Talvez você tenha pulado o café da manhã antes de trabalhar em uma grande apresentação ou tenha se esforçado para falar em uma reunião depois de apenas algumas horas de sono. Talvez você esteja emocionalmente exausto porque sente que simplesmente não se encaixa. Em caso afirmativo, você provavelmente encontrou os estados de risco HALT.
HALT significa Hungry (com fome), Angry (com raiva), Lonely (solitário) e Tired (cansado). O modelo foi desenvolvido inicialmente para ajudar os viciados em recuperação a ver quando eram mais vulneráveis à recaída. Desde então, tem sido útil para outras pessoas também – tanto no local de trabalho como em suas vidas pessoais.
Este artigo examina como identificar um estado de risco HALT e como agir rapidamente nos sinais de alerta.
Quais são os estados de risco HALT?
Se você continuar tentando trabalhar quando estiver com fome, raiva, solidão ou cansaço, seu desempenho quase certamente sofrerá. Você pode prejudicar sua saúde física e mental e corre o risco de prejudicar seus relacionamentos. Você também será mais suscetível a um esgotamento.
A palavra "HALT" é significativa. É um alerta para parar o que você está fazendo e pensar em alguns aspectos-chave do seu bem-estar para mudar hábitos prejudiciais.
Os quatro estados de risco estão inter-relacionados. Por exemplo, você pode ter ouvido a palavra "hangry" para descrever alguém que está irritado (ou pior) por falta de comida. "Slangry" também está começando a aparecer - descrevendo uma pessoa que está mal-humorada depois de uma noite ruim de sono.
Mas cada um dos quatro estados HALT pode ser um problema sério por si só.
Como identificar os sinais HALT
Para responder aos estados de risco HALT, o primeiro passo é reconhecê-los. Isso significa tornar-se mais consciente das emoções e comportamentos - os seus e os das pessoas com quem trabalha. Desenvolver sua inteligência emocional pode ajudá-lo a perceber quando você está se sentindo isolado dentro de sua equipe. Também permite identificar esses sentimentos nos outros.
Registrar suas experiências, pensamentos e sentimentos é uma boa maneira de acompanhar possíveis problemas. Você pode monitorar a quantidade de sono e exercícios que você está recebendo, bem como se você está comendo de forma regular e saudável. Use seu diário para ajudá-lo a identificar padrões de sentimentos ou comportamentos negativos - e dicas sobre o que os está causando!
Você também pode praticar a atenção plena para ajudá-lo a se tornar mais autoconsciente. Demonstrou-se que a atenção plena desenvolve inteligência emocional. É uma maneira de observar seus pensamentos e sentimentos sem ser "levado" por eles.
Se você acha que um colega está lutando por causa de um ou mais dos estados do HALT, fale com eles, com sensibilidade e confiança. Isso pode exigir uma conversa difícil, mas mostrar o problema é o primeiro passo para resolvê-lo.
Lidando com os estados de risco HALT
Nesta seção, veremos os quatro estados de risco HALT e sugerimos algumas maneiras práticas de abordá-los.
1. Fome
Quando você está com fome, você é menos capaz de se concentrar em seu trabalho e mais propenso a se distrair. Você provavelmente está mais irritado também!
Comer um bom café da manhã é importante para regular a fome durante o resto do dia. Segundo a pesquisa, um café da manhã regular e equilibrado nos ajuda a manter um metabolismo saudável. Outro estudo mostra que pessoas que pulam o café da manhã tendem a ter dietas mais pobres em geral.
Tente comer dentro de duas horas depois de acordar e depois tenha algo saudável a cada três ou quatro horas depois disso. Isso pode ajudar a evitar mudanças no humor, incluindo explosões de raiva, mantendo seu nível de açúcar no sangue estável.
Comer regularmente e de forma saudável também ajuda você a parar de lanchar alimentos ricos em gordura e açúcar. Estes podem deprimir o seu humor e estão ligados à obesidade e a outros problemas de saúde.
2. Raiva
Há momentos em que a raiva é absolutamente a resposta correta. Por exemplo, é natural ficar com raiva se formos criticados injustamente - e nos sentirmos assim pode nos inspirar a agir e resolver problemas. Mas se você não consegue controlar sua raiva, isso pode prejudicar seus relacionamentos e fazer com que você e outras pessoas se estressem. A pesquisa mostra que pode até ter um efeito negativo na sua saúde.
Tire um tempo para entender o que causa sua raiva e descobrir como expressá-la de uma maneira que não prejudique você ou os outros. Você pode achar útil manter um registro das coisas ou pessoas que desencadeiam sua raiva. Você pode então refletir se a sua raiva é justificada ou não e tirar o "calor" da situação.
Mas não simplesmente suprima sua raiva. Isso pode levar a um comportamento passivo-agressivo e, na verdade, pode aumentar seu estresse - o que pode causar problemas de saúde a longo prazo. Em vez disso, administre sua raiva com técnicas como pensamento positivo e imaginação guiada. Se você precisar de uma liberação física, tente exercícios de respiração ou centralização.
3. Solidão
É possível se sentir isolado e solitário mesmo quando você está com outras pessoas, incluindo colegas, familiares e amigos. Construir conexões de alta qualidade com os outros é importante para sua sensação de bem-estar, mesmo que você não seja um extrovertido natural. Se você se sentir solitário, informe seu gerente. Eles podem envolver você em projetos ou atividades que facilitam a conexão.
Talvez sua rotina diária esteja fazendo com que você se retire em sua concha. Se sim, agite-se um pouco! Faça intervalos para o almoço longe de sua mesa, onde você pode conversar com pessoas de outras equipes. Algumas organizações têm Grupos de Recursos de Funcionários (ERGs), onde você pode compartilhar suas habilidades e talentos - e conhecer novas pessoas no processo.
4. Cansaço
Em locais de trabalho de alta pressão, o cansaço é geralmente aceito como parte do trabalho. Todo mundo está sempre com pressa e trabalhando longas horas. Você pode se sentir pressionado a fazer o mesmo. No entanto, a fadiga pode ter um impacto sério na tomada de decisões, na memória e na saúde a longo prazo. Rever seus padrões de sono e trabalho é vital quando você está cansado.
A quantidade de sono que precisamos varia com a idade, mas as diretrizes da Fundação Nacional do Sono recomendam entre sete e nove horas por noite para um adulto. Se você está dormindo menos, provavelmente precisará fazer alterações em sua rotina para garantir uma boa noite de sono.
A qualidade do sono também é importante. O cérebro apenas "recarrega" adequadamente através do sono Rapid Eye Movement (REM). Esse nível de sono de alta qualidade pode ser dificultado pelo consumo de álcool ou bebidas à base de cafeína à noite e pela tentativa de lidar com questões difíceis à noite.
O uso de telas - incluindo a verificação de notificações em seu tablet ou celular - também pode ter um efeito negativo no seu sono. É melhor parar de usar as telas uma ou duas horas antes de ir para a cama.