Você sabe quais são seus pontos fortes?
Não estamos falando sobre o conhecimento da sua indústria ou seus anos de experiência em campo. Estamos falando sobre seus pontos fortes reais - os pontos fortes que o separam de seus colegas e o tornam único. Quando foi a última vez que você se sentou para analisar esses pontos fortes? Ou, para esse assunto, você já analisou aquilo que você realmente é melhor em fazer? Você realizou testes?
A maioria das pessoas não. Todos nós provavelmente analisamos e trabalhamos em nossas fraquezas, mas muitas pessoas não consideram seus pontos fortes. Isso, no entanto, é um erro. Trabalhar com nossos pontos fortes é um dos caminhos mais seguros para o sucesso e a felicidade no que fazemos. E há uma boa chance de termos forças que nunca consideramos.
Pare e pense sobre o que seus dias podem ser como se você pudesse usar seus cinco maiores pontos fortes de forma consistente. Você poderia executar excepcionalmente bem na maioria das vezes. Você sentiria entusiasmado e feliz no que estava fazendo. E você sentiria como se você e seu trabalho existissem em harmonia quase perfeita.
Parece maravilhoso, certo? Bem, é assim que algumas das pessoas mais bem-sucedidas do mundo sentem na maior parte do tempo. Eles descobriram seus pontos fortes, e eles trabalharam para construir suas vidas - e seu trabalho - em torno desses pontos fortes.
Felizmente, todos nós podemos fazer isso, e uma boa maneira de começar é fazer o autoteste. Dessa forma, você pode encontrar seus pontos fortes e começar a se concentrar neles.
Quais são seus pontos fortes?
O teste StrengthsFinder foi criado por Marcus Buckingham, autor de "First, Break All the Rules", e Donald Clifton da Gallup International Research and Education. Eles basearam o teste em um estudo Gallup de 25 anos com mais de dois milhões de pessoas de todas as áreas da vida - das empregadas domésticas aos CEOs. Gallup perguntou detalhes para descobrir o que fez todos esses participantes terem sucesso.
Graças à sua contribuição, e algumas análises e pesquisas aprofundadas, Gallup identificou 34 das forças humanas mais comuns. O teste StrengthsFinder ajuda você a identificar quais cinco desses pontos fortes você possui.
Por que isso é tão importante? Bem, como dissemos anteriormente, melhorar seus pontos fortes é uma estratégia mais esperta do que passar o tempo corrigindo seus pontos fracos. Quando você usa seus pontos fortes, você se sente mais produtivo e energizado - e você provavelmente terá mais sucesso em sua carreira.
Por outro lado, como você se sente quando está trabalhando com uma fraqueza? Você provavelmente se sente cansado, desencorajado, frustrado ou mesmo temerário. Tudo o que você faz parece mais difícil do que deveria.
Se você pode dirigir suas escolhas de carreira para que seu trabalho aproveite seus pontos fortes, então você é muito mais propenso a encontrar o trabalho que gosta e que é muito bom!
O que são os testes psicométricos?
Os testes psicométricos incluem perfis de personalidade, testes de raciocínio, questionários de motivação e avaliações de habilidades. Esses testes tentam fornecer dados objetivos para medidas subjetivas de outra forma.
Por exemplo, se você quiser determinar a atitude de alguém, você pode perguntar diretamente a pessoa, observar a pessoa em ação ou mesmo reunir observações sobre a pessoa. No entanto, todos esses métodos podem ser afetados por viés e perspectiva pessoal. Ao usar um teste psicométrico, você faz um julgamento mais objetivo e mais imparcial.
Como a objetividade é fundamental para o uso dessas avaliações, um bom teste psicométrico fornece resultados justos e precisos sempre que é dado. Para garantir isso, o teste deve atender a esses três critérios principais:
- Padronização - O teste deve basear-se em resultados de uma amostra de população que seja verdadeiramente representativa das pessoas que estarão testando. Você não pode testar realisticamente todas as pessoas que trabalham em um país. Mas você pode testar uma amostra representativa desse grupo e, em seguida, aplicar os resultados às pessoas específicas que você testou. Além disso, um teste padronizado é administrado da mesma maneira a cada vez para ajudar a reduzir qualquer viés de teste. Ao usar um teste padronizado, você pode comparar os resultados com qualquer pessoa cujas características sejam semelhantes às do grupo de amostra.
- Confiabilidade - O teste deve produzir resultados consistentes e não ser significativamente influenciado por fatores externos. Por exemplo, se você se sentir estressado quando faz o teste, os resultados do teste não devem ser excessivamente diferentes dos momentos em que você estava excitado ou relaxado.
- Validade - Esta é talvez a qualidade mais importante de um teste. Um teste válido tem que medir o que se pretende medir. Se um teste deve medir os interesses de uma pessoa, então ele deve demonstrar claramente que ele realmente mede os interesses, e não é algo que seja apenas relacionado aos interesses.
O que os testes psicométricos medem?
Testes psicométricos podem medir interesses, personalidade e aptidão.
- Testes de interesse medem como as pessoas diferem em sua motivação, valores e opiniões em relação aos seus interesses.
- Testes de personalidade medem como as pessoas diferem em seu estilo ou maneira de fazer as coisas, e na maneira como eles interagem com seu ambiente e outras pessoas.
- Testes de aptidão medem a forma como as pessoas diferem em sua capacidade de executar ou realizar tarefas diferentes.
Vantagens dos testes psicométricos
Testes psicométricos podem ajudar a tornar as avaliações relacionadas ao pessoal e a carreira mais objetivas.
Esses testes também economizam muito tempo. Eles geralmente são muito fáceis de administrar, e eles podem ser administrados facilmente a um grupo de pessoas. (Outros tipos de avaliações devem ser dados individualmente.) Os testes psicométricos também são facilmente pontuados, então os resultados retornam de forma rápida e confiável.
Muitos desses testes são completados usando programas de software, e alguns podem até ser concluídos on-line. Isso, novamente, fornece uma vantagem de tempo, e pode reduzir custos significativamente comparados com outros métodos. As pessoas podem fazer testes de qualquer lugar, e os resultados são marcados com precisão a cada momento.
Para que utilizar os testes psicométricos?
Testes psicométricos podem ser usados para diversos fins. Alguns dos usos mais comuns são os seguintes:
Seleção de pessoal
Aqui, os testes podem ajudar os recrutadores e os gerentes de contratação a determinar os candidatos que melhor se encaixam em uma posição. Testes de personalidade, aptidão e conhecimento são muito comuns neste tipo de situação.
Desenvolvimento e treinamento individual
Testes psicométricos podem ajudá-lo a determinar a melhor forma de melhorar as habilidades e o desempenho atuais. Por exemplo, se o seu departamento vai introduzir um novo tipo de tecnologia, pode ser útil avaliar as pessoas sobre seus interesses e motivações relacionadas a novas tecnologias. O Inventário de Atividade Empresarial e a Medida de Motivação Mental da Califórnia são testes psicométricos disponíveis para fins de treinamento e desenvolvimento. Você também pode usar testes de aptidão e habilidades para determinar a capacidade de uma pessoa executar certas tarefas.
Construção e desenvolvimento de equipes
Esta área pode fornecer muitos usos para testes psicométricos. As pessoas melhores entendem a si mesmas e outras, melhor elas podem construir e manter relações positivas no local de trabalho. Os valores em ação podem ajudá-lo a obter informações sobre os comportamentos grupais e as dinâmicas que se relacionam com os valores das pessoas.
Desenvolvimento e progressão na carreira
Testes psicométricos podem ajudá-lo a descobrir valores e interesses fundamentais para a satisfação geral da carreira. Para aqueles que começam em suas carreiras e aqueles que procuram o caminho correto da carreira, pesquisas de interesse como os códigos da Holanda e as âncoras de carreira da Schein também são testes psicométricos úteis a serem considerados.
Quer aprender mais sobre o tema?
- Como realizar testes para ter sucesso rápido?
- Cinco testes de compromisso de gestão para uma Lean Manufacturing
- Testes FM2S
- Como fazer testes: com um caso prático Six Sigma