O que é Análise VRIO?
Muito frequentemente, uma organização precisa perguntar-se por que tem uma determinada posição de mercado.
- Por que está melhor - ou pior - do que seus concorrentes?
- As habilidades dos seus trabalhadores contribuem para o sucesso da organização?
- Suas patentes e direitos autorais colocam a empresa em uma posição vencedora?
- Há algum outro fator que o ajuda - ou impede?
Muitos fatores podem contribuir para a posição do mercado. Cada organização possui seu próprio conjunto específico de recursos - pessoas, processos, recursos físicos e muito mais. A forma como a empresa conduz negócios e utiliza esses recursos pode ser uma das principais razões para o seu sucesso.
Em empresas que, em certa medida, dependem de recursos subjacentes, você precisa avaliar o potencial e a eficácia de todos esses recursos de forma contínua, para construir uma vantagem competitiva. A análise do VRIO pode ajudá-lo a fazer isso.
Quais os Parâmetros VRIO?
VRIO significa:
- Valor
- Raridade
- Inimitabilidade
- Organização
Recursos que são valiosos, raros e inimitáveis, e que você está organizado para usar efetivamente, serão aqueles que provavelmente contribuirão mais para a missão da sua organização. Você precisa se certificar de que fará o máximo uso desses, e que você se estará preocupado em protegê-los para manter e melhorar seu valor, raridade e inimitabilidade.
Vamos explorar cada um em detalhes.
Valor
Recursos valiosos são aqueles que mais contribuem para a sua linha de fundo (ou outra missão geral, se você é uma organização sem fins lucrativos). Eles ajudam você a reduzir custos, ou aumentar a receita, ou - idealmente - fazer os dois.
O valor pode ser medido de várias maneiras, por exemplo, algo que lhe permite cobrar um prêmio de preço; um processo de fabricação eficiente que faz produtos de qualidade; uma força de trabalho produtiva; um design de produto inovador que atrai compradores; ou uma imagem de marca popular.
Raridade
Um recurso é raro se ninguém mais - ou muito poucos outros - também tiver acesso.
Um brilhante pesquisador que trabalha para você; uma fonte de fornecimento que não está aberta aos seus concorrentes; um produto ou marca ao qual seus clientes são leais; ou arrendamentos em locais de varejo privilegiados em todas as cidades - todos podem ser considerados recursos raros.
Inimitabilidade
Isso leva o conceito de raridade um passo adiante e significa que seus recursos raros não podem ser imitados ou copiados facilmente, e há poucos substitutos para eles.
Pode ser difícil avaliar essa qualidade porque, ao longo do tempo, muitos produtos são eventualmente copiados. Alguém faz uma ideia, e depois a desenvolve em um produto melhor ou mais barato por meio da pesquisa e inovação. O novo produto pode competir e substituir gradualmente o produto original.
Patentes e direitos autorais podem impedir a cópia por um certo número de anos, e as licenças podem lhe dar acesso exclusivo a um recurso por um período de tempo. Durante esse período, seu produto original pode fornecer benefícios importantes para sua empresa. No entanto, é difícil manter a posição de mercado única de um produto por muito tempo, especialmente quando essa proteção de propriedade intelectual expirou.
Organização
Isso se refere ao quão bem sua organização é capaz de usar os recursos específicos que são raros, valiosos e inimitáveis.
Seus sistemas internos de controle de gerenciamento, seus processos de negócios e sua equipe devem se concentrar em explorar esses recursos para maximizar seus benefícios para sua organização como um todo.
Uma organização devidamente estruturada irá melhorar e aproveitar ao máximo seus recursos chave. Uma boa estrutura provavelmente assegurará o crescimento contínuo da empresa, sua construção de marca e, em última análise, seus lucros no médio e longo prazo.
Como usar a ferramenta VRIO?
Passo 1:
Identifique qual dos seus recursos são Valiosos, Raro e Inimitável, e que você está bem está Organizado para usar. Use as listas de verificação para ajudá-lo a fazer isso.
Lista de verificação de valor
Faça o brainstorming de seus recursos para determinar quais os atuais - ou que têm o potencial - trazer os maiores retornos para sua organização. Embora a definição de "valor" dependa da sua situação específica, as seguintes perguntas podem ajudar:
- Você tem recursos que melhoram a eficiência de um processo importante?
- Você tem recursos que ajudam a criar novos produtos que atendam às necessidades do cliente?
- Você tem acesso a matérias-primas valiosas ou a outros suprimentos?
- Você investiu em máquinas, sistemas de TI ou outros ativos físicos que lhe permitem criar valor?
- Você tem produtos, serviços ou uma marca para a qual os clientes têm uma forte lealdade, como um centro de atendimento 24/7, entrega em domicílio, serviço pós-venda, e assim por diante?
- Quanto tempo durará o "valor" do recurso? Lembre-se de que as preferências e os gostos dos clientes mudam ao longo do tempo.
- Os benefícios do recurso superam o custo de mantê-lo?
Lista de Verificação de Raridade
Para os valiosos ativos identificados acima, identifique aqueles que são raros. Mais uma vez, a forma como você mede isso dependerá da sua situação, mas as seguintes perguntas podem ajudar:
- Quanto tempo o recurso permanecerá raro ou exclusivo?
- O recurso está disponível apenas para sua empresa e não para seus concorrentes?
- Os seus concorrentes poderão obter o recurso em breve?
Lista de verificação de inimitabilidade
Pegue sua lista de recursos valiosos que também são raros e determine se cada um pode ser facilmente copiado. Use estas perguntas para ajudá-lo:
- É fácil para seus concorrentes duplicar o recurso?
- O recurso possui um substituto facilmente disponível que os concorrentes podem usar?
- Se substitutos estiverem disponíveis, eles podem fornecer o mesmo nível de satisfação e lealdade do cliente?
- É provável que novos participantes no mercado possam desenvolver produtos melhores ou mais baratos que possam substituir seu produto?
Lista de verificação da organização
Finalmente, determine se sua organização está estruturada adequadamente para explorar este conjunto de recursos valiosos, raros e inimitáveis:
- Você tem o tipo certo de força de trabalho para aproveitar ao máximo esses ativos? Os pacotes de compensação atraem e retém o tipo de pessoas que você precisa?
- As suas estruturas de gestão são apropriadas? Por exemplo, se você confiar na inovação para criar raridade, você tem um sistema que permite que novas ideias entrem rapidamente no mercado?
- Os seus sistemas de suporte de backoffice, como o processamento de vendas e o financiamento, são capazes de suportar seus principais recursos?
Passo 2:
Tendo identificado seus principais recursos, você precisa pensar sobre o que precisa fazer para protegê-los e o que você pode fazer para melhor usá-los. Use estas perguntas para ajudá-lo a fazer um brainstorm para fazer isso:
- A sua empresa dá foco adequado ao recurso?
- Você poderia usar melhor o recurso ou usá-lo para gerar mais receita? Em caso afirmativo, como?
- Como você pode ampliar o valor, a raridade ou a inimitabilidade do recurso no futuro?
- Como você pode preservar o recurso para que ele não seja danificado ou roubado, ou que seu valor, raridade e inimitabilidade não sejam degradados?
- Como você pode integrar melhor o recurso nos processos, marketing, gerenciamento ou outras funções de sua organização?
- A organização prioriza os produtos e serviços que utilizam os recursos-chave quando se trata de investimentos em pesquisa e desenvolvimento, recursos de produção ou vendas e marketing?
- O seu departamento de vendas e marketing baseia suas mensagens de promoção nos Pontos Únicos de Venda (USPs) que provêm de produtos e serviços que são valiosos para os clientes?
- São as principais competências que a sua organização concentra em alinhamentos com os principais recursos e recursos identificados como valiosos, raros e inimitáveis?