10-filmes-sobre-lideranca
Liderança

21 de novembro de 2022

Filmes sobre liderança: conheça 10 filmes que podem inspirar sua carreira

Quem não gosta de passar a noite com um bom filme e uma pipoquinha na mão? Melhor ainda quando o filme, além de despertar emoções, também traz reflexões que inspiram. Seja no cotidiano, na vida amorosa e até no desenvolvimento profissional. 

Hoje, a gente traz 10 filmes recomendados pelos nossos sócios Virgílio e Murilo sobre liderança. Sabe aqueles filmes intensos, dramáticos, empolgantes e, ao mesmo tempo, com reviravoltas impressionantes? Então...

Mas, antes, o que faz de alguém um líder?

Não é apenas ser o mais forte, ou mais inteligente, ou mais amado, ou mais importante, ou mais legal. É ser capaz de elevar a qualidade de uma equipe a partir da ação, da comunicação e do respeito. É alguém que as pessoas seguem, pois acreditam ser melhores com a presença dele. 

Agora, vamos para o que interessa. Se liga na lista e já prepara a pipoca, porque só vem filme espetacular por aí!

INVICTUS

Escolher o primeiro filme para aparecer na lista foi difícil, porém, quando pesou a figura de Nelson Mandela e Morgan Freeman, não teve discussão. O filme Invictus, de 2009 e dirigido por Clint Eastwood, conta como Nelson Mandela, após ser liberto da prisão e eleito presidente, usou a seleção nacional de rugby para unir a população da África do Sul, que passava pelo episódio de segregação racial extrema com o Apartheid. Brancos e pretos tinham espaços separados para, praticamente, todas as atividades por conta da ideia de superioridade ocidental.

ADMIRAL YAMAMOTO

Você não achou que só teríamos filmes do Ocidente, né? Admiral Yamamoto é uma produção japonesa com direção de Izuru Narushima e lançada em 2011. O filme mostra, sob a perspectiva do líder da marinha Admiral Yamamoto, a história da invasão japonesa na base de Pearl Harbor, nos Estados Unidos. O almirante é contrário ao ataque, porém, fica sem escolha e precisa montar o plano quando o Japão se alia à Alemanha Nazista, apesar de não concordar.

O DESTINO DE UMA NAÇÃO

Ainda sobre a Segunda Guerra Mundial, o filme Destino de uma Nação (2017), de Joe Wright, também cita a Alemanha Nazista. Só que, nesse caso, o filme retrata como o recém Primeiro Ministro Inglês, Winston Churchill, recusou a aliança e optou por enfrentar Adolf Hitler. Churchill era visto com pessimismo pelos membros do próprio partido conservador, mas foi o consenso junto à oposição. Imagina, logo nos primeiros dias de cargo, sem a confiança do parlamento, declarar guerra à uma Alemanha que dominava a Europa?

O DISCURSO DO REI

Poucos anos antes na Inglaterra, o Reinado também sofreu com inseguranças retratadas no filme O Discurso do Rei, de 2011 e dirigido por Tom Hooper. O Rei George VI assumiu o trono, no momento em que o irmão Edward III renuncia para se casar com uma estadunidense. O problema? O Rei George VI era gago desde os 4 anos e não conseguia discursar. Vários tratamentos foram procurados até que a esposa e rainha Elizabeth Bowes-Lyon encontra um homem com técnicas nada convencionais para ajudar. Aliás, em uma época onde Hitler se destacava pelos discursos, Rei George VI precisava se impor pela voz.

O LOBO DE WALL STREET

Quem conseguiu se destacar pela fala e construiu um império no mercado de ações dos EUA foi Jordan Belfort, interpretado por Leonardo DiCaprio, no filme O Lobo de Wall Street (2013), de Martin Scorcese. O filme, baseado em fatos, expõe a história de um corretor de ações que, de tanto êxito nas vendas, fundou a própria corretora com pessoas sem conhecimento na área. As transações eram feitas com declarações enganosas e Jordan se envolveu com drogas ilícitas antes de ser preso. O filme não mostra, porém, o verdadeiro Jordan Belfort se tornou palestrante motivacional.

 

O PODEROSO CHEFÃO

Para manter o ar “criminoso”, nada melhor do que o clássico O Poderoso Chefão, de Francis Ford Coppola e lançado em 1972. O filme retrata a sucessão de liderança em uma máfia italiana, quando Vito Corleone (Marlon Brando) é atacado a tiros e sofre com outros problemas de saúde. Seu filho, Michael (Al Pacino), é quem se encarrega de assumir o posto para não só buscar vingança como restabelecer o poder da Máfia. Apesar de retratar muitos confrontos com cenas violentas, o filme também apresenta um lado mais humanizado desses líderes criminosos.

CAPITÃO PHILIPS

Do outro lado da moeda, como a maioria das obras estadunidenses, o filme Capitão Philips enaltece a história de um capitão de navio como herói diante da invasão somalis durante a viagem. Dirigido por Paul Greengrass e lançado em 2013, o filme é baseado em fatos e mostra como o Capitão Philips (Tom Hanks), se comporta junto aos invasores por meio de conversas e negociação a fim de salvar a própria vida e a dos tripulantes. O espetáculo já foi desmentido por alguns dos próprios envolvidos na vida real, porém, destaca o patriotismo e as ações de liderança de um Capitão. 

COACH CARTER

Chegou a hora de falar sobre liderança nos esportes  e o primeiro filme é Coach Carter (2005), de Thomas Carter. Samuel L. Jackson atua como o personagem principal no filme baseado em fatos que conta a história de um time de basquete do ensino médio com inúmeras derrotas consecutivas. Os atletas-estudantes não eram bons nem se comprometiam, inclusive com as próprias vidas, até a chegada do ex-jogador Ken Carter. O técnico, logo de cara, impõe algumas regras e se mostra preocupado com o pessoal de cada estudante. O que no começo era um problema, se tornou solução.

O HOMEM QUE MUDOU O JOGO

O filme de Bennet Miller estreou em 2011 e retrata os dilemas do treinador de um time de Baseball, Billy Beane (Brad Pitt), que coloca a culpa dos resultados negativos no elenco menos qualificado em relação às grandes franquias. O analista Peter Brand aparece para mudar o pensamento. O jovem tenta convencer o técnico a contratar jogadores sem tanta fama, mas com boas estatísticas, para formar um time consistente. A frase “é inacreditável o quanto você não sabe do jogo que tem jogado a vida toda" abre o filme e diz muito sobre aceitar novas ideias..

UM DOMINGO QUALQUER

Em 1999, Oliver Stone dirigiu um filme repleto de ótimos atores. Um Domingo Qualquer tem Al Pacino, Dennis Quaid, Cameron Diaz, Jamie Foxx, entre outros. O filme passa em um time de futebol americano que ainda não teve sucesso sob a nova direção de uma mulher e, ainda por cima, acaba de perder o Quarterback, machucado. Então, surge uma jovem promessa com temperamento explosivo e ego nas alturas, que traz resultados positivos. O restante dos jogadores não gostam muito do novato e, quando o Quarterback titular retorna, o técnico tem grandes decisões a tomar.

AGORA É AJEITAR UM LUGAR E LIGAR A TV

Acabou... Como todo filme bom, é triste acabar, porém, a continuação depende de você. Sabe de algum outro filme que retrata lideranças? Comente com a gente!

Leia mais:

Equipe FM2S

Equipe FM2S

A FM2S Educação acelera a carreira profissional de seus alunos