Em outras postagens em nosso blog, já vimos Análise SWOT: o que é, como fazer e como utilizar e também suas origens. Recapitulando, esta análise é geralmente aplicada a negócios buscando avaliar os cenários passados, presente e futuros de uma empresa. Assim, essa análise fornece aos líderes organizacionais uma nova e mais apurada perspectiva sobre o que a organização faz bem, onde estão seus desafios e quais os caminhos a seguir. Além disso, relaciona-se também com o conceito de matriz BCG. Mas, agora, vamos falar sobre a análise SWOT pessoal.
Como abordaremos neste post, a "versão pessoal" da análise SOWT está sendo utilizada para avaliar a situação e o desempenho dos colaboradores de uma organização. Isso se dá através de uma abordagem semelhante à relativa aos objetivos de carreira. Ela fornece , portanto, informações baseadas nos pontos fortes e fracos da sua personalidade, quais desafios você vê à sua frente e quais oportunidades estão presentes ao seu redor - tanto agora quanto no futuro.
O que é uma análise SWOT Pessoal?
É mais provável que você tenha sucesso na vida se usar seus talentos em toda a sua extensão. Da mesma forma, você sofrerá menos problemas se souber quais são seus pontos fracos e como gerenciá-los para que não influenciem negativamente no trabalho que você faz.
Então, como você identifica esses pontos fortes e fracos e analisa as oportunidades e ameaças que surgem deles? A análise SWOT pessoal é uma técnica útil que ajuda você a fazer isso.
Enfim, a análise SWOT pessoal é basicamente a aplicação de uma ferramenta de análise empresarial às pessoas de uma organização. Seu principal objetivo é descobrir, nos indivíduos, pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças. Assim, você pode trabalhar cada um desses aspectos para melhorar o seu desempenho.
O que torna a análise SWOT especialmente poderosa, porém, é que, com um pouco de reflexão, ela pode ajudá-lo a descobrir oportunidades que de outra forma você não teria enxergado. Dessa forma, após entender suas fraquezas, você pode desenvolver um planejamento estratégico e, assim, eliminar ameaças que poderiam prejudicar sua capacidade de avançar.
Se você se olhar usando a estrutura SWOT, poderá começar a se separar de seus colegas e desenvolver ainda mais os talentos e as habilidades necessárias para avançar em sua carreira e ajudá-lo a alcançar seus objetivos pessoais.
Quanto as origens da análise SWOT, você pode conferir acessando o link abaixo:
Como fazer uma análise SWOT pessoal?
Embora existam muitos formatos para a análise SWOT, na sua forma mais simples e verdadeira, a matriz SWOT é uma tabela de quatro quadrantes com uma grade codificada por cores, parecida com esta:
Para preencher a tabela, um brainstorming sincero sobre si mesmo é o suficiente. Por outro lado, o que pode ajudar a enxergar outros pontos sobre si mesmo é fazer algumas perguntas aos amigos, familiares e colegas de trabalho. Com isso, você vai se surpreender com alguns pontos levantados por eles, mas lembre-se, aqui a ideia é aprender mais sobre você mesmo e saber como melhorar suas fraquezas e ameaças.
Dessa forma, uma sugestão é realizar a análise SWOT pessoal em Excel, desta forma você facilita a edição e ganha agilidade, podendo inclusive imprimi-la para fins demonstrativos. Além disso, existem também alguns softwares de SWOT online que você pode testar.
Pontos fortes e oportunidades são coisas que você considera favoráveis e sob seu controle, enquanto fraquezas e ameaças são desfavoráveis e ditadas por forças externas. Dessa forma, você pode usar esses dados para explorar a correlação entre seus pontos fortes e fracos, como aproveitar seus pontos fortes para tirar máximo proveito de suas oportunidades e como melhorar pontos fracos para mitigar ameaças. Faça uma análise SWOT teste e confira suas características.
Por que fazer uma análise SWOT pessoal?
A SWOT pode ajudar as pessoas, com seu desenvolvimento pessoal, a se tornarem melhores versões delas mesmas, pois lhes proporciona maiores vantagens competitivas. Portanto, ao conduzir uma análise SWOT pessoal, pense no que você quer dela. Você quer um novo emprego ou uma nova conquista em sua posição atual? Afinal, você está procurando crescimento pessoal ou deseja tentar algo novo?
Por isso, para conduzir a análise você deve fazer perguntas sobre cada uma das quatro áreas examinadas. Nesse momento, a honestidade é crucial pois só assim a análise pode gerar resultados significativos. Com isso em mente, tente se ver do ponto de vista de um colega ou espectador e tente visualizar as críticas com objetividade.
Um detalhe importante é de não se limitar aos pontos fortes que você está exibindo no trabalho. Liste todos os seus pontos fortes, mesmo os que estão inativos por um tempo. E então preste atenção especial às coisas que você tem e que seus colegas não. Notou como você é diferente, único e especial?
Existem muitos modelos de análise SWOT online. Procure um que faça sentido para você e prepare-se para avaliar seus pontos fortes, reconhecer suas fraquezas e descobrir o que o deixa empolgado com seu trabalho e carreira, bem como o que o mantém acordado à noite.
Quais são as perguntas de uma análise SWOT?
Para fazer um SWOT valer o esforço, você precisa reservar um tempo para realmente pensar sobre isso e depois ainda revisitá-lo. Até porque você não vai pensar em tudo de uma só vez, e essa pergunta ou resposta que entrou no seu cérebro da noite para o dia pode ser o insight mais relevante e revelador do exercício.
Portanto, entenda que você precisará voltar a ele algumas vezes durante uma ou duas semanas para realmente construir respostas completas.
Pontos fortes
Comece identificando seus pontos fortes. Ou seja, as características ou habilidades que o diferenciam dos outros. Faça a si mesmo estas perguntas:
- Em que você é bom naturalmente?
- Que habilidades você trabalhou para desenvolver?
- Quais são seus talentos ou "dons" naturais?
Pontos Fracos
O próximo passo são os pontos fracos. Esta parte examina as áreas em que você precisa melhorar e as coisas que o colocarão no topo em termos de sua carreira. Estas são algumas perguntas a serem consideradas:
- Quais são seus hábitos e características negativas de trabalho?
- Alguma parte de sua educação ou treinamento precisa ser aprimorada?
- O que as outras pessoas considerariam suas fraquezas?
Oportunidades
Observe os fatores externos dos quais você pode aproveitar para buscar uma promoção, encontrar um novo emprego ou determinar uma direção para a sua carreira. Estas são algumas perguntas para você se fazer:
- Qual é o estado da economia?
- Sua indústria está crescendo?
- Existe nova tecnologia em seu setor?
Ameaças
Por fim, observe as ameaças ao crescimento da sua carreira. Esta parte explica os fatores externos que podem prejudicar suas chances de atingir seus objetivos. Considere estas perguntas:
- Seu setor está contraindo ou mudando de direção?
- Existe uma forte concorrência para os tipos de empregos nos quais você mais se encaixa?
- Qual é o maior perigo externo para seus objetivos?
Lembre-se de ser objetivo e consulte outras pessoas que o conhecem, se necessário. Vale lembrar, além disso, que sair da sua zona de conforto o ajudará a obter os resultados que você procura, em vez de só reforçar suas próprias crenças.
A chave para escrever uma boa análise SWOT pessoal é a honestidade. Seja inflexível em revelar falhas e fraquezas, mas também em celebrar suas forças pessoais e o que faz de você o melhor.
Vantagens da análise SWOT pessoal
O principal objetivo de um SWOT é promover os pontos fortes identificados, reduzir pontos fracos, explorar as oportunidades e ter planos de contingência para minimizar ameaças.
Por isso, não é difícil concluir que existem muitos benefícios e vantagens em usar a SWOT para desenvolvimento pessoal. Afinal, ela é ideal para garantir o seu sucesso e melhoria. Alguns dos benefícios mais comuns da realização de uma análise SWOT pessoal são os mencionados abaixo:
- Ajuda a desenvolver estratégias para atingir seus objetivos;
- Mostra onde você se encontra no caminho do sucesso;
- Mede seus escopos de alcance das metas desejadas;
- Melhora sua carreira, vida e personalidade;
- Ajuda a entender melhor quem você realmente é como pessoa;
- Maximiza seus pontos fortes e diminui suas fraquezas;
- Explora e também aprimora suas habilidades pessoais;
- Ajuda a entender suas preferências e traços de personalidade;
- Concentra-se em suas atitudes, habilidades e capacidades.
Além dessas indicadas, existem ainda muitas outras vantagens dessa análise. Portanto, aplique-a à sua situação e aproveite os benefícios impressionantes da análise SWOT pessoal.
Para os que desejam se aprofundar mais nesse tipo de metodologia recomendamos o curso Business Model Canvas da FM2S. Com ele você irá aprender como aplicar análise estratégica (SWOT), estruturação de hipóteses ao negócio e muito mais.
Se deseja ir mais a fundo, sugerimos o Black Belt FM2S. Entramos a fundo nos temas de estratégia organizacional. Como amostra grátis, você pode assistir nossa aula de SWOT.