Ser competente: todos nós aspiramos a isso. Mas sabemos realmente o que a noção de competência engloba?
Uma competência está restrita ao mundo do trabalho? Está apenas ligada a uma aprendizagem? Existem diferentes tipos de competências? Aqui estão algumas respostas. Continue lendo para descobrir!
O que é competência?
A competência é uma combinação de habilidades que permitem que a pessoa cumpra suas obrigações em determinada situação. Ela pode ser individual ou grupal e abrange as habilidades técnicas necessárias para o desenvolvimento de uma atividade ou processo.
Ser competente é possuir os conhecimentos certos, mas é também, acima de tudo, adotar as atitudes certas e pôr em prática as aptidões necessárias de acordo com as situações.
A competência resulta de uma combinação de conhecimentos, know-how e ações para agir de forma adequada, face a uma determinada situação profissional.
Uma competência é uma ampla coleção de habilidades e conhecimentos relacionados que permitem que uma pessoa tenha um desempenho eficaz em um trabalho ou situação.
No mundo dos negócios, as competências são necessárias aos indivíduos para desempenhar com sucesso as funções de trabalho.
Quais são as competências mais buscadas por empresas?
Cada setor, área e função tem seu conjunto de competências essenciais próprias, mas há algumas que a maioria das empresas e organizações busca. São elas:
- Capacidade de resolução de problemas;
- Boas habilidades de comunicação;
- Liderança;
- Flexibilidade;
- Familiaridade com ferramentas digitais;
- Ética e integridade;
- Organização;
- Criatividade.
Qual é a diferença entre competência e habilidade?
Os termos habilidades e competências são frequentemente usados de forma intercambiável, no entanto, eles não são sinônimos. As habilidades tendem a ser mais específicas e mais facilmente definidas e descritas.
As competências, por outro lado, são muito mais amplas, pois incluem não apenas conjuntos de habilidades, mas também conhecimentos e habilidades.
Uma grande diferença entre habilidades e competências é a do escopo. As competências são muito mais amplas do que as habilidades. As habilidades são específicas de uma tarefa, enquanto as competências incorporam um conjunto de habilidades e conhecimentos.
Além disso, aprender uma nova habilidade é normalmente mais rápido do que aprender uma competência.
Você pode aprender uma habilidade em uma aula de treinamento relativamente curta, no entanto, uma pessoa desenvolve competências ao longo do tempo através da prática e da experiência.
Como a competência é avaliada?
Avaliar as capacidades de uma pessoa é uma pedra angular de qualquer processo de revisão de desempenho, mas medi-las em relação às necessidades e requisitos específicos de sua função transforma esse componente de avaliação em uma prática mensurável chamada avaliação de competência.
Uma avaliação de competência é a avaliação das capacidades de alguém em relação aos requisitos de seu trabalho. Esses requisitos são definidos em um modelo de competência.
Para serem valiosos, os modelos de avaliação de competência devem conter apenas tarefas e habilidades que são críticas para o sucesso na função, não todas as atividades que realizam em seu trabalho.
Em outras palavras, uma avaliação de competência mede como (comportamentos) alguém faz o quê (tarefa ou habilidade).
O nível de proficiência selecionado pelo indivíduo é então comparado com o nível alvo, definindo lacunas de proficiência ou habilidade para cada tarefa e habilidade.
Uma avaliação de competência também pode ser usada por indivíduos para avaliar sua prontidão para outras funções. Para que uma avaliação de competência seja bem-sucedida, ela precisa ter três elementos-chave:
- Um modelo de competência baseado em funções para avaliar os indivíduos;
- Um sistema de avaliação de competência que facilitará o dimensionamento, a privacidade e a análise de capacidade do processo;
- Um plano de aprendizado personalizado para criar e promover planos de ação individuais de requalificação e capacitação.
É possível implementar uma avaliação de competência com apenas um dos dois primeiros elementos, mas ter todos os três em vigor antes de prosseguir produzirá os melhores resultados.
Demonstre sua competência
Existem diversas formas para demonstrar sua competência, uma delas é a partir dos seus conhecimentos e capacitações. Não existe um limite para seu conhecimento, com a FM2S você pode ser cada vez mais capacitado para o mercado de trabalho.
Conheça tudo que a FM2S tem a oferecer para sua carreira.
Quais são as principais categorias de competência?
As competências se enquadram em quatro categorias principais: Essenciais, Multifuncional, Funcional e Comportamentais. Todas são importantes, mas há uma hierarquia.
Competências Essenciais
As competências essenciais estão no topo da hierarquia e são consideradas obrigatórias. Elas se alinham e são centrais para a capacidade de uma pessoa de alcançar seu objetivo.
Elas incluem coisas como habilidades de tomada de decisão, eficácia em equipe, confiabilidade individual, motivação e compromisso com a tarefa, adaptabilidade e flexibilidade, demonstração das habilidades necessárias para resolver problemas complexos, integridade individual, habilidades superiores de comunicação escrita e verbal, iniciativa e coragem - ou seja, a demonstração de perseverança necessária para alcançar um objetivo desejado.
Competências Multifuncionais
Competências multifuncionais são úteis em uma ampla matriz de situações. Competências multifuncionais incluem perspicácia, habilidades demonstráveis, conscientização e habilidades de pesquisa aprimoradas, entre muitas outras.
Alguns exemplos de competências multifuncionais incluem:
- Habilidades de informática: usar aplicativos e programas relevantes para o setor para realizar tarefas diárias, como enviar e-mails para colegas;
- Liderança: influenciar uma equipe e orientá-la para alcançar objetivos;
- Resolução de conflitos: ajudar duas ou mais partes a chegar a um acordo após uma disputa;
- Gerenciamento de projetos: aplicar suas habilidades, conhecimentos, técnicas e ferramentas para entregar valor.
Competências Funcionais ou Técnicas
Competências funcionais, às vezes chamadas de competências técnicas, definem as habilidades que um determinado campo ou posição exigem diariamente.
Elas são específicas do trabalho e relativamente fáceis de identificar em termos dos elementos de sucesso que exigem.
Estas são suas principais habilidades, as coisas que você sabe fazer. Elas podem ser específicas para um determinado setor ou função de trabalho, ou podem ser apenas habilidades gerais, como resolução de problemas ou comunicação.
Essas competências definem comportamentos que se concentram no que é preciso para fornecer visão, definir estratégia, agir com integridade e ajudar a apoiar os outros a definir e alcançar seus objetivos.
Competências Comportamentais
Competências comportamentais são as capacidades cognitivas, emocionais e sociais que a pessoa possui.
Elas também referem-se ao conhecimento, habilidades, atitudes e comportamentos que podem ajudar a concluir tarefas de forma eficaz de forma independente ou colaborativa.
Elas são quaisquer ações, atitudes ou atributos de caráter que podem avaliar a probabilidade de um candidato ter sucesso na posição para a qual está se candidatando.
Essas competências também podem incluir informações, habilidades e comportamentos que podem diferenciar um candidato do resto.
Como classificar competências?
Há vários modelos de classificação de competências, mas um deles baseia-se em dividir as competências em três grupos: Técnicas (Hard Skills), Comportamentais (Soft Skills) e Conceituais.
Competências Técnicas (Hard Skills)
Os hard skills são atividades mais fáceis de serem quantificadas, adquiridas em educação formal. São as técnicas e teorias necessárias para atuar na operação de máquinas ou para saber falar e escrever em uma língua estrangeira, por exemplo.
Competências Comportamentais (Soft Skills)
Os soft skills são mais difíceis de serem quantificados, uma vez que se referem às atividades interpessoais e intrapessoais, as habilidades que influenciam como você se relaciona com outras pessoas. Alguns exemplos: comunicação, trabalho em equipe, gestão de conflitos etc.
Competências Conceituais
Relacionada às habilidades múltiplas necessárias para a tomada de decisões, para a inovação, para organizar projetos ou empresas - basicamente, tarefas complexas.
Como as competências são desenvolvidas?
Desenvolver competência envolve identificar as habilidades, talentos, características e conhecimentos que você precisa para realizar seu trabalho de forma eficaz e treinar ou praticar para melhorá-los.
Dedicar tempo para melhorar a competência ajuda você a melhorar seu desempenho no trabalho, permitindo que você avance em sua carreira.
Aprender a construir competência ajuda você a melhorar a produtividade e avançar em sua carreira. O aprendizado e o treinamento são maneiras importantes de desenvolver uma competência.
As 3 fases do desenvolvimento de competências
As competências são desenvolvidas ao longo da vida num processo de aprendizagem, que pode ser descrito através de três fases:
- Aprendizagem social, que inclui atividades como a transmissão de conhecimentos, a observação e imitação.
- O estágio da aquisição, que corresponde à aquisição dos conhecimentos e habilidades necessárias para realizar uma tarefa ou função.
- A fase da internalização, em que o indivíduo adquire os conhecimentos e as habilidades necessárias para executar uma tarefa ou função sem necessitar da sua supervisão.
As competências podem ser desenvolvidas de forma individual, como quando as pessoas estão tentando aprender uma habilidade específica.
Mas também podem ser desenvolvidas em grupo, como nas aulas de um curso ou em outras ocasiões em que as pessoas estão fazendo alguma coisa juntas.
Por fim, as competências podem ser desenvolvidas por meio da observação e prática, mas também por meio da influência de outras pessoas e do ambiente onde você se encontra.