Quer impulsionar sua carreira, melhorar as relações de trabalho e ser um profissional que sabe como conduzir a própria equipe? É fundamental estar sempre em busca de conteúdo e informações que vão ajudar nesse objetivo. Acredite, investir em boas leituras pode servir de grande inspiração.
Indicamos 9 livros sobre liderança, assim você pode atualizar sua lista de estudos – e lazer, por que não?
9 livros sobre liderança
1 – A essência do líder — Warren Bennis
Ano de publicação: 2010
Páginas: 248
O autor Warren Bennis já foi considerado o cabeça dos gurus de liderança pela Forbes e, entre seus argumentos, ele defende que líderes não nascem líderes, eles são criados. O livro, por sua vez, já ofereceu diversos insights para seus leitores, que se deparam com uma análise das qualidades que definem uma boa liderança e quais as estratégias para conquistar esse perfil.
A obra revela um guia prático e ao mesmo tempo repleto de dicas sobre autoconhecimento para preencher a lacuna da falta de líderes que Bennis alega existir no mundo.
2 – Como fazer amigos e influenciar pessoas — Dale Carnegie
Ano de publicação: 1936
Páginas: 264
O ano de lançamento pode fazer pensar que é um livro velho. No entanto, relançada em 2012, a obra é um clássico para aprender a se relacionar com pessoas. Com mais de 50 milhões de exemplares vendidos, o livro segue com status de inovador e de uma das principais referências do mundo sobre relacionamento profissional ou pessoal.
Carnegie apresenta técnicas e métodos de forma direta e simples para que qualquer um possa entender e alcançar seus objetivos.
3 – 7 Hábitos das pessoas altamente eficazes — Stephen Covey
Ano de publicação: 1989
Páginas: 462
Muitos definem este como o livro de negócios mais importante do século XX. Além de ser presença constante na lista de best-sellers, a edição lançada em 2017 é uma revisão da primeira, de quase 30 anos atrás. Covey propõe uma abordagem holística, que integra a solução de problemas pessoais e profissionais, e que os hábitos são determinantes para vitórias e fracassos.
É um manual que mostra também como alcançar a paz de espírito e adquirir confiança por meio de comportamento alicerçados em caráter e princípios.
4 – 21 leis irrefutáveis da liderança — John Maxwell
Ano de publicação: 1998
Páginas: 336
O livro lançado nos anos 1990 foi uma surpresa para leitores do mundo empresarial e, desde então, marca presença nas principais listas dos mais vendidos. Maxwell propôs uma revisão no livro que ganhou nova edição em 2013, com uma discussão sobre atitudes e visões fundamentais da liderança.
Por meio de linguagem direta e que pretende equilibrar as demandas do mundo real com abordagens teóricas, o autor se tornou um dos maiores especialistas no desenvolvimento de carreiras.
5 – A Arte da Guerra – Sun Tzu
Ano de publicação: -
Páginas: 158
Como explicar que um tratado militar escrito por volta de 500 a.C. se mantenha atual a ponto de ser publicado no mundo todo?
Em “A Arte da Guerra”, é possível conhecer as estratégias transmitidas pelo general chinês Sun Tzu, repletas de um profundo conhecimento da natureza humana. Sua aplicabilidade transcende os limites dos campos de batalha e alcança o contexto das demandas cotidianas, como as que estão presentes no mundo corporativo. A obra mostra que, se você não conhece a si mesmo nem o inimigo, será derrotado em todas as batalhas – sejam elas pessoais ou profissionais.
6 – Mindset – Carol Dweck
Ano de publicação: 2017
Páginas: 312
Professora de psicologia na Universidade Stanford e especialista internacional em sucesso e motivação, Dweck desenvolveu um conceito que chama de “mindset”. Ele define o que seria uma atitude mental de como encaramos a vida, algo determinante para atingir o sucesso. Assim, a autora revela maneiras de chegar nesse lugar a partir dos objetivos traçados.
Segundo Dweck, o mindset não é um mero traço de personalidade, mas uma explicação para sermos bem-sucedidos ou não. Isso, portanto, definiria a relação das pessoas com o trabalho e seria decisivo em seu posicionamento de liderança.
7 – O Gestor Eficaz – Peter Drucker
Ano de publicação: 1966
Páginas: 228
Mais um clássico que continua atual. Drucker tem dezenas de livros publicados e todos apresentam de forma prática um profundo conhecimento de tendências administrativas que vieram para ficar.
Acredita-se que o autor tenha sido o precursor do que se convencionou chamar de “melhores práticas”, já que ele propõe ensinamentos com simplicidade e eficácia, muito antes de o termo virar moda, e seus ensinamentos primam pela simplicidade tanto quanto pela eficácia.
Para quem busca uma leitura que ajude a desenvolver aspectos de uma boa liderança, O Gestor Eficaz pode fazer a diferença.
8 – A coragem para liderar: trabalho duro, conversas difíceis, corações plenos – Brené Brown
Ano de publicação: 2019
Páginas: 294
Brené Brown, que é professora e pesquisadora da Universidade de Houston, estuda estuda a coragem, a vulnerabilidade, a vergonha e a empatia há 20 anos. Neste livro, ela defende que a liderança não tem a ver com cargos, status ou poder.
Na verdade, um líder é quem se responsabiliza por reconhecer potencial nas pessoas e tem a iniciativa de ajudar a desenvolvê-lo. A liderança corajosa em um contexto corporativo de frieza e distanciamento é um presente para os liderados. O livro utiliza pesquisas e histórias reais para mostrar como essas experiências são importantes.
9 – Inteligência emocional: a teoria revolucionária que redefine o que é ser inteligente — Daniel Goleman
Ano de publicação: 1995
Páginas: 384
O conceito de “duas mentes” – a racional e a emocional – é apresentado por Goleman como algo que molda nosso destino. De acordo com ele, a consciência das emoções é essencial para o desenvolvimento da inteligência do indivíduo.
Assim, o autor utiliza casos do dia a dia para mostrar como a dificuldade em lidar com os próprios sentimentos pode destruir experiências importantes e carreiras promissoras. Goleman ainda descreve as cinco habilidades-chave da inteligência emocional e sua importância no âmbito profissional.
Quer melhorar o seu perfil de liderança?
Um líder precisa ser um bom comunicador para se tornar uma referência. Para contribuir nesse processo, o curso Comunicação Assertiva, desenvolvido pela FM2S, reúne ensinamentos importantes sobre como se expressar de forma clara e direta, em busca de uma fala equilibrada e transparente.