Será que apenas engenheiros podem fazer Lean Seis Sigma? Esse é um questionamento muito feito entre as pessoas, já que a metodologia Lean Seis Sigma, trabalha com algumas ferramentas analíticas e até com métodos estudados em certas faculdades de engenharia.
Os engenheiros são, por definição, pessoas de raciocínio lógico que utilizam cálculos matemáticos para transformar números em processos eficientes e produtos funcionais. Porém um engenheiro capacitado de alto nível não se limita apenas a isso. Um engenheiro precisa saber sobre ciências humanas para saber o impacto de novas tecnologias, precisa saber como se comunicar e lidar com pessoas.
Ou seja, um engenheiro tem de saber muito mais do que apenas cálculos matemáticos. Assim, como você necessita saber muito mais que o básico sobre sua formação. Então a resposta para a pergunta é:
Não, na verdade todos podem fazer a certificação Lean Seis Sigma. Inclusive é aconselhável a todos que desejam crescer em sua carreira que façam algum curso.
Não sabe nada sobre Seis Sigma leia nosso material a abaixo:
Quais as utilidades da metodologia Lean Seis Sigma para diferentes carreiras?
O Lean Seis Sigma é uma filosofia de gestão que não se trata apenas de uma metodologia orientada por processos e dados, atua muito além disso, pois pauta sua aplicação em ser algo consistente. Ao concentrar-se na capacidade de fornecer os mesmos resultados repetidamente com variação zero, em vez de entregá-lo uma vez.
Dessa forma, a metodologia busca melhorar processos seguindo o roteiro de DMAIC, o qual é um acrônimo em inglês para cinco passos: Definir, Medir, Analisar, Controlar e Melhorar (Define, Measure, Analyze, Improve e Control). Dessa forma, o DMAIC pode ser definido como um roteiro, sendo que em cada etapa do roteiro, – representado pela letra do acrônimo, – existe um conjunto de ferramentas para alcançar o objetivo.
Exemplo de DMAIC em vendas
Para provar que não é apenas na área de engenharia que podemos aplicar o Lean Seis Sigma, mostraremos o exemplo, que utilizamos em nosso Linkedin, de um roteiro DMAIC em vendas na imagem abaixo:
Figura 1: Exemplo DMAIC em vendas
Lean Seis Sigma é para qualquer um?
Independente da jornada que deseja seguir, se certificar na metodologia Lean Seis Sigma irá te auxiliar em seu crescimento profissional.
Porém, por mais que o Lean Seis Sigma não seja para engenheiros, ele também não é para qualquer pessoa. Essa metodologia é para pessoas com vontade de desenvolver sua carreira e se tornar um agente da melhoria.
Como o Seis Sigma é uma metodologia para melhoria de processos que se baseia em fatos e dados na busca de mudanças que vão gerar melhorias. Tradicionalmente, emprega uma série de ferramentas de análise de processos e de dados, com forte viés estatístico, para buscar: redução de custos, otimização de produtos ou serviços, processos e o incremento da satisfação do cliente a longo prazo.
Além disso, a metodologia fornece ao profissional uma visão sistêmica do que é preciso para implementar melhorias nos processos de uma organização, ajudando a identificar soluções que vão impactar diretamente no cotidiano de trabalho
Assim, se você é um empreendedor ou esta buscando melhorar algum processo na sua empresa ou vida, este curso é para você
Quer aprender mais sobre a metodologia Lean Seis Sigma?
Gostou de saber sobre Lean Seis Sigma mas não sabe onde aprender mais sobre o assunto? Calma que vamos trazer a solução para você. Porém antes vamos explicar como funciona a certificação Lean Seis Sigma.
Belts
A metodologia e certificação Six Sigmas são divididas em etapas de conhecimento. São os chamados Belts, em que são divididos nos seguintes estágios:
Para entender melhor veja nosso vídeo que se aprofunda um pouco mais sobre este assunto.
</p>
Por onde eu começo o estudo do lean seis sigma?
Mas com tantos Belts, por qual eu devo começar? Na verdade você pode começar por onde você achar melhor, pois as certificações Seis Sigma foram feitas pensando em uma sequência de conhecimento, que é representado por cada Belt, como dito acima.
Dessa forma, podemos dizer que um está dentro do outro. Por exemplo, White Belt está dentro do Yellow Belt que está dentro do Green Belt e assim vai, até chegar no Master Black Belt.
Desse modo, você pode começar tanto do mais avançado e aprender tudo de uma vez, ou ir do começo (White Belt) passando um por um até se tornar Master Black Belt.
De seus primeiros passos
Meu conselho para você é começar sua jornada Lean Seis Sigma através do nosso curso gratuito de White Belt, para você se familiarizar com os termos e ferramentas. Além disso, Após a certificação, você conhecerá uma breve história de onde tudo começou e estrutura do Modelo de Melhoria.
O que vou aprender no White Belt da FM2S?
Desse modo em nosso curso você aprenderá:
- Compreender os benefícios e implicações de um programa Seis Sigma e relacioná-lo aos conceitos de missão e objetivos da organização.
- Entender a organização como uma coleção de processos, com entradas e saídas.
- Aprender a rodar ciclos PDCA e PDSA para geração do conhecimento na organização necessários ao alcance das metas
- Reconhecer o Modelo de Melhoria como método a ser utilizado para melhorar processos
- Reconhecer as habilidades necessárias para o sucesso de um Programa Seis Sigma
- Integrar o esforço Seis Sigma com outras iniciativas de melhoria, incluindo o Lean, 8D e outros roteiros