O processo de como fazer um e-book e transformar o seu conhecimento em um produto que pode ser vendido online ou mesmo ofertado ao seu público pode mudar seu posicionamento na internet.
Mas, ao mesmo tempo, surgem uma série de dúvidas sobre como proceder em cada etapa. Já que nem sempre é fácil selecionar tudo o que será falado, criar o escopo e então se ater aos detalhes mais importantes.
Justamente por isso, esse guia prático vai lhe ensinar tudo em um esquema de passo-a-passo, para você começar agora mesmo. Confira!
Como fazer um ebook de graça?
Na hora de criar um ebook, há uma variedade de opções para cada etapa, custando mais ou menos. Você pode contratar profissionais para a diagramação, ilustração e até escrita do conteúdo, mas, na mesma medida, também pode fazer tudo de forma gratuita, com os vários recursos que existem na internet.
No passo-a-passo abaixo, te contamos como elaborar um ebook gratuitamente!
Como fazer um ebook? Passo-a-passo
Primeiramente, o ebook é um livro disponibilizado online. Seja em plataformas especificas, como a Amazon e Hotmart, ou para download nas redes sociais e sites.
Geralmente, cada ebook possui um foco específico. Seja ensinar algo, divertir, mostrar uma realidade, apresentar fatos etc.
Dessa forma, vamos separar o processo de criação em duas etapas. Primeiramente, vamos falar o que é necessário para fazer esse ebook, sendo a parte mais enxuta do projeto.
Na segunda parte, vamos apresentar a questão de finalização desse projeto, quando a primeira parte já estiver pronta.
Começando com a parte mais enxuta do projeto e seguindo a parte final da produção, que envolve questões visuais, temos um total de seis passos:
1 - Escolha do assunto ou tema
O primeiro passo é definir qual será o tema principal desse livro digital. Ou seja, depende do seu objetivo, público que quer atingir e assim por diante.
Quem atua no marketing, por exemplo, costuma reunir dúvidas e temas mais pedido pelos usuários, criando um ebook com respostas e esquemas que vão sanar aquelas questões frequentes.
2 - Separe e organize os tópicos que serão apresentados
Após escolher o tema principal do ebook, é hora de separar todas as ideais. Ou seja, definir qual será o norte desse conteúdo, evitando que se perca no processo de escrita.
Dessa forma, você define qual será o ponto inicial, onde tudo começa, e o caminho a ser seguido. Isso é importante para delimitar e, futuramente, criar novos ebooks.
3 - Desenvolvimento do texto
Com as ideias prontas, é hora de começar o processo de criação. Portanto, escrever a partir da temática principal e dos tópicos.
Logo, comece escrevendo tudo sobre cada um dos assuntos. Ao final, inicie as correções, reorganizando o que for necessário, corrigindo a gramática, melhorando a legibilidade. Sempre considerando quem são aqueles que vão se interessar e ler aquele conteúdo.
4 - Escolha e preparo das imagens
Agora que o seu ebook já está parcialmente pronto, é hora de separar as artes que vão ilustrar tudo aquilo. Vale dizer que as imagens são essenciais para o leitor, exemplificando e facilitando a compreensão.
Neste cenário, escolha quais são as imagens importantes e formate-as, para se adaptarem à identidade visual do seu negócio. Isso também traz autenticidade. Por isso, prefira usar bancos de imagens, como o Unsplash e Pixabay.
Neste momento, você pode adicionar imagens de vários tipos, como gráficos e vetores. Tudo varia conforme a temática.
5 - Como fazer um ebook: formatação
A formatação é uma das principais dúvidas referente ao ebook, bem como uma das mais importantes, já que serão escolhidos os detalhes visuais, que causam aquele primeiro impacto no leitor.
Logo, você vai escolher o espaçamento, fonte, posição das imagens, divisão de capítulos, tamanhos dos títulos e subtítulos etc.
Os principais formatos usados são o ePub e PDF, que facilitam a abertura em diversos dispositivos, sem que o resultado do seu trabalho seja perdido.
Assim, depois de tudo pronto, salve no formato desejado.
6 - Revisão
Por fim, um dos passos de como fazer um ebook de qualidade é sempre fazer uma revisão ao final, quando já estiver formatado e pronto.
Mesmo que você tenha feito revisões anteriores, nada elimina essa última, já que ainda podem ter passado erros ou mesmo distorções de imagem.
Dessa forma, a dica é: depois que estiver pronto, espere um intervalo de (pelo menos) um dia para fazer a revisão. Isso vai ajudar a “limpar” a sua mente, para que o seu cérebro veja tudo com mais clareza.
Então, leia o conteúdo na íntegra, veja se as imagens estão onde deveriam, se abre corretamente no dispositivo etc.
Principais dúvidas sobre ebooks
Onde posso divulgar o ebook?
Assim que o seu ebook estiver pronto, é possível começar o processo de divulgação. Claro que, se você tiver um plano de lançamento, deve verificar como isso será feito.
Na prática, a divulgação acontece em landing pages, via email marketing, redes sociais e site. Mas, dependendo do tipo, você pode adicionar em outras páginas, como a Amazon (neste caso, verifique as normas de formatação).
Como fazer um ebook: quais os melhores temas?
Os melhores temas para criar um ebook partem de três pilares: afinidade, demanda e conhecimento.
Isso significa que deve ser algo de que você gosta, que tenha terceiros interessados no assunto ou temas que você realmente domina. Claro que, se combinar esses três pilares, o resultado será ainda melhor.
Quantas páginas têm que ter um ebook?
De maneira geral, não existe uma regra quanto ao número de páginas.
Isso porque tudo vai depender do assunto disposto ali e do quando você irá abordar naquele conteúdo. Alguns optam por dividir em partes, criar um ebook generalizado, outros mais específicos, e assim por diante.
Mas o que vemos no mercado é que a grande maioria dos ebooks que são dados ao público, sem custo financeiro, tem em torno de 10 a 15 páginas. Isso considerando que você está entregando algo de valor ao usuário.
Porém, para conteúdos mais detalhados, a média de páginas começa em 20, podendo chegar a 200.
Cabe destacar que a quantidade de páginas depende de vários fatores como: formatação, presença de imagens, fonte, tamanho etc.
Quais as melhores ferramentas para usar no seu ebook?
Saber como fazer um ebook significa, muitas vezes, fazer todo o processo de criação, edição e revisão. Logo, podem surgir dúvidas de como fazer isso de um modo mais simples e efetivo.
Primeiramente, para correção de gramática, você pode usar o LanguageTool (plugin), Doc, Grammarly, Microsoft Word e outros.
Já para as imagens, ilustrações e capas, o Canva é uma opção interessante. Já que possui várias funcionalidades, sendo simples de usar.
Enfim, para diagramar/formatar, pode levar um pouco mais de tempo. Atualmente você encontra algumas opções com templates prontos, como o Hubspot, Lucidpress e Growtraffic.
Como fazer um ebook em PDF ou ePub?
Agora, chegamos a hora de converter o seu conteúdo.
Uma vantagem é que existem milhares de ferramentas gratuitas. Mas, todas elas, exigem uma boa revisão posterior, para garantir que não tenha ficado nenhum erro ou distorção das imagens.
Entre as opções de conversores estão o Word, PowerPoint, Excel, Free PDF Converter, Convertio, Online-convert, toepub etc.
Quais os principais motivos para fazer um ebook?
No geral, os ebooks são feitos para:
- Atrair leads: dados gratuitamente ou trocados por uma ação (como fornecer o email), visam atrair e transformar usuários;
- Venda: quando o material é diversificado, único e mais enxuto, pode ser vendido como produto digital;
- Autores independentes: voltados para aqueles que já tem algum público e querem começar a publicação de obras mais completas.