar as aulas ministradas, que podem ser assistidas remotamente em tempo real ou em formato gravado. A tecnologia, então, ajuda a suprir a ausência da interação cara-a-cara, inclusive com a aplicação de provas, apresentação de trabalhos, tirar dúvidas e mais. 

Quais as principais características dessa modalidade de ensino?

No geral, é possível dizer que o ensino a distância (crescimento em 2021) se baseia em alguns pilares como flexibilidade, inovação, descobertas, economia, comodidade e democratização. Além disso, as diferentes possibilidades de acesso são interessantes. Flexibilidade No EaD o aluno tem mais autonomia para escolher como vai acompanhar o conteúdo oferecido, definindo qual método de estudo funciona para si. Por exemplo: às vezes, o indivíduo tem mais facilidade para se concentrar no período noturno e vai investir nesse momento para estudar.  Inovação Essa é uma estratégia educacional que se apoia na tecnologia, portanto, inserir jogos, conteúdos interativos e outras opções para desenvolver as atividades passa a ser rotina.  Descobertas O potencial do ensino EaD promoveu um universo de descobertas. Tanto educadores quanto alunos precisaram se reinventar, mas o saldo foi positivo.  Economia Entre as diferenças para o ensino tradicional está o valor das mensalidades. Uma graduação EaD tem mensalidades menores, assim como outros tipos de cursos. Além disso, é importante levar em consideração gastos com transporte, alimentação, vestuário etc. Comodidade O fato de não precisar sair de casa é cômodo se levarmos em conta questões como segurança, deslocamento, trânsito e mais.  Democratização  O acesso à educação e as oportunidades de se obter um diploma ou um certificado aumentam com o EaD por todos esses motivos que descrevemos até aqui.  Aliás, as possibilidades de formações oferecidas pelo ensino a distância (crescimento em 2021) são inúmeras, entre as quais essas são as mais comuns: - Graduação: Tecnólogo, Licenciatura e Bacharelado; - Pós-graduação; - Cursos técnicos; - Cursos livres.

Qual o balanço do ensino a distância (crescimento em 2021) no Brasil?

Desde 2019 o EaD já mostrava seu crescimento no país. Com a pandemia e todas as mudanças que ela impôs, 2021 viu os números de adesão aos cursos desse tipo aumentarem ainda mais. Segundo dados da 11ª edição do Mapa do Ensino Superior 2021, divulgados pelo Instituto Semesp, o índice de matrículas nas universidades privadas do país com a modalidade de ensino foi de 9,8%. Apesar de algumas limitações que a distância impõe às atividades práticas, muitos cursos conseguiram se destacar, como Administração, Contabilidade, Gestão de Pessoas, Matemática, Letras, Pedagogia e Engenharia de Produção. Um fator a ser levado em conta ao avaliar o ensino a distância (crescimento em 2021) é que, com a chegada da Covid-19. Muitas pessoas se viram obrigadas transformar sua vida profissional. Segundo pesquisa realizada pela Organização Kaspersky, 53% dos brasileiros passaram a considerar uma mudança de emprego devido à pandemia, forçando uma transição de carreira e, por consequência, uma adaptação às novas modalidades de ensino. É aí que entram os cursos livres, que conseguem fornecer a possibilidade de buscar novos caminhos de maneira mais rápida e assertiva que os cursos de graduação ou técnico. 

Indica-se para quem a modalidade EaD?

Será que um curso EaD serve para mim? Bom, uma forma de avaliar se o ensino a distância pode ser uma opção vantajosa para você é considerar as características da modalidade de ensino. Quem procura um curso EaD quer flexibilidade, inovação, economia e mais. Por outro lado, ser organizado e ter disciplina é fundamental para que o método funcione, já que ele é totalmente focado no aluno. E quem pensa que o ensino a distância é papo de gente jovem por conta da tecnologia. Vai se surpreender quando souber que ele é indicado para pessoas de qualquer idade. Uma pesquisa da Instructure, empresa do setor de tecnologia educacional aponta que a faixa etária com mais interesse por cursos online de treinamento e desenvolvimento está entre 45 e 50 anos. Isso demonstra que o importante é ter interesse pela educação e pelo aprendizado, visto que o EaD está conseguindo tornar o acesso ao conhecimento cada vez mais possível. 

Cursos gratuitos e Assinatura FM2S

A FM2S entende que os cursos EaD funcionam como uma porta para o sucesso – desde que levados a sério e ministrado por profissionais capacitados. Por isso, disponibiliza uma série de conteúdos, seja com oportunidades gratuitas de aprendizado ou com a assinatura do pacote que oferece acesso a todo o material preparado por sua equipe de professores - são mais de 70 certificações disponíveis! Nossa plataforma conta com cursos grátis e pagos de Gestão de Projetos, Carreira & Liderança, Gestão de Processos, Criatividade (Princípios e Técnicas), Introdução ao Lean Healthcare, Metodologias Para Excelência Operacional, Auditor ISSO 9001:2015 e outros tantos.  A lista é imensa! Se você deseja estar entre os melhores da sua área e manter uma alta taxa de empregabilidade, convidamos você a conhecer o nosso método.     

Equipe FM2S

Equipe FM2S

A FM2S Educação acelera a carreira profissional de seus alunos