A Microsoft Corporation é uma empresa de tecnologia americana sediada em Redmond, Washington, que apoia a invenção, fabricação e licenciamento de bens e serviços relacionados à computação.
Foi registrada no Novo México em 1976, após ser formada no ano anterior por dois amigos de infância.
Veja como a Microsoft foi fundada e um breve resumo da história da empresa.
História da Microsoft
O início
Antes de Paul Allen e Bill Gates co-fundaram a Microsoft, eles eram ávidos geeks de computador em uma época em que o acesso a computadores era difícil de encontrar.
Allen e Gates até faltaram às aulas do ensino médio para viver e respirar na sala de computadores da escola. Eventualmente, eles hackearam o computador da escola e foram pegos, mas em vez de serem expulsos, eles receberam tempo ilimitado de computador em troca de ajudar a melhorar o desempenho do computador da escola.
Com a ajuda do sócio Paul Gilbert, Gates e Allen administraram sua própria pequena empresa, a Traf-O-Data, enquanto estavam no ensino médio e venderam um computador para a cidade de Seattle para contagem de tráfego da cidade.
Bill Gates, abandono de Harvard
Em 1973, Gates deixou Seattle para cursar a Universidade Harvard como um pré-estudante de direito. No entanto, o primeiro amor de Gates nunca o deixou, pois ele passou a maior parte do tempo no centro de computação de Harvard, onde continuou aprimorando suas habilidades de programação. Logo Allen se mudou para Boston também, trabalhando como programador e pressionando Gates a deixar Harvard para que pudessem trabalhar juntos em tempo integral em seus projetos. Gates não tinha certeza do que fazer, mas o destino interveio.
O Nascimento da Microsoft
Em janeiro de 1975, Allen leu um artigo na revista Popular Electronics sobre o microcomputador Altair 8800 e o mostrou a Gates. Gates ligou para a MITS, fabricante do Altair, e ofereceu seus serviços e os de Allen para escrever uma versão da nova linguagem de programação BASIC para o Altair.
Após oito semanas, Allen e Gates demonstraram seu programa para a MITS, que concordou em distribuir e comercializar o produto sob o nome Altair BASIC. O acordo inspirou Gates e Allen a formarem sua própria empresa de software. Assim, a Microsoft foi iniciada em 4 de abril de 1975 em Albuquerque, Novo México — a casa da MITS — com Gates como o primeiro CEO.
Para onde a Microsoft pode chegar a partir daqui?
A reputação da Microsoft por sua relutância em abraçar mudanças é bem merecida, mas a empresa parece estar avançando com um renovado senso de propósito sob o olhar atento de Nadella. Para onde a Microsoft poderia ir a partir daqui?
1. Maior integração entre GitHub e Azure
A Microsoft finalmente percebeu que a nuvem é onde a batalha pelo domínio será travada. Como tal, é inevitável que a Microsoft aproveite sua aquisição do GitHub para atacar os serviços Amazon Web Services e Google Cloud agressivamente.
2. Ênfase renovada na pesquisa por voz
A Microsoft nunca teve muita sorte com seu negócio de busca, mas a empresa está jogando o jogo longo com tecnologias emergentes, como busca por voz. É provável que vejamos investimento contínuo em voz da Microsoft de uma perspectiva técnica (ou seja, mais melhorias/desenvolvimento da Cortana), bem como mais aquisições potenciais de empresas emergentes no espaço de voz.
3. Defesa vigorosa do seu negócio empresarial
O software da Microsoft pode ser impopular com a maioria dos consumidores, mas a empresa mantém um controle de ferro sobre a empresa graças ao domínio do Office. Embora a Microsoft provavelmente amplie seus horizontes nos próximos anos, ela terá que trabalhar duro para manter seu domínio sobre a empresa, especialmente à luz da competição agressiva de startups como a Box.
Ficou interessado no assunto? Explore também o curso gratuito de Fundamentos da Gestão e Liderança da FM2S! Uma oportunidade imperdível para adquirir uma visão completa sobre as competências essenciais de um líder.
Explore tópicos cruciais como conceitos de liderança e gestão, práticas eficazes, contexto histórico da liderança e temas atuais como ESG, diversidade e inclusão, e governança corporativa. Entenda como a liderança servidora se integra nas organizações modernas, promovendo um ambiente onde todos são valorizados e ouvidos.
Ideal para aspirantes a cargos de liderança, este curso equipa você com o conhecimento necessário para gerir processos e projetos, e ensina a liderar com empatia, integridade e um compromisso genuíno com o desenvolvimento da equipe.
Não perca essa chance de transformar sua carreira!
Além disso, para aqueles interessados em aprofundar ainda mais suas habilidades analíticas e operacionais, a integração de conceitos de Black Belt e Green Belt pode ser explorada, aplicando técnicas de Lean Six Sigma para otimizar os processos de análise de dados e gestão.
3 lições que podemos aprender com a Microsoft
O mundo é um lugar muito diferente do que era quando Gates e Allen fundaram a Microsoft em 1975, mas ainda há muitas lições valiosas a serem aprendidas na jornada da Microsoft.
1. Participação de mercado é igual a longevidade
A Microsoft nunca quis ser a melhor empresa de software — apenas a maior. A busca incansável da empresa por participação de mercado deu à empresa a influência e os recursos necessários para enfrentar as várias tempestades dos anos 90 e 2000.
Sem esse domínio inicial do mercado, a empresa talvez não tivesse sobrevivido a tantos erros.
Pense no seu produto e no lugar dele no seu setor e responda às seguintes perguntas:
- Como você está construindo — e protegendo — sua fatia de mercado? Você é o único player real em seu espaço? Se não, como você está diferenciando seu produto?
- A Microsoft alavancou habilmente suas parcerias iniciais com a IBM para não apenas criar uma base forte em um mercado emergente, mas para permitir que ela licenciasse seu software para outras empresas. Essa mudança foi essencial para o crescimento inicial da empresa. Como você pode forjar relacionamentos semelhantes com outras empresas em seu espaço?
- Sua estratégia de desenvolvimento de produto está focada em crescimento de longo prazo ou ganhos de curto prazo? Em outras palavras, você está perdendo oportunidades maiores de crescimento em favor de garantir vitórias menores?
2. Conheça seu comprador
Apesar de sua ampla adoção e impressionante penetração de mercado, os produtos da Microsoft nunca foram particularmente populares entre os consumidores. A empresa, no entanto, sempre conheceu intimamente seu comprador ideal — gerentes, não usuários finais. Esse conhecimento é essencial, especialmente para empresas que operam em mercados altamente competitivos.
Analise seus dados de usuários e projeções de crescimento e pense no seguinte:
- Se você é principalmente uma empresa B2B, você está comercializando seu produto para usuários finais individuais ou está mirando compradores? Qual é a lógica por trás de como você está mirando usuários em potencial e isso poderia ser melhorado?
- Seja honesto — você aumentaria a adoção se seu produto fosse melhor? Se sim, por que você não investiu nessas melhorias? Qual é o maior passo que você poderia dar para melhorar seu produto e adoção?
- Seus usuários realmente amam seu produto ou eles só precisam dele? Em outras palavras, você está contando com a exclusividade do seu produto ou serviço para crescer ou está cultivando embaixadores leais da marca ao focar no potencial do seu produto?
3. Adaptar-se a mudanças fundamentais em um mercado é muito difícil
Pode ser muito difícil até mesmo para empresas jovens mudarem e se adaptarem a mudanças fundamentais em um mercado. A devoção servil da Microsoft ao modelo de software em caixa quase matou a empresa.
Mudar o foco com sucesso em um mercado em mudança requer uma compreensão profunda não apenas de seus principais pontos fortes, mas também de suas fraquezas mais vulneráveis.
A Microsoft efetivamente criou, e então dominou, um mercado totalmente novo ao antecipar habilmente mudanças maiores no mercado nascente de computação doméstica. O que a Microsoft falhou em fazer, no entanto, foi responder de forma oportuna a mudanças claramente evidentes em como as pessoas compravam e usavam software e se adaptavam de acordo.
4. Considere onde seu produto “vive” em seu setor e responda às seguintes perguntas:
- Qual é a maior ameaça à estabilidade e ao crescimento futuro do seu produto e/ou empresa, e como você está se preparando para mitigar essa ameaça?
- Pense na sua empresa, no seu produto e no seu modelo de negócio. Se você tivesse que pivotar ou ajustar sua estratégia de crescimento para compensar ameaças emergentes ao seu modelo atual, como seria isso? Seria uma transição relativamente fácil ou, como a Microsoft, você teria que reformular fundamentalmente sua empresa e sua cultura para sobreviver a essa transição?
- O tamanho, a receita e a penetração de mercado da Microsoft eram todos vistos como positivos — até que a empresa teve que repensar toda a sua filosofia e missão para responder a um mercado em rápida mudança. Quais “pontos fortes” sua empresa possui que poderiam, na verdade, ser passivos se você tivesse que mudar de direção?
Janelas para o mundo
A Microsoft pode não ter o tipo de reputação que empresas mais novas como Google e Facebook desfrutam. No entanto, ela ocupa um lugar verdadeiramente único na história da tecnologia da computação. Sem a Microsoft, o mundo teria uma aparência, um sentimento e um funcionamento muito diferentes do que é hoje — e o impulso incansável de Bill Gates para ter sucesso foi uma força motriz por trás do incrível crescimento e longevidade de sua empresa.
Sob a liderança vigilante de Satya Nadella, a Microsoft emergiu de um dos seus períodos mais desafiadores para finalmente se tornar a empresa de tecnologia do século 21 que sempre prometeu ser. O futuro da empresa está longe de ser garantido, no entanto, e Nadella terá que continuar desafiando sua empresa a fazer melhor e ser melhor se sua empresa quiser ter sucesso.
Na Microsoft de Satya Nadella, parece que a qualidade pode finalmente ser mais importante que a quantidade.
História dos produtos Microsoft
Sistemas Operacionais Microsoft
Um sistema operacional é um software fundamental que permite que um computador opere. Como uma empresa recém-formada, o primeiro produto de sistema operacional da Microsoft a ser lançado publicamente foi uma versão do Unix chamada Xenix, lançada em 1980. O Xenix foi usado mais tarde como base para o primeiro processador de texto da Microsoft, o Multi-Tool Word, um predecessor do Microsoft Word.
O primeiro sistema operacional de grande sucesso da Microsoft foi o MS-DOS (Microsoft Disk Operating System ), que foi escrito para a IBM em 1981 e baseado no QDOS (Quick and Dirty Operating System) do programador de computador Tim Paterson. No acordo do século, Gates licenciou o MS-DOS para a IBM, mas manteve os direitos do software. Como resultado, Gates fez uma fortuna para a Microsoft, que havia se tornado uma grande fornecedora de software.
Microsoft Mouse
O mouse da Microsoft foi lançado em 2 de maio de 1983.
Windows
Também em 1983, a maior conquista da Microsoft foi lançada. O sistema operacional Microsoft Windows tinha uma nova interface gráfica de usuário e um ambiente multitarefa para computadores IBM. Em 1986, a empresa abriu o capital. O sucesso fez com que Gates se tornasse bilionário aos 31 anos.
Microsoft Office
1989 marcou o lançamento do Microsoft Office, um pacote de software que, como o nome descreve, é uma coleção de programas para uso em um escritório. Ainda usado hoje, ele inclui um processador de texto, planilha, programa de e-mail, software de apresentação de negócios e muito mais.
Internet Explorer
Em agosto de 1995, a Microsoft lançou o Windows 95. Isso incluía tecnologias para conexão à Internet, como suporte integrado para rede discada, TCP/IP (Transmission Control Protocol/Internet Protocol) e o navegador Internet Explorer 1.0.
Xbox
Em 2001, a Microsoft introduziu sua primeira unidade de jogos, o sistema Xbox. O Xbox enfrentou forte concorrência do PlayStation da Sony e, eventualmente, a Microsoft descontinuou o Xbox original em favor de versões posteriores. Em 2005, a Microsoft lançou o console de jogos Xbox 360, que foi um sucesso.
Microsoft Surface
Em 2012, a Microsoft fez sua primeira incursão no mercado de hardware de computação com o anúncio dos tablets Surface que rodavam Windows RT e Windows 8 Pro.