Quais são os nove tipos de funcionários e como motivá-los?
Blog

13 de janeiro de 2018

Última atualização: 25 de janeiro de 2023

Quais são os nove tipos de funcionários e como motivá-los?

Quais são os nove tipos de funcionários e como motivá-los?

Os líderes geralmente sabem instintivamente que, se você quer que os funcionários deem seu melhor, eles precisam da motivação certa. E esses sentimentos são corretos: a pesquisa do grupo Hay revelou que empregados altamente comprometidos são 50% mais propensos a exceder seus objetivos de desempenho.

Quer se trate da hierarquia de necessidades de Maslow ou da teoria da motivação-higiene de Hertzberg, a evidência sugere que o sucesso e a felicidade são determinados pela determinação de seus motivadores individuais, e isso não é necessariamente tudo sobre o dinheiro.

De acordo com o especialista motivacional James Sale, temos nossa própria mistura única de motivadores. Ao identificar esses nove motivadores em sua equipe e adaptar seu estilo de liderança a cada funcionário, você poderá engajar melhor a equipe para ter sucesso em seus papéis.

Quais os nove tipos de trabalhadores?

O defensor

Este trabalhador procura segurança, previsibilidade e estabilidade. Eles gostam de organizações estáveis ​​e bem estabelecidas, dando papéis claros com uma rotina definida e caminhos de carreira. Impulsionar sua motivação envolve comunicação regular.

Os líderes devem se comunicar com esses trabalhadores - especialmente por meio de boas notícias sobre a organização. Ter acesso à informação precisa com frequência é altamente motivador para eles. Os briefings regulares, até os e-mails para mantê-los no circuito, são úteis. Eles querem continuidade de um gerente. Diga-lhes, por escrito, o que você espera deles, vincule a conquista de metas à segurança e apoia-os por meio de períodos de mudança. Recompense e valorize sua lealdade e serviço fiel.

O amigo

Eles buscam pertencimento, amizades e relacionamentos satisfatórios. Este trabalhador gosta de organizações e papéis com um forte espírito de equipe, excelentes atividades sociais e oportunidades para ajudar os outros. Eles são motivados quando se sentem apoiados, consultados e envolvidos. Crie um bom ambiente de trabalho social - eles gostam de eventos sociais, uma abordagem personalizada e uma cultura centrada nas pessoas. Eles também valorizam se você escrever para eles. Pergunte-lhes regularmente: "O que você acha sobre o X?" E leve-os à sua confiança.

A estrela

Eles buscam reconhecimento, respeito e estima social. Eles gostam de vantagens visíveis que se ligam à sua posição, limpar estruturas hierárquicas, títulos de trabalho e a oportunidade de brilhar. Para motivá-los, utilize prêmios e status. Alimentar a sua necessidade de ser reconhecido, envolvendo-os em projetos, fornecendo uma progressão clara da carreira e revisando regularmente seus objetivos. Eles valorizam particularmente o feedback positivo e eles adoram uma boa publicidade, então, quando eles alcançarem alvos ambiciosos, recompense-los de forma visível.

O diretor

Eles procuram poder, influência e controle sobre pessoas e recursos. Este tipo de empregado gosta de papéis de gestão ou de liderança com responsabilidade clara e visível para pessoas e recursos, e perspectivas de promoção e carreira. Dê-lhes responsabilidade e influência, dê-lhes um mentor e encontre oportunidades para que eles possam substituir - eles gostam de estar esticados. Dê-lhes um título de trabalho que reflete o poder - eles acharão isso motivador. Treinamento ou treinamento para ajudá-los a alcançar dá-lhes um impulso também.

O construtor

Busca dinheiro, satisfações materiais e vida acima da média. Eles gostam de desempenho e recompensa para serem fortemente ligados, são atraídos para profissões com salários acima da média e rotas visíveis para a promoção. Este é o único tipo de empregado que é fortemente motivado por vantagens de dinheiro e material. Eles são energizados quando têm um caminho e plano de carreira claros, revisões de progresso regulares e responsabilidade crescente. Você precisa definir objetivos claros e vinculá-los a recompensas, especialmente financeiras. Envolva seu espírito competitivo com jogos, atividades esportivas e competições - todos irão estimular sua motivação.

O especialista

Este empregado procura conhecimento, domínio e especialização. Eles gostam de papéis que exigem conhecimentos e habilidades especializadas e são motivados por ambientes onde o desenvolvimento pessoal leva ao reconhecimento formal da experiência. O seu botão de motivação é o treinamento e o desenvolvimento, especialmente quando treinamentos ou mentores estão ligados à promoção. Eles são motivados por objetivos ambiciosos e sendo um guia ou mentor para os outros, à medida que gostam de oportunidades para compartilhar seus conhecimentos e se especializar em áreas de interesse. Incentive-os a se conectarem com outros especialistas e a aumentar seus conhecimentos.

O criador

Procura inovação, criatividade e mudança. Eles gostam de resolver problemas, desenvolver trabalhos em organizações de ponta, inovadoras ou ambientes desafiadores. Envolva-os na geração de ideias, dando-lhes problemas para resolver e projetos que precisam de originalidade. Reconheça sua criatividade, recompensando-os pela inovação. Evite colocá-los em um papel de rotina durante muito tempo, pois eles se aborrecem facilmente e se tornam rapidamente desmotivados. Quanto mais estimulante o ambiente que você possa fornecer, melhor. Agitar o escritório e criar um espaço para o brainstorming dá-lhes um impulso.

O espírito

Este trabalhador procura liberdade, independência e autonomia. Eles gostam de papéis que oferecem liberdade onde controlam seu próprio tempo, podem tomar suas próprias decisões e usar sua discrição. Você pode motivá-los compartilhando a visão e os objetivos da empresa, delegando responsabilidade e permitindo que eles funcionem de forma autônoma. Apoie-os a compreender seus valores e esclarecer sua visão para a vida e o trabalho. As restrições, regras e procedimentos podem desmotivá-los à medida que odeiam a burocracia. Seja claro e específico sobre seus objetivos; evite o micro gerenciamento, mas crie fronteiras claras para lhes dar a liberdade de que precisam.

O pesquisador

Procura sentido, propósito e quer fazer a diferença. Eles gostam de organizações propositadas e são motivados por papéis e projetos de aprendizagem, orientados para o cuidado, muitas vezes com oportunidades para o consumidor. Suas principais motivações são elogios e comentários regulares. Eles são energizados, ligando seus objetivos à equipe mais ampla ou objetivos organizacionais e recebendo comentários sobre como eles estão fazendo a diferença. Dê-lhes um trabalho significativo e importante, variedade e ajude-os a ver a imagem maior.

Como identificar os tipos?

Existem ferramentas de perfil individuais, como Motivational Maps que definem tipos e medem motivação, ou, alternativamente, você pode detectar certas características em sua equipe. Com essa visão, o gerenciamento pode realmente entender o que faz com que seus funcionários assinalam e como eles precisam se comportar para consertar níveis de energia.

Virgilio Marques Dos Santos

Virgilio Marques Dos Santos

Sócio-fundador da FM2S, formado em Engenharia Mecânica pela Unicamp (2006), com mestrado e doutorado na Engenharia de Processos de Fabricação na FEM/UNICAMP (2007 a 2013) e Master Black Belt pela UNICAMP (2011). Foi professor dos cursos de Black Belt, Green Belt e especialização em Gestão e Estratégia de Empresas da UNICAMP, assim como de outras universidades e cursos de pós-graduação. Atuou como gerente de processos e melhoria em empresa de bebidas e foi um dos idealizadores do Desafio Unicamp de Inovação Tecnológica.