À esquerda degradê laranja. Ao fundo, formigas se ajudam a atravessar de um galho para o outro. No canto inferior direito, o logotipo da FM2S.
Liderança

14 de junho de 2020

Última atualização: 27 de maio de 2024

Liderança: o que é, a importância e como ser um bom líder

Em poucas palavras, o conceito de liderança envolve a capacidade de motivar um grupo de indivíduos a colocar a mão na massa e atingir metas ou objetivos. Em um ambiente de negócios, isso pode significar direcionar trabalhadores e colegas com uma estratégia para atender às necessidades da empresa. 

O que é liderança?

A essência da liderança envolve estar preparado para, através de atitudes, inspirar outras pessoas. A eficácia da liderança é baseada em ideias e na comunicação, pois não aconteceria a menos que essas ideias fossem disseminadas a outras pessoas de uma maneira que as envolva o suficiente para agir como o líder deseja.

A liderança pode ser exercida por indivíduos em posições de liderança formal, como gerentes ou executivos, ou por indivíduos sem títulos oficiais, mas que possuem as habilidades e características para liderar.

Nos negócios, a liderança está ligada ao desempenho e qualquer definição de liderança deve levar isso em consideração. Portanto, embora a liderança não esteja intrinsecamente ligada ao lucro, aqueles que são vistos como líderes eficazes em contextos corporativos são aqueles que aumentam os resultados financeiros da empresa.

Apesar de muitas pessoas parecerem que nasceram destinadas a serem líderes, todas as pessoas podem desenvolver a liderança em si mesmos, basta aprimorar certas habilidades. A história está cheia de pessoas que, embora não tivessem experiência anterior em liderança, deram um passo à frente nas crises e persuadiram outras pessoas a seguir o curso de ação sugerido.

Eles possuíam estilos e qualidades diferentes que os ajudaram a assumir funções de liderança tanto dentro quanto fora do ambiente de trabalho. Dessa forma, a melhor maneira de se tornar um bom líder é se autoconhecer para entender seus traços de liderança na sua personalidade.

O que é liderança servidora?

Liderança servidora é um estilo e filosofia de liderança por meio do qual um indivíduo interage com outros - seja na gestão ou como colega de trabalho - para obter autoridade em vez de poder. O sistema incorpora uma estrutura organizacional descentralizada. O principal objetivo da liderança servidora é promover o desenvolvimento e o bem-estar de todos na organização, criando um ambiente de trabalho mais colaborativo, motivador e sustentável. Os funcionários que atendem o cliente também usam a liderança servidora para criar melhores conexões e impressões com os clientes. Esses funcionários têm um relacionamento próximo com o consumidor e podem tomar melhores decisões para reter esses clientes e adquirir novos.

A formação Green Belt em Lean Six Sigma pode ser uma ferramenta poderosa para líderes que buscam desenvolver uma abordagem de liderança servidora, ajudando a criar um ambiente onde a eficiência e o cuidado com as pessoas caminham lado a lado.

As características de um bom líder

1. Autoconsciência

Embora esta seja uma característica mais focada internamente, a autoconsciência e a humildade são qualidades primordiais de liderança. Quanto melhor você se compreender e reconhecer seus próprios pontos fortes e fracos, mais eficaz poderá ser como líder. 

2. Respeito

Tratar as pessoas com respeito diariamente é uma das coisas mais importantes que um líder pode fazer. Ajuda a aliviar tensões e conflitos, promove a confiança e melhora a sua eficácia. Criar uma cultura de respeito envolve mais do que apenas ausência de desrespeito. O respeito pode ser demonstrado de muitas maneiras diferentes, mas muitas vezes começa mostrando que você realmente valoriza as perspectivas dos outros e faz um esforço para construir pertencimento no local de trabalho – ambos componentes críticos para apoiar a equidade, a diversidade e a inclusão.

3. Compaixão

A compaixão é um dos atos de liderança mais poderosos e importantes. É mais do que simplesmente demonstrar empatia ou mesmo ouvir e procurar compreender – uma vez que a compaixão exige que os líderes ajam de acordo com o que aprendem.

Depois que alguém compartilha uma preocupação ou fala sobre algo, ele não se sentirá verdadeiramente ouvido se seu líder não tomar algum tipo de ação significativa com base nas informações, descobriram nossos pesquisadores. Este é o cerne da liderança compassiva e ajuda a construir confiança, aumentar a colaboração e diminuir a rotatividade entre as organizações.

4. Visão

Motivar os outros e obter comprometimento são partes essenciais da liderança. Líderes orientados por propósitos garantem que as tarefas diárias de sua equipe e os valores de cada membro da equipe estejam conectados à direção geral da organização. Isto pode ajudar os funcionários a encontrar significado no seu trabalho – o que aumenta o envolvimento, inspira confiança e impulsiona as prioridades. Você desejará comunicar a visão de maneiras que ajudem os outros a entendê-la, lembrá-la e compartilhá-la eles próprios.

5. Comunicação

Liderança eficaz e comunicação eficaz estão interligadas. Os melhores líderes são comunicadores qualificados que conseguem comunicar de diversas formas, desde transmitir informações e contar histórias até solicitar contributos e utilizar técnicas de escuta ativa. Eles podem se comunicar bem tanto oralmente quanto por escrito, e com uma ampla gama de pessoas de diferentes origens, funções, níveis, geografias e muito mais. A qualidade e a eficácia da comunicação entre os líderes da sua organização também afetarão diretamente o sucesso da sua estratégia de negócios.

6. Agilidade de aprendizagem

Agilidade de aprendizagem é a capacidade de saber o que fazer quando você não sabe o que fazer. Se você estuda rápido ou é capaz de se destacar em circunstâncias desconhecidas, talvez já tenha uma mentalidade ágil. Mas qualquer pessoa pode promover e aumentar a agilidade de aprendizagem através de prática e esforço intencionais. Afinal, grandes líderes são realmente ótimos aprendizes.

7. Colaboração

Os líderes mais eficazes podem trabalhar com uma variedade de colegas de diferentes identidades sociais , locais, funções e experiências. À medida que o mundo se torna mais complexo e interligado, os bons líderes ultrapassam fronteiras e aprendem a trabalhar através de vários tipos de divisões organizacionais. Quando os líderes valorizam e adotam a colaboração, seja dentro das suas equipas ou a nível multifuncional, surgem vários benefícios – incluindo maior inovação, equipes de maior desempenho e uma força de trabalho mais empenhada e capacitada.

8. Influência

Para algumas pessoas, “influência” pode parecer imprópria. Mas, como líder, você deve ser capaz de influenciar outras pessoas para que o trabalho seja realizado – você não pode fazer tudo sozinho. Ser capaz de persuadir as pessoas através do uso criterioso de táticas de influência apropriadas é uma característica importante de líderes inspiradores e eficazes.

A influência é bem diferente da manipulação e precisa ser feita de forma autêntica e transparente. Requer altos níveis de inteligência emocional e confiança.

9. Resiliência

A resiliência é mais do que a capacidade de se recuperar de obstáculos e contratempos – é a capacidade de responder de forma adaptativa aos desafios.

Praticar uma liderança resiliente significa que você projetará uma perspectiva positiva que ajudará os outros a manter a força emocional necessária para se comprometerem com uma visão compartilhada e a coragem para seguir em frente e superar contratempos. Um bom líder concentra-se na resiliência, cuidando de si mesmo e também priorizando o bem-estar dos funcionários líderes – permitindo assim um melhor desempenho para si e para suas equipes.

Se você deseja ser um bom líder é preciso fortalecer as habilidades interpessoais e saber como aplicar técnicas de motivação de maneira assertiva. O curso Fundamentos de Gestão e Liderança é ideal para quem busca crescimento pessoal e aprimoramento de equipes.

Por que a liderança é importante?

Todas as organizações precisam de uma boa liderança. Organizações bem lideradas tendem a ser mais produtivas, competitivas e receptivas às mudanças. Seus funcionários têm uma visão mais clara de para onde estão indo e por quê e, portanto, estão mais engajados e motivados. As organizações que se destacam no desenvolvimento de líderes tendem a alcançar maior lucratividade no longo prazo.

Quais são os tipos de liderança?

Existem diversos tipos de liderança que apresentam suas características únicas, características essas que refletem em resultados diferentes, afinal, todo líder, quer guiar seu time para um resultado e adotar o tipo certo de liderança pode ser a diferença entre alcançar ou não esses resultados. Por isso, vamos te explicar quais são os tipos de liderança:

Estilo autocrático

A princípio, uma liderança autocrática acredita que é a pessoa mais inteligente da mesa e sabe mais que os outros. Eles tomam todas as decisões com pouca contribuição dos membros da equipe.

Essa abordagem de comando e controle é típica dos estilos de liderança do passado, mas não retém muita água com o talento de hoje. Isso não quer dizer que o estilo não é apropriado em determinadas situações.

Estilo autoritário

O estilo de liderança autoritário é a marca de líderes confiantes que mapeiam o caminho e estabelecem expectativas enquanto envolvem e energizam os seguidores ao longo do caminho.

Em um clima de incerteza, esses líderes levantam a névoa para as pessoas. Eles os ajudam a ver para onde a empresa está indo e o que vai acontecer quando chegarem lá.

Estilo situacional

Esse estilo descreve um líder muito motivado que define o ritmo como nas corridas. Os marcadores de ritmo empurram os membros da equipe para correrem forte e rápido até a linha de chegada.

Estilo democrático

Os líderes democratas são mais propensos a perguntar "O que você acha?". Eles compartilham informações com os funcionários sobre qualquer coisa que afete suas responsabilidades profissionais.

Além disso, eles também buscam opiniões dos funcionários antes de aprovar uma decisão final.

Existem inúmeros benefícios nesse estilo de liderança democrática. Ela pode gerar confiança e promover o espírito de equipe e a cooperação dos funcionários.

Estilo laissez-faire

Também conhecida como liderança liberal, esse estilo de liderança é mais adequado para equipes altamente capacitadas e experientes, que são capazes de tomar decisões e resolver problemas sem a necessidade de intervenção constante do líder.

No entanto, esse estilo de liderança também tem suas desvantagens. Ele pode levar a falta de supervisão e orientação, falta de comunicação e colaboração, e pode levar a falhas no gerenciamento de tarefas e projetos.

Estilo transformacional

A liderança transformacional é frequentemente identificada como o estilo mais eficaz. Este estilo foi descrito pela primeira vez no final dos anos 1970 e posteriormente expandido pelo pesquisador Bernard M. Bass.

Esse tipo de líder transformacional é capaz de motivar e inspirar seguidores e direcionar mudanças positivas nos grupos. Por ser o estilo de liderança considerado mais eficaz, iremos nos aprofundar nele nos próximos tópicos.

Estilo coaching

Quando você tem um estilo de liderança coaching, tende a ter uma abordagem "considere essa perspectiva”. Ou seja, um líder que treina e vê as pessoas como um reservatório de talento a ser desenvolvido.

O líder que usa uma abordagem de coach procura desbloquear o potencial das pessoas. Os líderes que usam um estilo de coaching abrem seus corações e portas para as pessoas. Ademais, eles acreditam que todos têm poder dentro de si. Um líder de coaching fornece às pessoas uma pequena orientação para ajudá-las a aproveitar sua capacidade de alcançar tudo o que são capazes.

Tendências de liderança mais comentadas

Liderança organizacional

É uma abordagem de gerenciamento com foco duplo que trabalha para o que é melhor para os indivíduos e o que é melhor para o grupo como um todo simultaneamente.

É também uma atitude e uma ética de trabalho que capacita um indivíduo em qualquer papel a liderar do topo, do meio ou do fundo de uma organização.

Liderança digital

É o uso estratégico dos ativos digitais de uma empresa para atingir as metas de negócios. Isso pode ser tratado tanto organizacionalmente quanto individualmente. Dessa maneira, olhando para ele de um nível individual, isso geralmente é realizado pelos responsáveis pela supervisão dos ativos digitais.

Liderança financeira

Geralmente definida como a última de uma série de etapas, que vai do contador júnior ao diretor financeiro (CFO - Chief Financial Officer). Liderança financeira significa atuar de uma maneira que leva a uma vantagem competitiva para a organização, não apenas, mas particularmente em uma crise financeira.

Liderança situacional

A liderança situacional, como o próprio nome diz, se adapta a partir do contexto. Para cada situação, há uma forma de se liderar e manter a equipe unida em prol das metas e objetivos. Há um estilo melhor que o outro? Não. Não considera-se um estilo melhor do que outro. Apenas mais adequado.

É possível desenvolver a liderança?

Da mesma forma que pessoas nascem predispostas a algumas habilidades (como tocar um instrumento ou ser bom em determinado esporte), o mesmo acontece com a liderança. O que não impossibilita a chance de ser aprendida e desenvolvida.

Não à toa, existem diversos cursos e livros de liderança no mercado, a fim de desenvolver algumas competências. De fato, qualquer pessoa pode aprender a se tornar um líder, aprimorando cada vez mais as habilidades específicas de que uma boa liderança precisa.

Liderança e a relação com a motivação

Uma visão convincente fornece a base para a liderança. Mas é a capacidade dos líderes de motivar e inspirar as pessoas que os ajuda a concretizar essa visão. 

Por exemplo, quando você inicia um novo projeto, provavelmente terá muito entusiasmo por ele, então geralmente é fácil conseguir suporte no início. No entanto, pode ser difícil encontrar maneiras de manter sua visão inspiradora depois que o entusiasmo inicial diminui, especialmente se a equipe ou organização precisar fazer mudanças significativas na maneira como atua. 

Os líderes reconhecem isso e trabalham duro durante todo o projeto para conectar sua visão às necessidades, objetivos e aspirações individuais das pessoas.

Teoria da Expectativa

Uma das principais maneiras de fazer isso é por meio da Teoria da Expectativa. Líderes eficazes unem duas expectativas diferentes:

  • A expectativa de que o trabalho árduo traga bons resultados;
  • A expectativa de que bons resultados conduzam a recompensas ou incentivos atraentes.

Isso motiva as pessoas a trabalharem duro para alcançar o sucesso, porque elas esperam desfrutar de recompensas – tanto intrínsecas quanto extrínsecas – como resultado. 

Outras abordagens incluem reafirmar a visão em termos dos benefícios que ela trará para os clientes da equipe e aproveitar oportunidades frequentes para comunicar a visão de uma forma atraente e envolvente. O que é particularmente útil aqui é quando os líderes têm poder de especialista. As pessoas admiram e acreditam nesses líderes porque são especialistas no que fazem. Eles têm credibilidade e conquistaram o direito de pedir às pessoas que os ouçam e os sigam. Isso torna muito mais fácil para esses líderes motivar e inspirar as pessoas.

Leia mais:

Equipe FM2S

Equipe FM2S

A FM2S Educação acelera a carreira profissional de seus alunos