O turnover, ou seja, a rotatividade de pessoal, é um fato da vida e, é claro, sempre haverá momentos em que as organizações perdem pessoas. No entanto, ainda pode ser difícil quando você perde pessoas nas quais confia, não apenas para você como gerente, mas também para o resto de sua equipe.
Se você está se iniciando na carreira de liderança, não pode deixar de verificar o curso de Formação para Primeira Liderança e, assim, superar crises como as desse tipo.
O que é turnover?
O turnover é a taxa na qual as pessoas deixam sua organização. Pesquisas mostram que alguns setores, como hospitalidade e finanças, têm uma taxa de turnover maior do que outros - seguros e serviços públicos, por exemplo. Esse problema na retenção de talentos aumentou durante a pandemia de coronavírus, que abalou todo o mercado de trabalho e acarretou muitas demissões em diversos setores.
Além disso, estatísticas compiladas pelo LinkedIn revelam que a "troca de emprego" deliberada - frequentemente passando de um emprego para outro - também está aumentando, principalmente entre pessoas que trabalham na mídia, serviços profissionais, governo, educação e setor sem fins lucrativos.
Os trabalhadores mais jovens também têm maior probabilidade de conseguir emprego, com quase metade dos empregadores participantes esperavam que os recém-formados não permanecessem com eles por mais de dois anos.
Um dos principais impulsionadores do aumento da procura de emprego entre os jovens é que eles geralmente são mais interessados do que as gerações anteriores em explorar o mercado de trabalho e não têm medo de começar de novo para encontrar a carreira certa. Além disso, pessoas de todas as idades também se tornaram menos propensas a manter um emprego por causa do dinheiro, e estão mais dispostas a mudar de emprego para encontrar uma carreira mais sincronizada com o que realmente importa para eles.
Quais são os tipos de turnover?
Existem vários tipos de turnover, e é importante diferenciá-los para saber como se portar diante deste índice. Os tipos são:
Voluntário:
É quando o funcionário decide deixar a empresa, pedindo demissão por motivos profissionais ou pessoais;
Involuntário:
Quando a empresa demite o funcionário, geralmente por motivos como falta de habilidades, baixo desempenho, reestruturação organizacional etc;
Funcional:
Quando a empresa demite o funcionário por conta de mudanças na demanda de mercado, na estrutura organizacional ou nas tecnologias;
Rotativo:
Nesse caso, os funcionários são contratados por um período específico ou para um projeto em particular, sendo liberados após seu término.
Interno:
Quando o funcionário é transferido para outra posição dentro da mesma empresa;
Externo:
Quando uma vaga em aberto é preenchida por um novo funcionário, não por alguém que já trabalha da empresa.
O que significa alto turnover?
Alto turnover significa que a taxa de rotatividade de funcionários é acima da média para uma determinada empresa ou setor. É comum que empresas de diferentes setores ou regiões tenham taxas de turnover diferentes, devido a uma variedade de fatores.
No entanto, um alto turnover pode ser um sinal de problemas dentro da empresa, como falta de oportunidades de desenvolvimento profissional, ambiente de trabalho tóxico, falta de suporte da gerência, baixos salários ou falta de benefícios adequados.
Dessa forma, as empresas devem monitorar de perto sua taxa de turnover e identificar as causas subjacentes para poder desenvolver e implementar estratégias para reduzir o turnover e reter seus talentos.
Como calcular o turnover da minha empresa?
Para calcular o turnover (ou índice de rotatividade) da sua empresa, você pode seguir os seguintes passos:
- Defina o período de tempo para o qual deseja calcular o turnover. Por exemplo, um mês, um trimestre ou um ano.
- Calcule o número de funcionários que deixaram a empresa durante o período definido.
- Divida o número de funcionários que deixaram a empresa pelo número total de funcionários da empresa durante o mesmo período.
- Multiplique o resultado por 100 para obter o percentual de turnover.
A fórmula seria:
(Número de funcionários que deixaram a empresa ÷ Número total de funcionários) x 100 = Turnover
Por exemplo, se a sua empresa tinha 100 funcionários e 10 deles deixaram a empresa durante o último trimestre, o cálculo seria:
(10 ÷ 100) x 100 = 10%
Portanto, o turnover da empresa seria de 10% no último trimestre.
Quais são os principais motivos para a ocorrência de turnover?
- Má administração;
- Má adaptação cultural;
- Falta de desafio;
- Desequilíbrio entre vida profissional e pessoal;
- Poucas oportunidades de desenvolvimento;
- Valor do pagamento baixo;
- Falta de reconhecimento.
Seja qual for o motivo, não há dúvida de que o turnover pode ser perturbador para você, sua equipe e seus clientes. Mas, por outro lado, o turnover recorrente pode ter resultados positivos se os demais membros da equipe receberem o suporte adequado. Para tanto, pode-se proporcionar oportunidades de assumir responsabilidades ou papéis novos e diferentes, de aprender novas habilidades e desenvolver seus conhecimentos.
Quais são as consequências do alto turnover para a empresa?
O alto turnover (ou índice de rotatividade) pode trazer diversas consequências negativas para a empresa, tais como:
- Custo: O processo de demissão, contratação e treinamento de novos funcionários pode ser caro, impactando diretamente nos custos da empresa.
- Produtividade: A rotatividade constante pode prejudicar a produtividade da empresa, já que novos funcionários podem demorar a se adaptar ao ambiente de trabalho e às tarefas a serem realizadas.
- Qualidade: A alta rotatividade também pode afetar a qualidade dos produtos e serviços oferecidos pela empresa, já que novos funcionários podem não ter a mesma experiência e conhecimento dos antigos.
- Clima organizacional: A rotatividade constante pode gerar um clima de incerteza e instabilidade entre os funcionários, afetando a motivação e engajamento dos colaboradores.
- Imagem da empresa: O alto turnover pode impactar a reputação da empresa perante os funcionários, clientes e mercado em geral, gerando desconfiança e insegurança.
Portanto, é importante que as empresas monitorem o seu índice de rotatividade e implementem estratégias para reduzi-lo, a fim de garantir sua a saúde financeira e a estabilidade.
Seis dicas para sobreviver ao turnover
As seis dicas a seguir podem ajudá-lo a apoiar e gerenciar sua equipe de forma eficaz em momentos de turnover.
1. Mantenha o espírito da equipe
As pessoas podem facilmente perder seu senso de pertencimento quando as equipes começam a mudar, sejam colegas saindo ou ingressando. Amizades e redes profissionais podem quebrar, e isso pode fazer as pessoas se sentirem isoladas.
Solucione isso construindo relacionamentos e usando exercícios de formação de equipes para uni-la. Seja franco e honesto, ajude os membros a encontrar um terreno comum entre si e solidifique esses relacionamentos organizando atividades em equipe ou reuniões após o trabalho. E lembre-se, como gerente, você também é um modelo, portanto, conduza pelo exemplo. Tente permanecer positivo, mesmo em tempos difíceis, e mostre seu compromisso com a sua organização demonstrando lealdade e bom humor.
2. Mantenha uma política de "porta aberta"
Quando houver incerteza em sua equipe, é importante verificar como todos estão regularmente. Tenha uma conversa sincera com eles e informe-os de que são livres para fazer perguntas, "desabafar" e expressar qualquer preocupação durante essas reuniões.
Ouça com empatia essas preocupações e responda a problemas e sugestões em tempo hábil. Mesmo que você não consiga acomodar todas as solicitações, mostrar que está disposto a resolver esses problemas ajudará a demonstrar que você valoriza os membros da sua equipe e aumenta a confiança deles em você.
Essas reuniões também podem dar a você a oportunidade de perguntar às pessoas por que elas acham que outras pessoas decidiram deixar a equipe. Pode ser que a agitação esteja sendo causada por problemas dos quais você não tem conhecimento, como comportamento negativo ou muita burocracia. Use a Teoria de Higiene da Motivação e Herzberg para chegar à raiz de tais questões.
3. Ajude as pessoas a se adaptarem
Se uma equipe está em constante fluxo, seu trabalho diário pode ser interrompido. Depois que alguém sai, pode haver perguntas sobre quem é responsável pelo que etc. Essa falta de direção provavelmente será inquietante; portanto, ajude as pessoas a se adaptarem, reatribuindo tarefas e funções de maneira rápida e clara. Defina uma visão do futuro para sua equipe e esclareça as funções das pessoas usando ferramentas como Gerenciamento por Objetivos e KPIs.
Se você acha que alguém está com dificuldades, pode ser necessário intervir para ajudar a evitar o desgaste. Ajude-o a priorizar suas tarefas de maneira eficaz e revise sua carga de trabalho para verificar se você pode racionalizar alguma de suas tarefas ou responsabilidades. Não se esqueça de recompensar sua equipe ocasionalmente também, para manter o moral elevado e os níveis de estresse baixos.
4. Pratique o controle de danos
Esforce-se para que ninguém mais deixe a equipe, proporcionando incentivos e motivações à equipe, encorajando que fiquem. Portanto, busque saber o que se gostariam de sair de suas carreiras e pense em como você pode ajudar a alcançar suas aspirações. Trabalhe com eles para identificar seus pontos fortes e, se possível, redefinir seus papéis para que eles se alinhem mais estreitamente aos seus objetivos de carreira.
Se alguém quiser assumir mais responsabilidades, você pode dar-lhe tarefas a partir da carga de trabalho das pessoas que já foram embora. Veja se existem projetos ou cursos de treinamento relevantes nos quais ele possa estar interessado e que ajude a acelerar seu desenvolvimento.
Havendo mudança de papéis, verifique se estão todos equipados com as habilidades e os recursos necessários para gerenciar com confiança sua nova carga de trabalho. Programe reuniões de transferência para que o conhecimento seja transmitido quando as pessoas saírem e invista em treinamento e desenvolvimento para cobrir eventuais lacunas de habilidades. Confira como melhorar Reuniões de Planejamento Diário (RPD).
5. Manter a qualidade
Um rápido turnover pode atrapalhar a qualidade do trabalho de sua equipe e por isso você pode achar que seus níveis de serviço caem ou leads valiosos e contatos importantes são perdidos enquanto um novo membro da equipe se familiariza com sua função, especialmente se essas informações não forem registradas corretamente. Os clientes podem ficar frustrados com essa falta de consistência e sua reputação pode sofrer como resultado.
Resolva esses problemas concentrando-se na manutenção da qualidade. Faça com que os funcionários que saem registrem informações importantes, como notas detalhadas sobre a entrega, informações de contato e logins, antes de saírem. Também pode ser útil fazer com que anotem pontos de aprendizado de projetos anteriores, para que não sejam perdidos conhecimentos importantes. Você deve se preparar para qualquer partida adicional, treinando os membros de sua equipe adequadamente.
6. Reconhecer conquistas
Os membros da equipe geralmente realizam trabalhos extras quando o turnover é alto, seja para treinar novos funcionários ou para selecionar projetos semiacabados. Lembre-se de reconhecer seus esforços e elogiar, pois, assim, há maior propensão a "ir além" quando se sentem apreciados e respeitados.
Reconheça iniciativas e comemore sucessos quando um objetivo importante for alcançado ou um prazo atingido pela equipe. Use as reuniões da equipe para destacar exemplos de ótimos trabalhos e seu impacto nos negócios. As pessoas provavelmente vão se comprometer mais se souberem que sua contribuição está fazendo a diferença.
E lembre-se, às vezes, um simples "obrigado" é tudo o que é necessário para aumentar o moral da equipe; portanto, incentive as pessoas a demonstrar apreço umas pelas outras. Isso ajudará a incentivar a positividade e fortalecer os laços da equipe.
Pra se sair bem de situações tão delicadas como as de turnover, esse curso vai te ajudar muito:
Curso de Gestão de Equipes: Fundamentos
Aplique isso à sua vida
É fácil esquecer suas próprias necessidades quando você está tentando apoiar os outros, mas é importante cuidar de si também.
Conte com um colega em quem você confia ou encontre um mentor com quem se sinta à vontade para conversar sobre as mudanças que estão acontecendo em sua equipe. Como alternativa, anote seus pensamentos e emoções em um diário. Assim, isso pode ajudá-lo a organizar seus pensamentos e entender melhor a situação.