Quando falamos sobre obter a certificação ISO 9001: 2015 em uma empresa, as pessoas geralmente se perguntam: "Por que nossa empresa precisa ser certificada ISO 9001?" Boa pergunta. O ISO 9001 é o padrão do Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ) e produz numerosos benefícios para qualquer empresa que esteja disposta a seguir essa rota. Então, por que sua organização deve obter a certificação ISO 9001? Vamos ver os motivos abaixo.
10 Razões para ter Certificação ISO 9001
1. Atender os requisitos do cliente
Muitas empresas querem a certificação ISO 9001 apenas para satisfazer uma exigência do cliente. Quando este declara que só fará negócios com fornecedores certificados, em conformidade com a ISO 9001 por exemplo, a empresa acaba obtendo a certificação para manter o negócio. O problema com essas empresas, porém, é que elas estão procurando por um retorno de curto prazo: não veem nada a não ser aquele benefício – “precisamos de dinheiro” – e ignoram os benefícios a longo prazo, como se “se mantivermos o cliente satisfeito, eles vão querer voltar de novo e de novo”. Enquanto não abraçam o conceito de qualidade por meio da melhoria contínua, não há como entender que a satisfação contínua do cliente é que é o objetivo final de um SGQ. Em outras palavras, essas empresas não “compraram o programa”. Ou seja, você pode obter um pedaço de papel (aquele certificado ISO) que reivindica a certificação ISO 9001 sem ver muita qualidade ou melhoria real. Concentrar-se apenas no benefício imediato, sem colocar o cliente à frente, acabará custando muito mais no longo prazo. Você pode esperar que algumas das ideias do sistema de gestão da qualidade possam desaparecer e, quem sabe, eventualmente persistir… Mas não é preferível ter um plano do que confiar na sorte?
2. Obter mais receita e negócios de novos clientes
Depois de obter sua certificação ISO 9001, você pode anunciar sua certificação de qualidade e responder a solicitações de cotação de empresas que a tomam como uma obrigação. Por conseguinte, a certificação ISO 9001 pode abrir novos mercados com os quais, antes, você estava praticamente impossibilitado de fazer negócios.
3. Melhorar a qualidade da empresa e do produto
Um padrão de sistema de gerenciamento de qualidade tem tudo a ver com qualidade (realmente!). Então, certamente o resultado da adoção de um SGQ deve representar um melhor nível de qualidade para toda a organização – em cada processo e produto. Sabemos que existem muitas definições de “qualidade”, mas Philip Crosby e Joseph Juran proporcionam dois dos melhores. Crosby a definiu como “conformidade com os requisitos”; enquanto Juran a chamou de “adequação ao uso”. A implementação efetiva da ISO 9001 Sistema de Gestão da Qualidade com certeza vai colocar sua empresa na estrada da Qualidade.
4. Aumentar a satisfação do cliente com seus produtos
Qualidade significa que o que você produzir funcionará como seus clientes esperam. Dessa forma, você atenderá não apenas aos requisitos declarados – mas também aos requisitos mais implícitos. Além disso, qualidade também significa muito menos queixas e um trabalho melhor em resolver as que ocorrerem. Se o seu sistema de gerenciamento de qualidade estiver funcionando corretamente, você deve saber o que os clientes esperam e que você deve fornecer, resultando em satisfação do cliente ainda maior.
5. Descrever, compreender e comunicar os processos da empresa
O padrão ISO 9001 exige que você identifique e descreva seus processos usando métricas de negócios, cuja finalidade é gerenciar e controlar melhor seus processos de negócios. Como os objetivos de qualidade formam o centro do seu sistema, as métricas são usadas para entender e comunicar o desempenho do seu sistema em relação a eles. Logo, se você fizer uma tentativa honesta de se adequar aos requisitos para obter a certificação ISO 9001, aprenderá mais sobre sua empresa.
6. Desenvolver uma cultura profissional e melhorar seu funcionário
A implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001 pode aprimorar a capacitação dos funcionários. Pois o SGQ irá fornecer-lhes expectativas claras (objetivos de qualidade e descrições de cargos), as ferramentas para fazer seu trabalho (procedimentos e instruções de trabalho) e um feedback rápido e acionável sobre seu desempenho (métricas de processo). E o resultado? Uma cultura de empresa aprimorada e uma equipe mais profissional!
7. Melhorar a consistência de suas operações
Antes de tudo, o que é consistência? Bem, uma maneira de pensar sobre isso é "variação diminuída". Reduzir a variação em seus processos é a definição de consistência. Afinal, o seu cliente é melhor servido quando você fornece um produto consistente - de mesmas dimensões, peso e tolerâncias, a cada saída - ou por seus produtos serem imprevisíveis? (Espero que você não esteja pensando muito sobre isso.) Claro, eles não aceitarão variação, e você também não deve! Então como você diminui a variação? Aumente o controle de seus processos! O controle provém de um objetivo claro, da coleta dados no processo (métricas) e da compreensão sobre como ajustá-lo (procedimentos e instruções de trabalho) para manter a saída alvo. Logo, se o seu SGM ISO 9001 estiver funcionando, você deve aumentar a consistência operacional e do produto.
8. Gerenciamento de foco e de funcionários
Discutimos objetivos, métricas e procedimentos de qualidade utilizados dentro de um Sistema de Gestão de Qualidade ISO 9001. Tendo os objetivos, métricas e procedimentos certos, os funcionários e até o gerenciamento serão capazes de se concentrar melhor no que é importante. No entanto, nem sempre é esse o caso - é fácil perder o foco durante um período de tempo. O SGQ ISO 9001 tem uma maneira de garantir que a empresa permaneça focada através de auditorias internas, auditorias de registro (e vigilância) e auditorias de auto processamento. A certificação ISO 9001 exige que a empresa examine periodicamente seus processos de qualidade. Ao passo que as auditorias de processo regulares e as auditorias feitas apenas quando necessárias são feitas corretamente, obtêm-se um feedback objetivo necessário para corrigir quaisquer desvios do caminho de qualidade e manter a empresa focada em seus objetivos.
9. Melhorar a eficiência, reduzir o desperdício e economizar dinheiro
Um sistema de gestão da qualidade ISO 9001 não é perfeito - nenhum processo nem ninguém é. Mas um SGQ bem executado permite que sua empresa se aproxime da perfeição. À medida que seus processos melhoram, se tornam mais consistentes e você alcança seus objetivos com maior regularidade, você verá resultados tangíveis. O desperdício do processo irá diminuir. Aliás, desperdício é dinheiro perdido para sempre e ele é resultado de má qualidade e ineficiência. Ineficiência resulta de variação e processos inconsistentes. Reduza a variação, melhore a consistência e você terá menos desperdício e, portanto, mais dinheiro.
10. Alcançar reconhecimento internacional de qualidade
O ISO 9001 é um padrão mundial administrado pela Organização Internacional de Padronização (ISO), com sede na Suíça. O ISO 9001 está atualmente em uso por mais de um milhão de organizações em todo o mundo! É verdadeiramente um padrão mundial de qualidade! A obtenção da certificação ISO 9001 coloca sua empresa em um grupo muito seleto.
O que você pode fazer com essa certificação?
Você pode usar o fato de que sua empresa possui certificação ISO 9001: 2015 em seu marketing. O seu sistema de gerenciamento e seus processos foram certificados pela ISO 9001 para que você fale sobre o seu registro bem-sucedido na ISO 9001, desde que não sugira que seus produtos estejam certificados pelo ISO, que é o que ISO certificado implica.
O que você não pode fazer?
- Você não pode usar ou modificar o logotipo da ISO, pois é sua marca e propriedade intelectual;
- ISO 9001: 2015 não pode ser listado em seus produtos ou usado para implicar a certificação do produto, pois se trata de uma certificação de empresa;
- Você deve ter cuidado com a descrição do seu escopo para que ela se adeque a suas atividades certificadas e locais geográficos da empresa.