Sistema Pipefy: entenda como funciona
Você já ouviu falar sobre o Sistema Pipefy? Caso você seja um empreendedor ou até mesmo um colaborador que está em busca de ferramentas de gestão, conhecer o Pipefy é algo que se tornará inevitável!
Isso porque a ferramenta é uma das mais famosas no mercado no que tange gerenciamento de empresas. A plataforma é completa, robusta e agrega diversos setores. Ou seja, a gestão como um todo será mais otimizada e assertiva.
Se você quer entender um pouco melhor sobre o Pipefy, o que ele faz, custos e para quem ele foi desenhado, neste artigo você vai compreender um pouco mais sobre essa ferramenta que está há anos no mercado.
O que é o Sistema Pipefy?
Primeiramente, o que é o Sistema Pipefy? O Pipefy é uma plataforma desenvolvida para ajudar na gestão das empresas. Possui diferentes módulos que agregam em cada setor de forma muito personalizada.
O objetivo do Pipefy e de plataformas semelhantes é automatizar os processos, bem como integrar as informações.
Ou seja, é uma forma de organizar toda a sua empresa em uma única plataforma.
Como resultado disso, temos uma gestão facilitada, mais veracidade nos resultados, informações mais assertivas, economia de tempo dos colaboradores e muito mais.
Se você está pensando em gerenciar toda a sua empresa por Excel, talvez se depare com vários gargalos na gestão e segurança dos dados.
É por isso que vem se tornando cada vez mais recomendado que as empresas adotem softwares que sejam realmente desenvolvidos para gestão.
E quando falamos em gestão, estamos falando em gestão de vendas, de colaboradores, de atividades, de informações e assim por diante.
Um dos benefícios de usar o Sistema Pipefy é que os próprios colaboradores vão se beneficiar muito com isso, pois poderão utilizar a plataforma de uma maneira muito individual, ajudando na sua produtividade, no lembrete de atividades e assim por diante.
Como o Pipefy funciona
O Sistema Pipefy é uma plataforma muito completa, pois desenvolveu diferentes produtos que se complementam em uma gestão empresarial.
Sendo assim, você não necessariamente precisa adquirir todos os módulos, mas caso eles façam sentido para a sua operação, é interessante integrar o máximo de processos dentro da plataforma.
A seguir você confere quais são os módulos/produtos que você pode adquirir no Pipefy:
CRM de vendas
Quem trabalha com vendas complexas precisa ter um bom CRM, pois é nessa plataforma que você irá organizar toda a vida do lead/cliente ali, além de estruturar quais são os passos e etapas referentes àquele cliente.
Com o Sistema Pipefy CRM você poderá criar fluxos de trabalhos, unificar a jornada do cliente, captar leads, lidar com atividades de pós-venda, construir relatórios e metas, qualificar leads e muito mais.
Ou seja, com o CRM você agregará uma gestão mais assertiva no que tange leads e clientes. Funciona muito bem para pré-vendas, vendas e pós-vendas.
Recursos Humanos
Também foi desenvolvida uma plataforma de RH, que irá ajudar o time a simplificar as etapas de processo seletivo, além de possibilitar criar um onboarding para todos os colaboradores.
Também será possível automatizar as solicitações que são feitas ao departamento de recursos humanos.
Compras e financeiro
Nesse módulo será possível acompanhar todas as solicitações financeiras, bem como simplificar e automatizar a execução desses setores.
Será possível mensurar e avaliar facilmente os dados dos processos em formato de painel, colaborando para um fluxo de trabalho mais fluido.
TI
Há também a opção de agregar no setor de tecnologia de informação, pois o Sistema Pipefy tem como premissa unificar todos os dados que estão sendo trabalhados na empresa.
É possível vincular os bugs ou criar tickets, o que facilita muito o retorno do cliente.
É uma plataforma considerada low-code, ou seja, a estrutura já foi desenvolvida, mas é possível personalizá-la a depender das necessidades da empresa, mas com menos código.
Quanto custa uma licença do Pipefy?
À essa altura você já deve estar bem curioso para experimentar o Sistema Pipefy na sua empresa, não é mesmo? Mas, no final das contas, quanto que ele custa?
Primeiramente, existe uma versão gratuita para testes, então é extremamente recomendado que você avalie na prática como o sistema funciona. É claro que a versão free tem muitas limitações, mas vai te ajudar a compreender melhor a plataforma.
A versão paga depende de qual recurso você deseja adotar e, além disso, também varia de acordo com a necessidade de personalização da plataforma.
É difícil dar um valor fechado e exato de quanto ela custa, mas você mesmo pode solicitar um orçamento pelo site.
Na verdade, o Pipefy oferece demonstrações da plataforma, o que é ótimo para você entender melhor como aquilo pode te ajudar e o que faria sentido para o seu negócio. E, claro, no final você solicita o seu orçamento.
Quem usa Pipefy?
O Sistema Pipefy é ideal para qualquer tipo de empreendimento? Na verdade, o sistema é bem robusto e, no final das contas, tem um valor considerável a depender do plano.
Nem todas as empresas precisam de uma plataforma tão robusta quanto essa, mas empresas de vendas complexas, que possuem dados dispersos e coisas do gênero podem, sim, beneficiar-se muito com esse software.
A recomendação é que você faça uma demonstração com a equipe, coloque na mesa as suas expectativas e veja como o software pode te atender.
Apesar de parecer caro para muitos, se a sua operação for robusta, os pontos positivos do Sistema Pipefy compensam e valem, sim, muito a pena.
Por que trabalhar com Pipefy?
E, por fim, por que trabalhar com o Sistema Pipefy? Quais são os reais benefícios que ele vai conferir para sua empresa e colaboradores? Veja a seguir as principais vantagens:
Integração de dados
A integração de dados é fundamental para uma gestão assertiva, pois ela irá evitar que informações se percam ou que análises sejam feitas de forma inadequada.
Além disso, o fato de ter todos os dados em uma única plataforma irá economizar o tempo de todos os colaboradores.
Fluxo de trabalho
O Sistema Pipefy foi desenvolvido de uma forma muito amigável e é possível definir quais são os próximos passos, automatizar e-mails e assim por diante. Dessa forma, o fluxo de trabalho fica muito mais fluido.
Além de o trabalho dos colaboradores se tornar mais fácil e visual, ajuda a evitar retrabalho e agiliza processos.
Automação de processos
É possível automatizar diversos processos que, anteriormente, eram feitos de forma manual. Isso não somente economiza um grande tempo, mas, também, reduz consideravelmente a possibilidade de erros.
Transparência de informações
As informações, tanto internas quanto de clientes, ficam muito mais transparentes e isso é excelente para a operação como um todo.
Agilidade
Como você já deve presumir, um dos benefícios do Pipefy é justamente agregar mais agilidade para os processos da empresa.
Lucratividade
A somatória de todos esses benefícios – que são apenas alguns dos vários que o Pipefy oferece – promove maior lucratividade da empresa.
E isso não acontece somente pela economia de tempo, mas por ter toda uma operação estruturada, possibilitando encontrar oportunidades com mais facilidade.
O Sistema Pipefy, quando bem aproveitado, traz muitos benefícios para a gestão de uma empresa. Não deixe de explorar melhor essa solução tecnológica para saber se ela agrega ou não em seu negócio.