O que é Análise de Requisitos de Negócios? Por que aplicá-la?
Uma análise de requisitos de negócios focada e detalhada pode ajudá-lo a evitar diversos tipos de problemas. Cada nova atividade, cada novo produto, cada novo projeto no local de trabalho é criado em resposta a uma necessidade comercial. No entanto, muitas vezes nos encontramos em situações em que, apesar de gastar muito tempo e recursos, há um descompasso entre o que foi projetado e o que é realmente necessário.
Algum cliente já reclamou que o que você entregou não é o que ele pediu? Alguém mudou completamente de ideia sobre o produto quando você estava na metade de um projeto? Você já teve requisitos conflitantes de vários clientes? E você já recebeu novos requisitos logo depois de pensar que acabou de criar um produto?
A análise de requisitos de negócios é o processo de descobrir, analisar, definir e documentar os requisitos relacionados a um objetivo de negócios específico. E é o processo pelo qual você define clara e precisamente o escopo do projeto para que você possa avaliar os prazos e os recursos necessários para completá-lo.
Como descobrir os requisitos de negócios?
Abaixo está um guia de cinco etapas para conduzir sua própria análise de requisitos de negócios:
1. Identifique os principais interessados
Identifique as pessoas-chave que serão afetadas pelo projeto. Comece esclarecendo exatamente quem é o patrocinador do projeto. Isso pode ser um cliente interno ou externo. De qualquer forma, é essencial que você saiba quem tem a palavra final sobre o que será incluído no escopo do projeto e o que não será.
Em seguida, identifique quem usará a solução, o produto ou o serviço. Estes são seus usuários finais. Seu projeto destina-se a atender às necessidades deles, portanto, você deve considerar suas entradas.
2. Capture os requisitos das partes interessadas
Pergunte a cada um desses principais interessados, ou grupos de interessados, por seus requisitos do novo produto ou serviço. O que eles querem e esperam deste projeto?
Você pode usar vários métodos para entender e capturar esses requisitos. Aqui, damos quatro técnicas:
Técnica 1: Realize entrevistas com as partes interessadas
Converse com cada parte interessada ou usuário final individualmente. Isso permite que você entenda as visões e necessidades específicas de cada pessoa.
Técnica 2: Use entrevistas conjuntas ou grupos focais
Realize workshops em grupo. Isso ajuda você a entender como as informações fluem entre diferentes divisões ou departamentos e garantir que as transferências sejam gerenciadas sem problemas.
Técnica 3: Use "casos de uso"
Essa técnica baseada em cenário permite percorrer todo o sistema ou processo, passo a passo, como usuário. Isso ajuda você a entender como o sistema ou serviço funcionaria. Essa é uma técnica muito boa para reunir requisitos funcionais, mas você pode precisar de vários "casos de uso" para entender a funcionalidade de todo o sistema.
Técnica 4: Construa protótipos
Crie uma maquete ou modelo do sistema ou produto para dar aos usuários uma ideia de como será o produto final. Usando isso, os usuários podem resolver problemas de viabilidade e podem ajudar a identificar inconsistências e problemas.
Você pode usar uma ou mais das técnicas acima para reunir todos os requisitos. Por exemplo, quando você tem uma lista completa de requisitos após suas entrevistas, você pode criar um protótipo do sistema ou produto.
3. Categorize os requisitos
Para facilitar a análise, considere agrupar os requisitos nessas quatro categorias:
Requisitos funcionais - Definem como um produto/serviço/solução deve funcionar da perspectiva do usuário final. Eles descrevem os recursos e funções com os quais o usuário final interage diretamente.
Requisitos operacionais - definem operações que devem ser executadas em segundo plano para manter o produto ou processo em funcionamento durante um período de tempo.
Requisitos técnicos - Definem os problemas técnicos que devem ser considerados para implementar com sucesso o processo ou criar o produto.
Requisitos de transição - Estas são as etapas necessárias para implementar o novo produto ou processo sem problemas.
4. Interprete e registre os requisitos
Depois de reunir e categorizar todos os requisitos, determine quais requisitos são atingíveis e como o sistema ou o produto pode fornecê-los.
Para interpretar os requisitos, faça o seguinte:
Defina os requisitos com precisão - verifique se os requisitos:
- Não são ambíguos nem vagos.
- São claramente redigidos.
- São suficientemente detalhados para que tudo seja conhecido. (O excesso de execução do projeto e os problemas geralmente vêm de incógnitas que não foram identificadas ou suficientemente bem analisadas.)
- São relacionados às necessidades do negócio.
- São listados com detalhes suficientes para criar um sistema de trabalho ou design de produto.
Priorize requisitos - Embora muitos requisitos sejam importantes, alguns são mais importantes do que outros e os orçamentos geralmente são limitados. Portanto, identifique quais requisitos são os mais críticos e quais são "bons para os que têm".
Analise o impacto da mudança - realize uma Análise de Impacto para ter certeza de que compreende as consequências que o seu projeto terá para os processos, produtos e pessoas existentes.
Resolva questões conflitantes - Sente-se com as principais partes interessadas e resolva quaisquer problemas de requisitos conflitantes. Você pode achar útil a Análise de Cenários, pois permitirá que todos os envolvidos explorem como o projeto proposto funcionaria em diferentes "futuros" possíveis.
Analise a viabilidade - Determine quão confiável e fácil de usar o novo produto ou sistema será. Uma análise detalhada pode ajudar a identificar quaisquer problemas importantes.
Depois que tudo for analisado, apresente seus principais resultados e um relatório detalhado das necessidades do negócio. Este deve ser um documento escrito.
Circule este documento entre as principais partes interessadas, usuários finais e equipes de desenvolvimento, com um prazo realista de feedback. Isso pode ajudar a resolver qualquer conflito de partes interessadas restante e pode fazer parte de um "contrato" ou acordo entre você e as partes interessadas.
5. Assine e finalize
Por fim, certifique-se de obter o acordo assinado entre as principais partes interessadas ou representantes dos principais grupos de partes interessadas, dizendo que os requisitos apresentados refletem precisamente suas necessidades. Esse compromisso formal terá um papel importante para garantir que o projeto não sofra de escorregamento de escopo mais tarde.