O que é um Trabalho de Conclusão de Curso - TCC?
Por definição, o Trabalho de Conclusão de Curso ou TCC, é o trabalho final que você deve realizar para concluir um curso, seja ele técnico ou de graduação. Justamente por ser um projeto presente em diversos cursos existem diferentes tipos de TCC.
Seu objetivo é atuar como ponto focal onde, da perspectiva do aluno ele deposita seu conhecimento sobre o assunto escolhido por ele, seu grupo ou orientadores. E da posição da instituição torna-se possível compreender e julgar o quanto o projeto avaliado reflete no entendimento do currículo acadêmico por parte daqueles que o produziram.
TCC são elaborados nos últimos semestres do curso. Dessa forma o aluno consegue direcionar seus esforços a matérias que envolverão apenas a produção do projeto, não tendo mais a distração de assuntos paralelos. Seu formato, prazos e estruturação varia de acordo com as normas estabelecidas pela instituição de ensino. Por isso é preciso se atentar a proposta do seu curso.
Os mais comuns tipos de TCC
O ensino nacional dispõe de uma vasta seara de cursos e, para todos, há a necessidade de uma forma de mensurar o entendimento do aluno e seu avanço intelectual ao longo do período acadêmico.
Por isso, nós da FM2S, separamos os tipos mais comuns de TCC. Aproveite para entender mais sobre cada um e considerar nossas dicas. Confira:
Monografia
Monografias são, em geral, um tipo de TCC que é aplicado a cursos de graduação e pós-graduação. O objetivo central da monografia é possibilitar ao aluno um contato com a pesquisa acadêmica, de maneira delimitada e escrita. A monografia não se limita a algum tipo de curso ou área do conhecimento, pode ser aplicada na maioria dos casos sempre com base nas regras das instituições.
Projetos de monografia são realizados em fases, sendo o pré-projeto a primeira. Nesta fase o aluno submete sua proposta de projeto a orientadores que o qualificam ou não como adequado. Passado isso, surge o projeto sob as atividades de: execução da pesquisa, analisa de dados e inferências para ai sim a redação da monografia final.
Confira os cursos de Visualização de Dados que fazem parte da nossa Assinatura FM2S
Consideramos a divisão de um TCC desse tipo em "Recorte do Assunto" (onde há o problema ou inferência passível de hipóteses e soluções), "Pesquisa" (onde experimentam-se modos de execução e mensuração) e "Relatório" (onde são listados todos os processos que resultaram no produto final).
Projeto Experimental
Um TCC de modelo "Projeto Experimental" visa a inserção do estudante, ainda que de maneira acadêmica, na realidade do mercado de trabalho. Esse tipo de TCC estabelece uma conexão do aluno, ou grupo de alunos, com metodologias, dia a dia, vocabulário e realidade de sua área de atuação.
Projetos experimentais são bastante comuns em cursos técnicos, onde o aluno é instruído a coletar e analisar aspectos importantes para sua atuação profissional em ambientes como empresas, escritórios, fábricas, etc. Comum em graduações da área de humanas, onde projetos mais práticos são utilizados para identificar a absorção do conteúdo por parte do aluno ou grupo de alunos.
Em cursos de comunicação, como jornalismo, um TCC pode ser um projeto de reportagem, uma revista, ou uma sequencia de produções audiovisuais. Em publicidade e marketing é comum que as instituições exijam projetos de campanhas para as "agencias experimentais".
Artigo Acadêmico
Semelhante ao TCC tipo monografia, artigos acadêmicos também possuem a proposta de construção do assunto. É necessário realizar uma pesquisa cientifica que, por sua vez, resultará no artigo. O artigo acadêmico tem por objetivo apresentar a qualquer pessoa que leia o assunto da pesquisa e seus resultados de forma clara e sucinta.
A objetividade do artigo científico é o que realmente o difere da monografia. A intenção é que ele possua uma média de 20 páginas. Sua estruturação segue o padrão de leitura comum a publicações de embasamento acadêmico, com: Introdução, Fundamentação teórica, Desenvolvimento do assunto, Analise e comparações do assunto e Conclusão. Vale ressaltar que a estrutura pode variar para cada curso e instituição.
Artigos acadêmicos podem ser utilizados como TCC ou como projetos individuais ao longo do curso (comum a iniciações científicas). Em ambos os casos é um ótimo meio de entrada para o meio acadêmico e cientifico.
Publicação Científica
Publicações científicas assemelham-se a monografias e artigos acadêmicos, são também fundamentadas em pesquisas científicas e compartilham do método de construção e desenvolvimento de uma tese (pré projeto).
Sua particularidade está no formato. Esses TCC são publicados em revistas científicas ou tornam-se parte do acervo acadêmico da universidade. Portanto, devem estar alinhados as obrigatoriedades do veículo que a publicará.
[caption id="attachment_26189" align="aligncenter" width="635"] E-book Planejamento de Experimentos[/caption]
É muito comum em graduações de todas as áreas, assim como pós-graduações e programas de extensão. E, assim como o artigo acadêmico, é uma porta de entrada no mercado de trabalho para alunos que tem expectativas nas áreas de pesquisa.
Outras modalidades: Alguns cursos, sejam eles técnicos ou de graduação, dispõe de maneiras adicionais para avaliar o aluno. Dentre eles estão: Estudos de caso, Pesquisas Exploratórias, Atividades Práticas, Produção Audiovisual e Revisões Literárias.
Regras da instituição
As regras para o desenvolvimento de um TCC variam entre instituições e cursos, no Brasil possuímos diversas áreas de estudo, além de diferentes níveis como o técnico, graduação, pós-graduação, etc. Portanto, atente-se as regras da sua instituição e curso, isso evitará retrabalho e quaisquer surpresas ao longo desse importante projeto.
Comumente, independente dos tipos de TCC, a instituição divulga o modelo e orientações gerais em seu currículo acadêmico. Tenha sempre esse documento acessível, e lembre-se de que em caso de dúvidas os professores orientadores poderão repassar cada regra com você.
Explore também o aprofundamento do projeto e as possibilidades que isso pode gerar na sua carreira futura. Isso porque, diferentes tipos de TCC podem exigir projetos experimentais, grupos, estudos de caso e trabalho com clientes reais, todos esses são fatores que podem pesar como diferenciais no momento de sua entrada no mercado de trabalho ou ascensão profissional.
Por que construir uma linha do tempo?
O TCC não é uma atribuição simples, e provavelmente demandará muito tempo, pesquisa e esforços. Por isso, estabelecer uma ideia de linha do tempo é uma ótima ideia, e uma maneira muito eficiente de se manter produtivo e no cronograma.
Comece estruturando um planejamento com base no tempo que você tem até a entrega final. A partir daí, defina quantas horas por dia você reservará para se dedicar a esta tarefa – tenha em mente que ao mesmo tempo que isso é um assunto de alta importância, estar mentalmente descansado e fisicamente saudável também faz parte do planejamento -.
Detalhe então o que precisa ser feito a cada semana ou mês, essa é uma maneira de manter suas entregas e mensurar possíveis atrasos. Tenha sempre em mente a realidade do seu projeto, suas necessidades e flexibilidade, com isso em mente, e o escopo no papel, o foco será o aperfeiçoamento.
Confira também:
- O que é e como fazer um TCC? Entenda suas partes e estrutura
- TCC da Engenharia: como funciona?
- Quais são os tópicos de um TCC?
- Curso de Gestão do Tempo